Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Os medicamentos fitoterápicos se tornaram uma febre no universo da saúde nos últimos tempos, isso porque eles são opções bem mais saudáveis e confortáveis para o tratamento de algumas doenças do que remédios fortes e com muitos efeitos colaterais.

Prova dessa “revolução” é que já são codificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), bem como são reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, oferecem credibilidade aos consumidores.

Ademais, vivemos em um país onde as pessoas sempre aprenderam a usar os frutos da natureza para o seu próprio bem, desde a madeira para a construção de casas, os animais para consumo e as ervas para tratamento de doenças.

Tendo isso em vista, é normal encontrar pessoas que ainda usam as ervas como uma opção de remédio natural para ajudar a desinflamar alguma dor, a parar o mal-estar ou até mesmo para relaxar naqueles dias de estresse.

Tudo isso prova como o povo brasileiro aprendeu a se adaptar às novidades do mundo e, mesmo com a chegada da tecnologia, as ervas, plantas e elementos da natureza continuam com um grande poder sobre a saúde do povo.

Além do que foi dito, a tecnologia trouxe muitas inovações que mudaram as vidas das pessoas para melhor, como o surgimento do dessecante para plásticos e a criação da internet e das redes sociais, que mudaram por completo o nosso mundo.

Agora te pergunto: você já pensou na união da tecnologia com os benefícios das ervas e das plantas? 

Se você disse não, te garanto que isso aconteceu e ainda acontece no mercado. Vamos continuar a leitura para entendermos mais sobre os medicamentos fitoterápicos e sua relação com a qualidade de vida?

O que são medicamentos fitoterápicos?

Os medicamentos fitoterápicos são remédios feitos à base de vegetais e plantas, que passam por um processo de industrialização e são vendidos em diversos formatos, como cápsulas, cremes, óleos, gotas e muitos outros.

Inclusive, ele é ótimo, principalmente por contarem com diversos ativos que são obtidos por meio das partes das plantas, como raízes, sementes, folhas, cera de abelha e, inclusive, óleos vegetais.

Durante o seu processo de preparo, recebem o maior cuidado na seleção das plantas e vegetais e também contam com uma rede de empresas de limpeza e higienização de reservatórios de água para garantir a qualidade máxima da produção.

Ademais, os medicamentos podem ser usados para os mais diversos fins de tratamento, seja para ajudar na questão de problemas físicos, como a gastrite, gordura no fígado ou até mesmo asia, quanto em problemas psicológicos variados.

Os problemas psicológicos, como a depressão e ansiedade são comuns nos dias de hoje, e em alguns casos, a medicação precisa ser consumida para que as pessoas consigam viver em paz, bem como para que elas não tenham crises que possam colocá-las em perigo.

Tendo em vista que, nos últimos tempos, os medicamentos manipulados para tratar esses problemas eram muito fortes e traziam diversos efeitos colaterais, os naturais começaram a ser vistos como uma melhor opção.

Os medicamentos fitoterápicos passam por um processo assim como uma consultoria agronegócio para a produção, colheita e comércio legal dessas plantas e vegetais.

Após isso são encaminhados para as grandes indústrias e assim começa o processo de produção dos remédios.

Entretanto, muitas pessoas se perguntam o motivo pelo qual esses medicamentos são industrializados, pois alguns pensam que esse procedimento pode acabar tirando os benefícios das plantas ou dos vegetais, o que não é verdade.

O processo de industrialização existe justamente para que esses medicamentos sejam reproduzidos com a quantidade exata de matéria-prima e não causem efeitos inesperados nos consumidores.

Através da industrialização, é mais simples saber quanto cada tipo de medicamento precisa de matéria-prima para oferecer o resultado esperado pelo paciente durante o consumo.

Mas vale a pena lembrar que esses remédios precisam ser receitados por um médico, que você encontra tanto em um programa de controle médico de saúde ocupacional quanto em um hospital público. Lembre-se sempre que a automedicação não é indicada.

Sendo assim, podemos entender que esse tipo de medicamento surge com uma premissa que une tanto os bens mais valiosos da natureza com os processos de industrialização da atualidade para entregar o máximo de qualidade para os consumidores em seus tratamentos.

Conheça os benefícios dos medicamentos fitoterápicos 

Pois bem, agora que você já conhece o conceito dos medicamentos fitoterápicos e sabe para o que eles servem, chegou o momento de conferir alguns dos diversos benefícios do uso desse tipo de medicamento, que podem ser:

  • A composição natural deles;
  • Os poucos efeitos colaterais;
  • A não dependência.

Para facilitar ainda mais o entendimento, explicamos em detalhes sobre os tópicos anteriores. Confira abaixo:

Composição natural

É claro que o primeiro benefício não poderia ser outro. O medicamento é natural, por mais que receba propriedades industrializadas nas empresas, a sua matéria-prima não é alterada, portanto as plantas e vegetais não perdem o seu poder durante a produção.

Claro que esses medicamentos recebem a sua devida análise de produtos alimentícios para que a empresa com especialistas se certifique de que ele está apto para o consumo humano, visto que a maioria desses medicamentos são usados por via oral.

Menos efeitos colaterais

Como mencionamos anteriormente, antigamente existia um grande preconceito em torno de medicamentos para pessoas que sofriam de problemas como a depressão e a ansiedade, entregando remédios com dosagem sempre muito fortes.

Um dos grandes diferenciais dos medicamentos fitoterápicos é justamente a baixa taxa nos efeitos colaterais, fazendo com que a pessoa o consuma tranquilamente, sabendo que não terá nenhum efeito indesejado durante o tratamento como um todo.

Sem risco de dependência

Por fim, não poderíamos deixar de falar que esses remédios também possuem uma taxa quase inexistente de dependência, diferentemente de medicamentos 100% industrializados, que podem gerar algum tipo de vício.

Através dos medicamentos fitoterápicos, as pessoas conseguem um tratamento tranquilo e livre de perigos, pois eles são armazenados em uma câmara frigorífica de congelamento para preservar ao máximo a essência de sua matéria-prima e componentes saudáveis.

Para quem é indicado o uso?

Entendendo sobre os benefícios do uso dos medicamentos fitoterápicos, vale a pena também entendermos para quem é indicado. Você acha que toda e qualquer pessoa pode consumi-lo sem restrições?

Bom, até o momento isso pode ser verdade, pois não existe nenhum tipo de restrição para o consumo dos medicamentos fitoterápicos, sendo que qualquer pessoa e em qualquer idade, condição física ou mental pode utilizar sem medo.

Entretanto, vale a pena ressaltar mais uma vez que isso só deve acontecer perante uma prescrição médica, pois só um profissional consegue avaliar o caso e entender se o paciente realmente precisa desse medicamento e, se precisa, qual o melhor e mais indicado.

Vamos transformar isso em um exemplo: pense que você deseja comprar uma máquina de café expresso. É provável que você pesquise qual os especialistas no assunto recomendam para que não perca tempo e dinheiro, não é mesmo?!

Pois bem, da mesma maneira funciona dentro do universo da saúde, é preciso contar com a experiência de um profissional que estudou sobre aquilo e que entenda sobre o assunto para que ele conheça o seu caso e te recomende aquilo que te fará bem.

Quais profissionais podem prescrever esses remédios? 

Por falar em recomendações de profissionais, também não poderíamos deixar de comentar sobre quais podem te receitar esse tipo de medicamento, afinal de contas, a opinião de alguém que entende sobre o assunto sempre faz toda a diferença.

Na maioria dos casos, os profissionais aptos para receitarem os medicamentos fitoterápicos para qualquer tipo de paciente são os seguintes:

  • Nutricionista;
  • Psiquiatras;
  • Farmacêuticos;
  • Dentistas;
  • Psicólogos;
  • Fisioterapeutas;
  • Cardiologistas.

Isso porque são eles que entendem bem sobre o assunto e que realmente conseguem te diagnosticar com algum tipo de problema, transtorno ou doença que pode receber a ajuda dos medicamentos fitoterápicos no tratamento completo.

É importante que você lembre sempre de conferir os rótulos adesivos de cada um dos medicamentos que comprar, para ter a certeza de que eles são realmente naturais. Se preferir, leve-os para que o seu médico te dê o aval final para consumo com tranquilidade.

Cuidados necessários para o consumo

Para finalizar, também selecionamos algumas dicas que são os cuidados necessários que você, seja um profissional da saúde ou consumidor dos medicamentos fitoterápicos, precisa ter durante o tratamento e uso, como:

  • Entender bem para que serve o medicamento;
  • Atentar-se ao caso de cada paciente;
  • Evitar o consumo em excesso;
  • Estar sempre alinhado com a ciência;
  • Indicar apenas o que tiver certeza;
  • Sempre verificar a composição do remédio.

Assim, esses cuidados podem evitar problemas para qualquer um dos lados, bem como garantir que você, enquanto profissional, realmente ajude os seus pacientes a se sentirem melhor com uma opção de medicação mais leve.

Da mesma forma, esses cuidados também ajudam os pacientes, que poderão consumir seus medicamentos com mais tranquilidade e com a certeza de que estão fazendo o melhor para sua saúde.

Conclusão

A relação entre paciente e médico será tão fluida quanto a união da natureza com a ciência, que trouxe inovações como os medicamentos fitoterápicos que mudaram e continuam mudando completamente toda a área da saúde e dos pacientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.