Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

As lesões no tornozelo são uma ocorrência comum que pode afetar pessoas de todas as idades e níveis de atividade física. Essas lesões podem ser causadas por uma variedade de fatores, como torções, efeitos ou desgaste excessivo, e podem resultar em dor, inflamação e limitação da mobilidade.

Os tecidos moles, músculos dos tornozelos e pés possuem a função de estabilidade e mobilidade das estruturas distais do membro inferior.

Ele faz ligação com o pé que, por sua vez, precisa suportar o peso corporal durante o posicionamento do corpo e o pé com o mínimo de gasto de energia muscular.

Contudo, devido à atenção inadequada que proporcionamos aos nossos tornozelos e pés, como a sobrecarga exagerada devido a esforços intensos e repetitivos ou uso de calçados não apropriados, eles acabam sendo alvo de lesões

As lesões no tornozelo são comuns na prática esportiva que requerem mudanças de direção de maneira rápida e as mulheres possuem maior propensão a torções na região dos tornozelos devido ao uso de sapatos de salto alto.

Uma vez instalada uma lesão nos tornozelos, as alterações no sistema musculoesquelético podem ocorrer de maneira ascendente e, consequentemente, nos padrões de movimento.

Um simples mau jeito nos tornozelos pode gerar dor e alterar o padrão de marcha. Se o problema perdurar, alterações em toda biomecânica do membro inferior poderão surgir, sobrecarregando outras estruturas e gerando dores na coluna.

Entenda, neste texto, as principais lesões no tornozelo, suas causas e ainda como prevenir estes problemas. Boa leitura!

As lesões no tornozelo mais comuns

Doença articular degenerativa e trauma articular

São degenerações em articulações geralmente traumatizadas com repetição e os sintomas articulares na fase aguda são observados com a entorse de tornozelo.

Tendinopatia do tibial posterior

Ocorre como lesão da corrida e desencadeia dor e desconforto na região póstero-medial do tornozelo. 

O tendão do tibial posterior tem uma das funções de absorção do impacto durante o contato do calcanhar com o solo e na estabilização do pé durante a fase do apoio médio até o desprendimento do calcanhar e dos dedos.

Então, qualquer disfunção de alguma destas fases pode acarretar dor na realização de várias atividades que utilizem o impacto nos tornozelos e pés. 

Tendinopatia dos fibulares 

Comum em pessoas que possuem instabilidade crônica de tornozelo, manifesta-se como dor e/ou desconforto na região posterior ao maléolo lateral, local que os tendões dos músculos fibulares longo e curto passam.

Tendinopatia do Tibial anterior

Comum em esportes que realizam muito movimento de dorsiflexão, caso as estruturas não estejam preparadas adequadamente. 

A principal queixa é de dor anterior na região da perna e do tornozelo.

Lesão da Sindesmose

Disfunção que ocorre em esportes que realizam rotação externa do pé juntamente com uma rotação interna da tíbia em relação ao mesmo. 

Normalmente acontecem em modalidades como futebol americano, rugby, lacrosse ou esportes que ocorre imobilização rígida do tornozelo através do uso de bota como hóquei no gelo e modalidades de esqui.

Fraturas por estresse

São contusões comuns em esportes de impacto, principalmente aquelas com grande intensidade e volume, como corridas em longas distâncias.

O uso excessivo das estruturas musculoesqueléticas sem a recuperação adequada podem causar danos estruturais e consequentemente dor. 

A fisiopatologia das fraturas por estresse está relacionada com o desequilíbrio entre a microlesão e remodelamento ósseo, levando ao acúmulo de estresse tecidual e consequentemente a uma fratura parcial ou completa por estresse repetitivo sobre as estruturas mecânicas.

Osteoartrite

É uma doença degenerativa de caráter crônico em que a articulação sofre um desgaste gradual e provoca dor, rigidez e alterações anatômicas, como deformidades.

A osteoartrite de tornozelo geralmente ocorre após um quadro pós-traumático, como entorses de tornozelo, fraturas maleolares e lesões ligamentares do tornozelo. 

Síndrome do túnel tarsal

É a compressão do nervo tibial posterior e ramificações no interior do túnel tarsal, tendo como características queimação e formigamento no calcanhar e na face medial do tornozelo que piora durante a marcha. 

Esta síndrome pode ser causada por trauma, esforço repetitivo que pode resultar em processo inflamatório e presença de cisto.

Como tratar as lesões no tornozelo?

O tratamento das lesões no tornozelo pode variar desde tratamento medicamentoso, repouso, uso de órteses, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. 

O tratamento conservador, que consiste em medicamentos e fisioterapia, possui resultados positivos na maioria dos casos. 

Conheça a seguir algumas intervenções fisioterapêuticas para as lesões no tornozelo:

Tratamento articular para o retorno à função

Após avaliação da flexibilidade muscular, do nível das restrições articulares, fraqueza muscular e equilíbrio, a realização de exercícios de acordo com a condição clínica de cada paciente é essencial.

A artroplastia total de tornozelo é um procedimento cirúrgico que envolve modelos de dois ou três componentes e conta com a fixação por crescimento ósseo (não cimentada). 

É indicada em casos de:

  • Deterioração articular tibiofibular grave e dor incapacitante secundária a artrite reumatóide;
  • Limitação acentuada de movimento nas articulações do tornozelo bilateralmente.

A artrodese de tornozelo é um procedimento que promove anquilose óssea por meio de enxertos ósseos combinados com fixação interna e esquelética externa com compressão, dependendo das articulações envolvidas e dos tipos de deformidade.

5 dicas de como evitar lesões no tornozelo

1. Cuidado com excesso de exercícios

Exercícios físicos são ótimos para a saúde, estética e bem-estar, porém, o acúmulo excessivo de treinamento, principalmente exercícios de impacto, de grande exigência dos tornozelos e pés, podem gerar lesões por estresse.

Por isso, esteja atento ao volume de treinamento e a recuperação adequada para evitar lesões no tornozelo.

2. Uso de calçados adequados

Utilizar calçados confortáveis, respeitando a anatomia e individualidade de cada um é fundamental para evitar lesões nos pés e possíveis entorses de tornozelo.

3. Atenção à postura

O corpo humano é uma máquina complexa e perfeita, e qualquer alteração em sua biomecânica pode afetar estruturas à distância, principalmente os tornozelos e pés.

Estar atento à boa postura nas atividades da vida diária e durante exercícios físicos é fundamental para que o corpo realize suas funções com o mínimo gasto de energia, biomecanicamente favorável e livre de lesões.

4. Realize exercícios de equilíbrio e propriocepção

Muitas das lesões no tornozelo são devido à diminuição da transmissão de informações dos captores posturais proprioceptivos e o sistema nervoso central, ocasionando uma falha na coordenação neuromuscular e consequentemente alvo de contusões.

Incluir exercícios de equilíbrio, fortalecimento, mobilidade e relaxamento dos músculos intrínsecos dos tornozelos e pés são importantes para a construção de uma estrutura corporal forte.

5. Caso ocorra uma lesão procure um tratamento adequado

E se mesmo com estes cuidados ocorrer uma lesão no tornozelo, cuide-se! Procure o tratamento mais adequado para seu caso e realize todas as etapas da reabilitação, fugindo dos fatores de risco, para que recidivas não ocorram.

Conclusão

As lesões no tornozelo são comuns e podem ser bastante debilitantes, afetando a mobilidade e a qualidade de vida dos indivíduos. 

É fundamental buscar o diagnóstico adequado e seguir um plano de tratamento efetivo, que pode envolver terapias físicas, exercícios de fortalecimento e técnicas de reabilitação específicas. 

Além disso, a prevenção é fundamental para evitar recorrências e promover a saúde do tornozelo, por meio de alongamentos, fortalecimento muscular e uso de calçados adequados. 

Assim como outras partes do corpo, os tornozelos são estruturas que merecem cuidado e atenção especial, pois alguns fatores podem desencadear problemas e que se não tratados, geram consequências musculoesqueléticas e alterações no padrão de movimento.

Uma vez a lesão instalada, saber diagnosticar precocemente a origem e o problema é primordial para um tratamento pontual e com prognóstico de sucesso.

Referências bibliográficas

GUYNTON, Arthur C e HALL, John E. Tratado de Fisiologia Médica.10 ed. Rio de Janeiro:Ed Guanabara-Koogan, 2002.

HALL, Susan J. Biomecânica Básica. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2005.

KAPANDJI, A.I.Fisiologia Muscular, volume 2: membros inferiores. São Paulo, Ed. Panamericana, 5ª ed, 2000.

KISNER, C.COLBY,LYNN. Exercícios Terapêuticos- Fundamentos e Técnicas, Ed Manole, SP, 3ª ED, 2000.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.