Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Muitas pessoas pensam que um tratamento só é necessário em casos graves, mas não é bem assim. A fisioterapia no esporte é primordial para evitar e tratar lesões.

Afinal, esse profissional é essencial tanto na ocorrência de uma lesão instantânea, em dores mais comuns como em tratamento posterior de um machucado. Contudo, há cenários em que um acompanhamento mais focado é importante. Esse é o caso da fisioterapia no esporte.

O fisioterapeuta desse segmento pode atuar tanto no ambiente da prática esportiva, acompanhando equipes em campeonatos em diversos locais, como em um consultório, com a disponibilidade de equipamentos de proteção individual no decorrer dos treinamentos. 

Pensando em tirar as principais dúvidas sobre o tema que este texto foi preparado. Continue a leitura e se informe sobre como a fisioterapia no esporte pode ajudar no tratamento de lesões em atletas. Vamos lá?

A função da fisioterapia no esporte

O diagnóstico, a prevenção e o tratamento de dores relacionadas ao movimento do corpo humano, assim como as lesões ou complicações de nascimento são parte do que compõe a fisioterapia e os seus segmentos.

São técnicas estudadas pela ciência que resultam em exercícios físicos práticos e potentes para auxiliar no movimento corporal adequado de cada indivíduo.

Qualquer tipo de pessoa pode colher os benefícios da fisioterapia. Crianças, adultos, idosos e gestantes terão uma vida melhor ao aplicar sessões médicas desse tipo quando for necessário.

Inclusive, nem é preciso que haja uma ocorrência de uma lesão, por exemplo. 

É possível sentir a mudança quando uma rotina centrada em cuidados específicos da fisioterapia, como a postura da coluna, são aplicados.

Essa área médica pode impactar a vida de diferentes profissões. Do trabalhador de engenharia de incêndio ao lojista de supermercado, visto a qualidade de vida e sustentação do corpo conquistada.

Afinal, o corpo é usado constantemente e é natural que vez ou outra precise de um cuidado especial com os movimentos.

O que faz um fisioterapeuta?

O profissional responsável por aplicar os métodos da fisioterapia recebe o nome de fisioterapeuta.

Após passar pelo curso da área, ele já está apto para aplicar os conhecimentos apreendidos em lugares especializados.

As empresas de home care, por exemplo, são estabelecimentos com a presença desses profissionais. Entre os diversos modelos de tratamentos possíveis que o fisioterapeuta pode aplicar o seu conhecimento, temos:

  • Massagem: de forma manual;
  • RPG: Reeducação Postural Global;
  • Eletroterapia: por choque, laser, micro-ondas;
  • Ações físicas: calor, gelo, água quente ou fria;
  • Cinesioterapia, a terapia do movimento;
  • Liberação miofascial, com foco na face;
  • Mecanoterapia, com o auxílio de aparelhos mecânicos.

Como é possível perceber, o fisioterapeuta pode operar tanto com as próprias mãos quanto com o auxílio de outros medicamentos. Tudo para atingir o bem-estar total de uma área corporal do paciente.

Contudo, é claro, antes de qualquer exercício, é o fisioterapeuta que irá diagnosticar e estudar cada caso para entender qual é a melhor solução.

O profissional, então, indica os exercícios e pode até mesmo ensiná-los para que a pessoa faça tranquilamente em casa. Para alguns idosos que possuem um quadro clínico mais delicado, o aluguel de andadores pode ser necessário para melhorar o processo de recuperação.

Além disso, uma avaliação periódica é feita para acompanhar de perto a evolução dos movimentos e entender quando é necessário executar de maneira mais leve, pesada ou receber uma alta apropriada para uma vida mais tranquila.

O fisioterapeuta realiza, no geral, durante o seu trabalho, avaliações ambientais sobre o estado do corpo da pessoa. Por isso, ele pode atuar em diversas áreas: na clínica, na neurologia, na indústria de equipamentos e, claro, na fisioterapia esportiva.

O que é fisioterapia esportiva?

Uma das especializações da fisioterapia mais concorridas é a fisioterapia esportiva. Isso porque cada vez mais atletas se tornam profissionais, necessitando do acompanhamento obrigatório de um fisioterapeuta.

Nem é necessário ser um profissional de fisioterapia no esporte ou de alta performance, basta querer se desenvolver um pouco mais e estar por dentro da saúde corporal para atingir os objetivos de jogo.

A concorrência se dá justamente pelo fato dos atletas precisarem quase sempre de um auxílio na saúde. Muitos deles se esforçam durante os treinos, provocando lesões e necessitando de aprimoramento.

É a fisioterapia no esporte que auxiliará com os conhecimentos da anatomia e da fisiologia, que se mostra a área responsável por acompanhar a evolução de um atleta, para que ele continue saudável e capaz de dar tudo de si, evitando lesões que variam das leves às mais graves.

Principais esportes que utilizam da fisioterapia esportiva

Os esportes crescem cada vez mais no Brasil e, com isso, a importância da fisioterapia no esporte também aumentou. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2018, os que tiveram maior procura são a caminhada, musculação, futebol e lutas.

Trazendo para o campo do esporte, quando temos áreas que estão quase que diariamente exigindo tudo do nosso corpo, o acompanhamento do fisioterapeuta se faz necessário para continuarmos na prática sem prejudicar a saúde.

Além disso, quanto mais pessoas se inscrevem em treinos de luta, mais chance há na ocorrência de lesões, levando em conta – principalmente – o tipo de esporte.

Dessa forma, o fisioterapeuta que acompanha o lutador deve prevenir e tratar qualquer tipo de lesão prejudicial para o esportista.

Novamente, trazendo para a nossa analogia anterior, o fisioterapeuta funciona como uma prevenção e combate à incêndio para o esportista.

O mesmo é válido para o futebol, um esporte imprevisível. A ameaça pode vir de um carrinho do time adversário ou do nível de força que o jogador aplica durante os treinos.

A importância da fisioterapia no esporte

Para que um atleta possa se recuperar das lesões rapidamente e voltar a treinar e jogar com qualidade e bom rendimento, a fisioterapia esportiva deve fazer um importante trabalho. O foco é em aplicar máxima eficiência em um curto período de tempo.

O benefício principal se encontra na prevenção de futuras lesões complicadas. Sendo assim, prolongando a boa performance esportiva do atleta junto ao time ou no rendimento individual.

Outro fator importante é a versatilidade da fisioterapia no esporte. Ele está presente em clubes, academia ou se responsabilizar por profissionais ou times específicos, sem se preocupar em custear um aluguel de consultório médico ou espaços fixos, por exemplo.

Entre os pontos de cuidado e fortalecimento que o fisioterapeuta esportivo pode cobrir, podemos citar alguns. A força muscular aplicada em jogadas e movimentos no esporte é um deles. 

Já a capacidade de manter uma boa resistência durante a atividade, assim como o desempenho cardiovascular, bastante afetado durante a prática como um todo, também são áreas de cuidado do fisioterapeuta.

Se o esportista deseja entender quanto tempo ele leva para atuar com qualidade novamente, a resposta é que tudo depende.

O nível da cicatrização e gravidade da lesão pode afetar o tratamento, além de possíveis consequências que podem prolongar o processo, como a tendinite, fraturas, distensões, bolas, calos, entre outros. Porém, com o avanço da fisioterapia no esporte, todas as lesões são possíveis de tratamento.

4 principais tratamentos e objetivos

O próprio campo da fisioterapia no esporte é bastante vasto e abrange diversos tipos de tratamentos com foco em tratar lesões específicas. É também um motivo da crescente procura por esse profissional.

Se você deseja entender melhor de que forma o fisioterapeuta esportivo pode ajudar na sua prática, separamos alguns modelos de tratamento possíveis de serem aplicados nessa rotina. Confira abaixo.

1. Eletroterapia

A eletroterapia é a prática de estímulos elétricos para a produção de endorfina, uma espécie de analgésico para o corpo. Essa produção é substituída pela carga de transmissão de dor para o cérebro.

O uso varia de paciente para paciente, mas a ideia principal é fortalecimento e relaxamento dos músculos por meio desses estímulos. Também ajuda na cicatrização de fraturas, redução de edemas e das dores.

2. Massoterapia

Também conhecida como massagem, a massoterapia voltada para os atletas possui o efeito de reduzir a chance de lesões durante a prática do esporte. Durante o treino, a recuperação também é afetada positivamente.

Ela também chama a atenção por conta da possibilidade de ser feita em diferentes períodos, tanto no pré quanto no pós-treino. Com a aplicação da massoterapia, o atleta pode render mais e sentir mais qualidade na movimentação do corpo para o esporte.

3. Ultrassom

A aplicação de tecnologias no tratamento da fisioterapia esportiva também é bastante comum. Uma delas é pelo ultrassom, com foco em atletas com lesões recentes.

Existem duas formas de ultrassom: o contínuo e o pulsátil. O primeiro consiste na emissão de ondas contínuas de efeito térmico. 

O foco é na redução de inchaços, melhora da cicatrização e lesões crônicas. 

Já o ultrassom pulsátil é o oposto, age com interrupções, mas o efeito é o mesmo.

4. Eletromiografia

Essa tecnologia é bastante usada na identificação de músculos que agem na repetição de movimentos. 

A intenção é saber qual é o impacto causado pelo músculo a partir da ação realizada.

São eletrodos potentes com a capacidade de identificar os músculos, ajudar no tratamento das lesões e evitar que ocorra com outra região do corpo, além da restauração completa do movimento.

Outro auxílio importante da eletromiografia está em indicar qual o melhor tratamento para cada músculo, de acordo com a lesão ocorrida.

Essa é a importância primordial da tecnologia envolvida na fisioterapia esportiva. 

Conclusão

Com a união entre o trabalho, estudo do profissional, potência dessas máquinas e o avanço da fisioterapia no esporte, a vida de um esportista tende a ficar muito mais segura e a prática ocorre com mais qualidade para todos.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.