Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

As cefaléias, de modo geral, possuem algumas características e dentro delas encontra-se a enxaqueca. Elas podem ser um distúrbio que atrapalham na qualidade de vida das pessoas afetadas, gerando sofrimento e aumento do custo financeiro em relação à saúde.

Quando a pessoa encontra-se em uma crise, há um medo constante que estes episódios tornem-se mais próximos e dolorosos e isto influencia negativamente na vida familiar, social e profissional. 

As dores de cabeça crônicas, se não tratadas adequadamente, podem levar ao surgimento de outras doenças como ansiedade e depressão.

As mudanças no estilo de vida, bem como saber os gatilhos que desencadeiam a enxaqueca são fundamentais para viver sem dores e melhorar a qualidade de vida.

Conheça agora como evitar a enxaqueca por meio de exercícios físicos e dicas de como viver melhor e sem dores. Boa leitura!

O que é a enxaqueca

As cefaleias ou enxaquecas são dores na região da cabeça de maneira recorrente sendo uma das doenças comuns do sistema nervoso

Geralmente estas dores estão localizadas acima da linha orbital e/ou nucal e existem alguns tipos de cefaléias que são diagnosticadas mediante avaliação especializada.

De modo geral, são classificadas como:

  • Cefaléias primárias: enxaquecas, cefaléia tensional e cefaléia trigêmino-autonômica;
  • Cefaléias secundárias: cefaléia cervicogênica;
  • Neuropatias cranianas dolorosas.

A enxaqueca, de maneira particular, pode ser definida de duas formas: enxaqueca sem aura e com aura.

Ambas podem durar entre 4 e 72h, localizadas em apenas um lado da cabeça, do tipo pulsante que pode ter intensidade moderada a severa, com chances de ser agravada por exercícios físicos e associada a sintomas como náusea, fotofobia e fonofobia. 

Estas características contribuem para o diagnóstico e facilitam o tratamento.

A fisiopatologia da enxaqueca não é totalmente conhecida, porém, a origem da doença pode ser multifatorial envolvendo o sistema vascular, sistema nervoso central e periférico e genética.

Existem gatilhos que podem desencadear a enxaqueca, tais como: ambiente, metabolismo, ciclo hormonal, alimentação, álcool e consumo excessivo de medicamentos.

Algumas origens da enxaqueca podem estar associados a distúrbios musculoesqueléticos da região craniocervical, em que os gatilhos podem estar relacionados às dores nos nervos cervicais, que se convergem para o nervo trigêmeo no tronco cerebral e medula espinhal cervical superior.

Isso sensibiliza núcleos dos trigêmeos cervicais levando a ativação do sistema trigêmino vascular. Dessa maneira, as dores no pescoço, alterações ósseas na região cervical ou alterações posturais podem levar a enxaqueca crônica.

Outro fator muito importante para o desencadear da enxaqueca são as tensões musculares. 

Trigger points miofasciais nas regiões dos músculos trapézio superior, suboccipitais e esternocleidomastóideo podem estimular os sintomas de enxaqueca no paciente.

7 exercícios para aliviar a enxaqueca

1. Alongamentos do pescoçoAlongamentos do pescoço - enxaqueca

Execução: Leve a cabeça para a lateral como se quisesse encostar a orelha no ombro. O exercício pode ser realizado de maneira dinâmica, alternando lado direito e esquerdo ou de maneira estática, alongando um lado e depois o outro.

Para movimentos dinâmicos, realize de 5 a 8 repetições de cada lado de maneira lenta. Para movimentos estáticos, realize de 20 a 30 segundos a cada lado.

2. Rotação da cabeçaRotação da cabeça - enxaqueca

Execução: Rode a cabeça para o lado, levando o nariz na mesma linha que o ombro. O exercício pode ser realizado de maneira dinâmica, alternando lado direito e esquerdo ou de maneira estática, alongando um lado e depois o outro. 

Para movimentos dinâmicos, realize de 5 a 8 repetições de cada lado de maneira lenta. Para movimentos estáticos, realize de 20 a 30 segundos a cada lado.

3. Extensão e flexão do pescoçoExtensão e flexão do pescoço - enxaqueca

Execução: Leve o queixo para o peito, descendo a cabeça e depois leve o queixo para o teto. O exercício pode ser realizado de maneira dinâmica, alternando flexão e extensão ou de maneira estática, alongando primeiro em flexão e depois em extensão. 

Para movimentos dinâmicos, realize de 5 a 8 repetições de cada movimento de forma lenta. Para movimentos estáticos, realize de 20 a 30 segundos de cada movimento.

Observação: todos os exercícios de pescoço podem ser realizados em pé ou sentado.

4. Alongamento de peitoral na paredeAlongamento de peitoral na parede - enxaqueca

Execução: Sente-se em uma cadeira de frente para a parede, estenda os braços encostando as mãos na parede e então empurre o peito para baixo e para frente.

Fique na posição de 20 a 60 segundos.

5. Protrusão e retração escapularAlongamento de peitoral na parede

Execução: Em posição de quatro apoios, realize a protração escapular – empurre o solo afastando uma escápula da outra – e a retração escapular, empurre o peito para baixo aproximando uma escápula da outra.

Realize de 5 a 10 repetições de forma lenta.

6. Movimento dos olhosMovimento dos olhos

Execução: Sentado em uma posição confortável, realize o movimento com os olhos. Olhe para o lado direito e lado esquerdo, olhe para baixo e para cima. Realizar de olhos abertos e olhos fechados.

Realize de 5 a 8 repetições de cada movimento.

7. Movimento dos ombros

Elevação e depressão escapularMovimento dos ombros

Execução: Sentado em uma posição confortável, eleve os ombros em direção às orelhas e depois empurre longe (como se quisesse encostar as mãos no solo).

Dica: sempre execute o movimento com crescimento axial, imaginando um fio no topo da cabeça puxando sentido ao teto.

Realize de 5 a 10 repetições.

5 dicas para aliviar a enxaqueca 

1. Faça exercícios

Exercícios físicos além de relaxar o corpo e a mente, auxiliam no tratamento da enxaqueca

Exercícios posturais como Pilates, iso stretching, ginástica e musculação terapêutica são ótimas opções, pois trabalham com a organização postural, fortalecimento dos músculos intrínsecos e relaxamento dos músculos que estão em constante tensão, reequilibrando o sistema musculoesquelético e diminuindo a ocorrência de enxaquecas.

2. Cuide da sua postura (principalmente durante o uso de celulares e computadores)

O uso de celulares tornou-se um assunto de saúde pública. A postura em flexão do pescoço de maneira constante causa várias alterações ósseas e musculares. 

As vértebras da região cervical podem modificar a sua curvatura fisiológica – retificação ou inversão cervical, desequilibrar os músculos e todas estas alterações podem ocasionar como consequência: hérnias discais, osteófitos, compressões medulares e a enxaqueca.

Portanto, ao utilizar celulares e computadores é importante adequar o aparelho na linha dos olhos e se você fica muito tempo com estes equipamentos, é interessante dar pausas regulares no uso, pois a luz pode ocasionar irritação e cansaço nos olhos, contribuindo para o surgimento das enxaquecas.

3. Fique longe do estresse

Outro problema comum da sociedade moderna são os sintomas de ansiedade e estresse.

O estresse é uma resposta do organismo a algo que aconteceu ou que está para acontecer, gerando alterações no estado de equilíbrio orgânico.

Níveis elevados desta situação aumentam a tensão muscular que podem comprometer o sistema vascular de irrigação cerebral, desencadeando as cefaléias.

A forma com que a pessoa responde a uma situação de estresse está diretamente relacionado ao estado psicológico que geram vários sintomas como preocupação exagerada, apreensão, agitação do corpo e as dores no geral.

Portanto, aprender a controlar o estresse e as situações desagradáveis e procurar auxílio de profissionais habilitados ajuda na diminuição das enxaquecas.

4. Procure tratamentos alternativos

Além dos cuidados com o físico e a mente, existem vários tratamentos alternativos para o controle das cefaléias, como:

Vale lembrar que é necessária uma investigação para descobrir a causa da enxaqueca e assim, o melhor tratamento.

5. Cuide da sua alimentação

Existem alguns alimentos que podem desencadear dores de cabeça como: produtos industrializados, fast foods, excesso de açúcar, álcool, chocolate, bebidas com cafeínas e alimentos com glúten.

Então, uma investigação minuciosa sobre os hábitos alimentares pode ter ligação direta com as dores. Um nutricionista ou médico nutrólogo são os melhores profissionais para uma avaliação e ajuste alimentar para que as enxaquecas diminuam.

Conclusão

Vimos que a enxaqueca é um problema muito comum da sociedade moderna e pode trazer vários transtornos para quem a possui, diminuindo a qualidade de vida. 

Contudo, hoje existem várias formas de se prevenir e curar a enxaqueca e, portanto, a busca de orientações de profissionais especializados nesta área é importante para o sucesso no tratamento.

Referências Bibliográficas

CHEBANI, Anfane. O efeito da fisioterapia em pacientes com cefaleia do tipo enxaqueca: uma revisão bibliográfica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. [sn].

Digre KB. What’s New in the Treatment of Migraine? J Neuroophthalmol. 2019 Sep;39(3):352-359. doi: 10.1097/WNO.0000000000000837. PMID: 31393282.

Peters GL. Migraine overview and summary of current and emerging treatment options. Am J Manag Care. 2019 Jan;25(2 Suppl):S23-S34. PMID: 30681821.

STEFANE, Thais et al. Influência de tratamentos para enxaqueca na qualidade de vida: revisão integrativa de literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 65, n. 2, p. 353-360, 2012.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.