Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Em dúvida sobre como fazer sessões de fisioterapia online? Veja aqui dicas para você oferecer tratamento de qualidade a seus pacientes mesmo em casa.

Se você é um fisioterapeuta apaixonado pelo que faz, mas busca novas formas de conseguir ajudar mais pacientes, realizar sessões de fisioterapia online é uma boa solução. 

Por meio dessa prática pela internet é possível fazer a reabilitação de pessoas que possuem dificuldade de ir até um consultório. Devido ao fato dos pacientes terem mais comodidade e economizar gastos com transportes, eles se sentem mais satisfeitos. 

Com isso, a adesão aos tratamentos aumenta e se torna mais fácil auxiliá-los nesse processo de cura. O melhor de tudo é que você não precisa ser um especialista em tecnologia para começar a trabalhar dessa maneira.

No entanto, é preciso utilizar algumas técnicas para que os procedimentos sejam feitos de um jeito eficaz e seguro. 

Pensando nisso, este texto apresentará dicas para você saber como realizar fisioterapia online, incluindo o uso das plataformas digitais e a adaptação dos exercícios para ambiente virtual. 

Então aproveite a leitura!

Como começar as sessões de fisioterapia online?

O que você precisa para oferecer sessões de fisioterapia online? Tenha um bom equipamento para trabalho e conexão de internet. 

Ter um computador adequado com webcam e uma conexão à internet estável é essencial para oferecer tratamento de fisioterapia online de qualidade. 

Do contrário, durante uma sessão pode ocorrer lentidão ou travamentos ao executar programas de videoconferência. Além disso, há o risco do paciente não conseguir visualizar as imagens corretamente.

Primeiro, procure usar um pacote de internet com velocidade mínima de download 10 Mbps e upload 5 Mbps. Além disso, tenha um laptop com pelo menos um processador dual-core de 2 GHz, RAM de 4GB, versões recentes do Windows, macOS ou Linux. 

Nesse sentido, para ver ótimos modelos confira também os melhores notebooks para aulas online.

Use uma boa plataforma para a chamada de fisioterapia online 

Atualmente existem muitas plataformas que permitem fazer videoconferências. No entanto, para você realizar atendimento online com qualidade, é aconselhável que faça essa escolha com cautela. 

Opte por uma ferramenta que seja segura e compatível com diversos tipos de dispositivos, gratuita ou com custo acessível.

O Physitrack e o PhysiApp, por exemplo, são projetados para fisioterapia e reabilitação. Eles possuem vídeos de exercícios, recursos para acompanhamento de pacientes e mais. Já o Doxy.me se destaca por ser indicado para telemedicina e pela criptografia. 

O Zoom Meetings e o Google Meet são alternativas populares para videochamadas.

Atente-se aos movimentos do paciente

Visualizar os movimentos do paciente durante uma sessão de fisioterapia online é mais difícil, mas com algumas estratégias há como reduzir o problema. 

Sempre verifique se a posição da câmera permite ver todo o corpo dele. Forneça instruções claras e detalhadas sobre como realizar cada exercício corretamente e veja se foi entendido.

Se o paciente tiver acesso a um espelho grande, peça que fique em frente de maneira que você possa ver o reflexo e ter uma visão completa do corpo. Oriente ainda a pessoa para descrever o que sente e fique atento quanto a relatos de desconforto ou melhora. 

Se possível, solicite que grave vídeos curtos realizando os exercícios.

Os comandos de exercícios 

Na fisioterapia online você deve saber passar e explicar os exercícios com clareza para o paciente não fazer errado. Portanto, utilize uma linguagem simples e não mencione termos técnicos. Antes de iniciar a sessão, se possível, compartilhe vídeos ou imagens dos exercícios para que a pessoa possa visualizá-los durante a explicação.

Também peça que ajuste o volume do aparelho de forma que ouça você bem. Ressalte a importância da postura correta e forneça orientações específicas sobre como posicionar o corpo adequadamente. 

Não se esqueça de transmitir as orientações passo a passo, sempre ressaltando para que os movimentos sejam lentos e com cuidado.

Intensidade dos exercícios

Na fisioterapia remota o ideal consiste em começar com menos intensidade do que o presencial já que o paciente está longe. Se perceber que ele está achando os exercícios muito fáceis ou difíceis demais, altere o plano. 

Mas faça uma consulta online e avalie a condição física, histórico médico e necessidades específicas da pessoa. Quando confirmar que não há risco, realize acréscimos leves que podem ser no número de repetições ou na duração. 

Também é possível utilizar acessórios, como faixas elásticas, pesos, bolas terapêuticas ou outro material improvisado que houver na casa. Além disso, não se esqueça de reforçar alongamentos, relaxamento da musculatura etc.

Demonstre os movimentos do exercício para o paciente

Antes da sessão, familiarize-se com o exercício que deseja demonstrar. Coloque a câmera em um ângulo que permita ao paciente ver suas mãos, pés, além do centro do corpo. Ao começar a fisioterapia, explique o exercício de modo simples. 

Descreva os principais pontos, como a posição inicial, a amplitude dos movimentos e as áreas trabalhadas.

Durante a demonstração, se necessário, aproxime a câmera para focar em partes específicas do corpo ou em movimentos mais detalhados. Utilize também outros recursos, como imagens ou vídeos ilustrativos, para complementar. 

Considere ainda a possibilidade de deixar vídeos gravados para o paciente rever.

Atenção a situação do paciente

A fisioterapia online é benéfica para várias pessoas com lesões musculoesqueléticas leves. 

Também serve para quem com condições crônicas estáveis, como osteoartrite, fibromialgia e doenças reumáticas. Trata-se de uma excelente solução para reabilitação pós-cirúrgica, por exemplo, nas operações do joelho e quadril.

Aqueles que possuem mobilidade reduzida ou vivem em áreas remotas, graças a esse atendimento online, podem receber tratamento adequado.

Contudo, em situações complexas como de lesões graves pode haver complicações. Então, é fundamental conhecer bem o estado físico do paciente e seus limites.

Socialize com o paciente

Mesmo durante a fisioterapia online crie um ambiente humanizado que leve o paciente a se sentir descontraído. Não precisa fazer nada revolucionário, basta complementá-lo de forma amigável e perguntar como se sente. Demonstre empatia e compreensão em relação aos desafios que está enfrentando.

Faça comentários positivos e encorajadores para motivá-lo e mostrar que você está lá para apoiá-lo. Durante a sessão de fisioterapia forneça feedback, instruções adequadas e questione como ele sente. 

Ao final, resuma o que foi discutido, passe orientações claras, deixe-o à vontade para fazer perguntas e conclua com palavras de motivação.

Pense em procurar materiais auxiliares para demonstrar os exercícios

Além dos vídeos pré-gravados, você pode usar outros itens que ajudem o paciente a entender melhor como fazer exercícios de fisioterapia. Ter um modelo anatômico em miniatura ou em tamanho real, por exemplo, costuma ser útil para mostrar a estrutura (músculos, ossos e articulações) e a função do corpo humano.

Também existem ferramentas online interativas disponíveis, como aplicativos de anatomia em 3D, que apresentam detalhes anatômicos em tempo real durante uma videochamadas. 

Gráficos, imagens, diagramas e apresentações em slides são mais alguns recursos que servem para tornar melhor a compreensão dos movimentos.

Quais são as vantagens de começar as sessões de fisioterapia online?

Às vezes, a falta de interação do atendimento presencial é complicada, mas as sessões online têm vários benefícios. Então, veja abaixo quais são as principais razões para você realizar fisioterapia em seus pacientes pela internet.

Menos desgaste com transporte

Nem o paciente nem você precisam se dirigir a um consultório para fazer o tratamento online. 

O atendimento remoto pode ser de qualquer lugar, basta ter acesso a uma conexão de internet estável. Ele é principalmente útil para quem mora em uma área rural, longe de centros de fisioterapia e tem dificuldades de mobilidade.

Além do mais, é possível economizar no gasto de tempo e dinheiro com o transporte de um local para outro. Em situações que esse deslocamento seria muito trabalhoso, com as sessões feitas pela internet tem como realizar um processo contínuo e seguro. 

Fora isso, existem menos estresse causado pelo trânsito, o conforto de casa deixa ambos relaxados.

Facilidade no atendimento e encaixe de horários

A fisioterapia online geralmente conta com horários mais flexíveis e permite agendar as sessões de acordo com o dia-a-dia dos envolvidos.

O atendimento a distância é útil para pacientes que têm uma agenda muito ocupada ou cheia de compromissos que dificultam o agendamento de sessões presenciais.

Já para os profissionais da área aumenta a facilidade de encaixar mais pessoas que necessitam de tratamento durante o expediente. 

Além disso, você pode ter mais tranquilidade e tempo de preparo para as sessões. A sua qualidade de vida tem maior probabilidade de se tornar melhor devido a esse período extra.

Prevenção de riscos

Com a fisioterapia remota, os pacientes podem receber tratamento no conforto de suas casas e evitar riscos relacionados ao transporte. 

Por exemplo, por não ter que se deslocar a um consultório, há menos chances de acontecer lesões decorrentes de quedas, dificuldades de locomoção, acidentes de trânsito, etc.

Também ficam menos expostos a doenças infecciosas, como Covid-19 e gripe, que são os principais motivos para idosos e pessoas com comorbidades terem medo de contato com os outros. 

Em clínicas, é comum que existam enfermos e eles possam acidentalmente transmitir alguma patologia diferente do que ocorre online.

Conclusão

As sessões de fisioterapia online são uma solução eficaz para lidar com a falta de tempo e problemas de locomoção. No entanto, é necessário se preparar para alcançar os melhores resultados com o atendimento remoto. 

Você deve se adaptar e aprender a utilizar as plataformas de videoconferência.

Também se prepare para fornecer orientações claras, ajustar exercícios e monitorar o progresso dos pacientes de forma remota. Use outras ferramentas tecnológicas necessárias para garantir uma comunicação efetiva durante o atendimento pela internet.

Assim, você terá maior possibilidade de ajudar mais pessoas!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.