Envelhecer bem é sinônimo de saúde mental e corporal no dia a dia. Para isso, a prática do Pilates na terceira idade tem sido uma grande aliada na promoção de mais qualidade de vida.
Como se sabe, o aumento dos idosos vem crescendo de forma acelerada não só aqui no Brasil, mas também pelo mundo. Com o decorrer dos anos, o envelhecimento é um processo natural e inclui mudanças significativas na parte física e mental.
Pensando nesse processo, venho relatar algumas recomendações que devemos ter com nossa saúde, além de salientar a importância da prática de exercícios físicos para que, dessa forma, o corpo esteja sempre em boas condições.
Não é de hoje que os especialistas e pesquisadores vêm mostrando que a prática regular da atividade física é eficaz para que esse processo ocorra de forma mais segura.
Uma das atividades que vem sendo muito procurada é o Pilates na terceira idade. Método que não só visa a parte motora, mas também tem a capacidade de trabalhar com a mente.
Quer descobrir os benefícios do Pilates na terceira idade atrelado à qualidade de vida e o envelhecimento saudável? Então continue a leitura!
O processo de envelhecimento
Não existe uma fórmula para o envelhecimento saudável. A questão é que devemos ter consciência que o nosso corpo precisa ser estimulado a estar em constante movimento.
Como se sabe, a partir dos 25 anos de idade, o ser humano perde 1% das reservas funcionais, além das partes cognitivas e reflexivas. É neste momento que devemos iniciar um processo de regularidade de se exercitar, pois nesta fase conseguimos ter uma maior ativação de todas as fibras musculares e aumento na memória.
Com o passar do tempo essas mudanças são bem notáveis, já que existem diversos fatores que temos que levar em consideração, como:
- Diminuição da massa muscular;
- Diminuição da força;
- Dificuldade na capacidade de memorizar e lembrar de diversas situações rotineiras.
Toda essa transição irá afetar diretamente nas realizações de nossas tarefas, enquanto o processo de envelhecimento nos deixará mais viável e suscetível a inúmeras doenças, como diabetes, hipertensão, osteoporose, entre outras.
Além de estarmos sujeitos a adquirir algumas patologias no decorrer da vida, passamos a apresentar uma perda na independência, afetando a parte funcional e comportamental, trazendo grandes prejuízos e limitações para o indivíduo, a exemplo:
- Diminuição da coordenação;
- Diminuição da circulação;
- Amplitude de movimento reduzida;
- Perda da percepção corporal;
- Perda da flexibilidade;
- Lentidão reflexiva;
- Diminuição da capacidade pulmonar.
Todas essas transformações são de extrema importância. Esse processo pode ser progressivo ou não, e isso irá depender de cada indivíduo, ou seja, é importante salientar que cada pessoa vai gerar um estímulo para que esse processo ocorra.
Como o Pilates na Terceira Idade promove um envelhecimento saudável?
Diante de um cenário preocupante, em que muitas pessoas vêm passando por inúmeras dificuldades e transições, é importante observar que cada indivíduo irá apresentar diversas características, sendo mais funcionais ou comportamentais.
Por isso, não é durante o envelhecimento que temos que promover novos hábitos, mas no início da vida adulta, para que possamos chegar na terceira idade cada vez mais saudáveis.
Saliento também a importância de práticas de atividades físicas para essa faixa etária. Ao incluir o movimento no dia a dia, esses indivíduos irão adquirir um ganho maior em todo o corpo como: força, equilíbrio, coordenação, conscientização corporal, postura, autoestima, melhora na capacidade reflexiva, agilidade, disposição e ativação dos neurônios.
Mas uma grande questão que muitos podem estar se queixando é: “Qual a melhor atividade que esses idosos podem fazer?”
Levar em conta a idade e outros fatores para idealizar um programa de exercícios é o primeiro passo para um resultado de sucesso.
Sabemos que cada um vai se adaptar melhor a uma certa atividade. Pode ser caminhada, natação, hidroterapia e até o Pilates. Todas essas atividades citadas são de baixa intensidade e que potencializam a qualidade de vida.
Portanto, o Pilates na terceira idade é, sem sombra de dúvida, a mais indicada, por ser um Método que une todos os benefícios que essas pessoas merecem ter no decorrer do envelhecimento.
Pilates na Terceira Idade: benefícios e vantagens
Para se ter uma ideia, o Método é muito completo na vida dos idosos, além de apresentar uma gama de exercícios que visa não só a parte motora e funcional, mas também a mente.
Ao executar cada movimento indicado pelo profissional, o aluno irá se sentir cada vez mais confiante e, assim, promover maior bem-estar. Dentre os benefícios do Pilates na terceira idade, posso citar:
- Ganho de força;
- Aumento da densidade óssea;
- Equilíbrio muscular;
- Consciência corporal;
- Concentração;
- Coordenação motora;
- Flexibilidade;
- Melhora da capacidade respiratória;
- Alívio de dores musculares;
- Diminuição de risco de quedas;
- Diminuição da rigidez nas articulações e músculos;
- Melhor mobilidade;
- Agilidade;
- Aumento da autoestima;
- Redução de dores;
- Estímulo à melhora do equilíbrio e da propriocepção;
- Melhora o condicionamento físico;
- Corrige a postura;
- Alívio da dor;
- Alivia o estresse.
Conclusão
O processo de envelhecimento é algo que todos nós passaremos, mas a responsabilidade de cada um é decisiva para que esses resultados sejam promissores.
Para que possamos chegar na vida idosa de forma mais segura é importante colocarmos alguns hábitos na rotina, como a prática regular de atividade física. Para isso, fica claro que o Pilates na terceira idade é um grande aliado no bem-estar físico e corporal.
Como se sabe, o Método vai muito além daquilo que imaginamos. Não deixe para amanhã o que possamos começar hoje.
Quer aprender e colocar em prática os benefícios que o Pilates pode trazer na vida da população idosa?
No curso Pilates & Funcional para Idosos você vai conhecer as principais patologias, fisiologia do envelhecimento, cuidados, exercícios indicados, além de como conduzir o seu aluno durante a realização dos movimentos.
Ministrado pelos parceiros do Grupo VOLL, Caio Razeck, Luma Coelho e Radhija Mussi, eles te ensinam tudo o que um você precisa saber para trabalhar com seus alunos de forma segura e eficaz.
Ficou interessado? Clique aqui e alavanque sua carreira!