Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Muito se fala sobre as patologias de quadril. Apesar disso, hoje quero mudar um pouco o foco e falar sobre o tratamento de lesões de quadril comuns.

É fato que precisamos aprender quais são as origens e como realizar o tratamento de lesões de quadril, pois só assim conseguimos ajudar o paciente a retomar suas atividades normais e a prática esportiva.

O meu foco está nessa parte de prática esportiva porque, como você logo verá, a maioria dessas lesões é mais comum em atletas. Por isso, continue lendo para descobrir como realizar o tratamento das principais lesões de quadril!

O impacto femoroacetabular

Esse é um problema muito comum entre as lesões de quadril. O impacto femoroacetabular acontece quando existe algum tipo de crescimento ósseo que leva a um excesso de contato entre o fêmur e o acetábulo. Nem todas as suas causas e origens são conhecidas, mas estima-se que a mecânica errada de movimento seja uma das principais culpadas.

Nesse quadro, geralmente existe uma projeção óssea no colo do fêmur ou na borda do acetábulo. É por causa dela que as duas estruturas passam a sofrer impacto durante os movimentos diários.

Se o seu paciente for um praticante de esportes, é provável que o dano seja aumentado e ele perceba a patologia mais rápido. Durante as atividades físicas, o corpo é exposto a impacto muito maior do que está acostumado. Assim, o quadril precisa de uma boa mecânica de movimento para conseguir distribuir e dissipar as forças geradas durante a prática.

Tipos de lesão de quadril por impacto femoroacetabular

Existem três tipos de lesões de quadril causadas por impacto femoroacetabular:

  • CAM: acontece com o crescimento ósseo no colo ou na cabeça do fêmur; causa impacto principalmente durante os movimentos de flexão, adução e rotação interna de quadril;
  • Pincer: é o crescimento anormal na borda do acetábulo;
  • Misto: é uma mistura em variados graus dos dois tipos de lesões;

As lesões no quadril do tipo CAM são mais comuns em homens, enquanto as lesões do tipo Pincer acontecem mais em mulheres. Apesar disso, a lesão que realmente é mais comum na população geral são as de tipo misto.

Para realizar o tratamento de lesões de quadril adequado, é preciso primeiramente realizar uma boa análise do quadro do paciente. Dependendo da idade da lesão, o paciente pode ter sofrido danos estruturais profundos no quadril.

Infelizmente, só é possível perceber isso através de uma boa avaliação física e exames de imagem. Após confirmar que o tratamento conservador é a melhor opção, podemos começar com a fisioterapia para reabilitação do quadril e outras modalidades.

Tratamento de lesões de quadril para Impacto Femoroacetabular

No início do tratamento, precisaremos reduzir a amplitude dos movimentos de quadril. Por isso, o aluno precisa evitar movimentos que aumentem o impacto das estruturas ósseas – pelo menos até que esteja com a articulação mais estável. Isso significa evitar agachamentos mais profundos e muita rotação interna de quadril.

O objetivo dos exercícios enquanto tratamento de lesões de quadril é conseguir recuperar a flexibilidade e a mobilidade física do quadril. Para isso, precisaremos avaliar e trabalhar com as musculaturas que estão tensionadas e encurtadas.

A Síndrome do Piriforme

A síndrome do piriforme é uma lesão de quadril que ocorre quando existe espasmo ou contração excessiva do músculo. Como resultado, o piriforme também comprime parte do nervo ciático, causando dor e dormência ao longo do seu trajeto.

As causas desse tipo de lesão variam. É possível que a síndrome aconteça por variações anatômicas que fazem o ciático atravessar o piriforme ao invés de passar por baixo dele. A síndrome é bastante comum em atletas, especialmente corredores e ciclistas.

O piriforme é um dos músculos mais importantes para os movimentos do quadril e está envolvido em movimentos como:

  • Rotação;
  • Abdução;
  • Extensão;

Nesse sentido, ele atua em sincronia com músculos mais potentes para realizar esses movimentos, como o glúteo médio e máximo. Além disso, o piriforme também verticaliza o sacro e distribui forças na articulação sacroilíaca. 

Quando está sob o efeito de forças ascendentes e descendentes no movimento, o piriforme afasta as asas ilíacas e protege a pelve. Podemos perceber, então, que além de realizar movimentos, o piriforme tem uma importante função de estabilização da pelve junto ao glúteo máximo.

Na síndrome do piriforme encontraremos glúteos tensos e fora de seu funcionamento fisiológico. A disfunção glútea, além de causar alterações no funcionamento do piriforme, também leva a disfunções dos ilíacos.

Tratamento de lesões de quadril para Síndrome do Piriforme

Para compensar a contração, tensão ou encurtamento do piriforme, o corpo realiza uma série de adaptações. O tratamento deve começar pela identificação dessas alterações, que ficam mais visíveis na posição dos ilíacos. Após identificar como o corpo compensou, é preciso corrigir as cadeias musculares afetadas.

Para isso, deve-se relaxar a tensão excessiva do glúteo e também do assoalho pélvico, que fica em tensão por causa da pressão aumentada. Também é importante corrigir a postura do paciente, prestando atenção extrema à posição do quadril no movimento.

Por fim, também os músculos abdutores e adutores devem ser mantidos alongados e fortalecidos.

A lesão do labrum acetabular

O quadril é uma articulação que precisa estar muito bem estabilizada para realizar os movimentos corretamente. Dessa maneira, existem diversas estruturas responsáveis por sua estabilização, como ligamentos, tendões e músculos. Também encontramos mais uma estrutura única ao quadril: o labrum, uma cartilagem semelhante ao menisco. Ele se encontra na borda do acetábulo e tem as funções de:

  • Absorver impactos durante o movimento;
  • Distribuir pressões;
  • Estabilizar a articulação;

Qualquer indivíduo pode sofrer uma lesão no quadril labral. As lesões de quadril estão relacionadas a traumas e impactos exercidos diretamente sobre suas articulações e também a outras patologias. Uma das causas mais comuns é a lesão femoroacetabular, que já mencionei neste artigo.

Um paciente com lesão no labrum sente fortes dores na virilha. A dor é profunda e também pode afetar a região dos glúteos e posteriores de coxa.

Tratamento de lesões de quadril para o labrum acetabular

O tratamento para essa lesão pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo da gravidade da lesão. Muitos pacientes precisam de intervenção cirúrgica quando existe um comprometimento muito grande do labrum, o que também pode levar a alterações mecânicas das estruturas ósseas.

Com a fisioterapia, é realizar tratamento de lesões de quadril para casos mais leves e patologias relacionadas. Para isso, é preciso realizar uma ótima avaliação para identificar os principais desequilíbrios musculares. Isso porque o quadril desse paciente precisa de um trabalho de estabilização especializado para evitar a compressão das estruturas lesionadas.

Fraturas de quadril

As fraturas ósseas de quadril são bastante comuns em idosos e têm um efeito devastador sobre sua independência e qualidade de vida. Geralmente, idosos sofrem fraturas nas estruturas articulares após quedas geradas pela falta de equilíbrio e propriocepção, elementos comuns de alterações causadas pelo processo de envelhecimento.

As fraturas podem ocorrer em diversas estruturas do quadril, como colo do fêmur e articulação trocantérica. Após uma fratura, o paciente precisa passar por um período de imobilização e possivelmente cirurgia corretiva.

Tratamento de lesões de quadril para fraturas

O principal papel do fisioterapeuta e de qualquer profissional de movimento se dará no período mais avançado de recuperação, ou seja, quando a fratura já está quase curada pelo corpo ou quando o paciente está no período pós-operatório. Nesse momento é preciso ajudá-lo a recuperar seus movimentos.

Perceba que as fraturas costumam acontecer em idosos após quedas ou traumas na região. Isso significa que, além dos danos físicos, esse paciente terá traumas psicológicos com os quais lidar. Nessa situação, é comum que alguém que passou por uma fratura desenvolva medo de se mover, caminhar e principalmente de sair de casa.

O profissional do movimento deve trabalhar com a recuperação da mobilidade do quadril e também da confiança do paciente. Além disso, devemos inserir um bom trabalho de propriocepção e equilíbrio, para prevenir novas quedas e fraturas.

Conclusão

O conteúdo sobre o qual tratamos neste texto foi um breve resumo do tratamento de lesões de quadril e os desafios que enfrentamos durante essa jornada. Nesse sentido, é importante lembrar que cada indivíduo terá um mecanismo de adaptação do corpo diferente.

Por isso, não adianta querermos pegar um protocolo pronto para cada lesão e aplicar a todos os pacientes com ela. Assim, percebe-se que é importante investir em conhecimento a respeito da articulação do quadril e seus movimentos relacionados.

Quanto mais conhecermos sobre cada problema, mais preparados estaremos para tratá-los. O movimento é uma solução ideal para boa parte dos problemas musculoesqueléticos do aluno; o que importa é saber utilizá-lo de maneira eficiente para garantir bons resultados.

Se você gostou do texto, também irá gostar do nosso e-book gratuito, exclusivo e completo sobre quadril!

Ficou com alguma dúvida? Então comente abaixo para que possamos te ajudar!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.