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Esta é uma pergunta com muitas respostas. Hoje em dia, praticamente todos os adultos, adolescentes e mesmo algumas crianças, já sofreram com dores causadas pela tensão nas costas. E por ser um problema tão comum, às vezes não damos a devida importância a ele. Por isso, neste texto vamos conhecer as causas e os sintomas de tensão nas costas, além de aprender quais as formas de aliviar as dores nesta região do corpo. Acompanhe conosco as principais dicas para você aliviar a tensão nas suas costas.

O que já podemos adiantar é que a maioria das pessoas consegue resolver este problema facilmente. Saiba que com exercícios e alongamentos que podem ser feitos em casa, por 10 minutos diário, sua tensão nas costas já será reduzida..

O que é a tensão nas costas?

A tensão nas costas, como o próprio nome diz, nada mais é do que um tensionamento muscular na região das costas, que pode acometer vários músculos. Este tipo de condição pode ter diferentes causas e sintomas.

Quando a tensão nas costas não é tratada adequadamente, ela pode desencadear dores severas, pois estará acionando o mecanismo do ciclo da dor. Este ciclo ocorre principalmente pelos espasmos musculares e pela má circulação sanguínea do local em questão, que gera uma diminuição da quantidade de oxigênio e nutrientes para os músculos, resultando em uma sensação dolorosa.

Mas, caso você sofre de tensão nas costas, fique tranquilo; o movimento é um dos maiores aliados para combater as dores causadas pela tensão muscular. Pensando nisso, neste texto vamos lhe mostrar como você pode se movimentar da melhor forma possível.

Em resumo, com 10 ou 15 minutos diários de alongamentos e exercícios diários você pode tratar e prevenir, além de aliviar a tensão nas costas. Existe até um Programa de Tratamento desenvolvido por 2 Fisioterapeutas brasileiros, na qual, eles comprovaram que 10 minutos por dia já é suficiente para tratar este tipo de lesão. Logo, para conhecer o trabalho destes fisioterapeutas, clique aqui.

Sintomas da tensão muscular

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A maneira que a tensão nas costas se apresenta em cada indivíduo vai depender do grupo de músculos envolvido na dor. Em geral, os sintomas de tensão nas costas inclui:

  • Sensação de rigidez ou restrição de movimento
  • Dores musculares que surgem sem motivo aparente, e que muitas vezes melhoram com o repouso
  • Fraqueza muscular e sensibilidade no local
  • Espasmos musculares dolorosos
  • Inchaço na região dolorida

Os músculos tensionados doem, e às vezes a intensidade da dor é semelhante àquelas de lesões mais graves. Contudo, normalmente, esse tipo de dor pode ser considerado como um problema de fácil resolução e com alternativas de estratégias de prevenção.

Os estudos científicos atuais dizem que 10 a 12 minutos de caminhadas associado a 10 minutos de alongamentos diários já podem aliviar a tensão nas costas. Um recente Programa de Tratamento das Dor nas Costas provou que com 15 minutos de exercícios em casa, você já consegue aliviar a dor e a tensão.

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Quais as principais causas da tensão nas costas?

Existem várias causas para a tensão muscular, e a influência de cada uma no quadro doloroso dependerá do organismo da pessoa acometida pela tensão. Entretanto, pode-se dizer que as causas mais comuns de tensão nas costas são:

  • Sedentarismo / Falta de Atividade Física
  • Fatores emocionais, como ansiedade
  • Estresse
  • Má postura

Essas quatro causas podem ser classificadas como “problemas da modernidade”, pois estão ligadas ao modo de vida atual, com demandas inesgotáveis e prazos cada vez mais curtos. Logo, elas são responsáveis por mais de 80% dos problemas de tensão nas costas. 

Porém, existem outros fatores que também contribuem para o agravamento e a intensidade da tensão muscular, que são:

  • Fraqueza muscular
  • Falta de alongamento e flexibilidade
  • Tabagismo
  • Sono irregular
  • Má alimentação

Esses cinco fatores podem não ser as causas da tensão, mas influenciam tanto no seu tratamento quanto na chance de recorrência do problema. Por isso é importante trabalhar para sua resolução.

Para saber como aliviar a tensão a tensão nas costas é importante que você avalie quais das causas acima motivam suas dores.

Quais os problemas gerados pela tensão nas costas?

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O principal problema que a tensão muscular causa é a dor, que pode variar de intensidade, dependendo do tempo de início e do estímulo nocivo que a desencadeou. O grande problema da dor é que ela faz com que o indivíduo contraia os músculos e chegue menos sangue na região dolorida e, por consequência, menos nutrientes. Ao mesmo tempo, sua articulação tem menos lubrificação e gera mais atrito. 

Enfim, a tensão nas costas pode ser facilmente tratada, mas se você “bobear” e não prestar a devida atenção, esta condição pode se agravar seriamente.

Hoje em dia, existem fisioterapeutas que por menos de R$20 reais ao mês fornecem tratamentos para serem feitos em casa e com excelentes resultados. Se tiver interesse em saber mais, clique aqui.

É importante ter em mente que, na maioria dos casos, a dor é causada por um problema simples e sem gravidade. Além disso, este incômodo geralmente melhora com a realização de alguns exercícios e alongamentos.

O que posso fazer para aliviar a tensão nas costas?

Para tratar a tensão nas costas é importante agir por duas vias:

  • Fazer exercícios que alongam, relaxem e devolvam a circulação para os músculos
  • Tratar a causa da tensão

De modo geral, são necessários apenas cerca de 10 ou 15 minutos de exercícios diários para diminuir, melhorar ou cessar as dores causadas pela tensão nas costas.

Exercícios simples como caminhadas e alongamentos já ajudam a melhorar o problema; ou mesmo aqueles realizados numa academia, desde que sejam feitos com supervisão. O importante é não ficar parado, e nem ficar “de repouso” por muito tempo, para não piorar o quadro e nem o fazer evoluir para um problema maior.

Vamos ver algumas alternativas para tratar a tensão nas costas delas:

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Caminhada

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10 a 20 minutos de caminhadas 3 a 5x na semana ajuda a aliviar a tensão nas costas.

Alongamentos

Realizar de 8 a 10 alongamentos de pernas, braços e coluna todos os dias vai te auxiliar a tratar e prevenir a tensão nas costas.

Exercícios em casa

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Programa de Tratamento de Dor nas Costas Online

Idealizado por 2 fisioterapeutas especialistas em coluna, este programa oferece orientação e tratamento para dor nas costas, com exercícios e alongamentos para serem realizados em casa. Clique aqui e saiba mais.

Liberação miofascial

Esta é uma técnica de terapia manual que tem como objetivo soltar e relaxar a fáscia muscular, para que haja maior elasticidade e liberdade entre a fáscia e o músculo. Quando a pessoa está com um quadro de tensão muscular, essa estrutura pode ser sobrecarregada, se contraindo e aderindo ao músculo. Assim, este processo causa dores, piorando a postura e mesmo causando lesões.

A técnica de liberação miofascial pode ser feita de forma manual ou utilizando instrumentos variados, como rolos e bolas de tênis. Porém, como se trata de uma técnica com algumas contra indicações, ela deve ser realizada apenas por um profissional habilitado para tal.

Pilates

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O método Pilates tem várias aplicações, incluindo o alívio e a prevenção de dores causadas pela tensão nas costas. Esta é uma técnica que propõe a cura e o autoconhecimento através do movimento, e pode ser realizada no solo ou em equipamentos específicos.

O Pilates possui alguns princípios essenciais para sua aplicação, como:

  • Concentração
  • Respiração
  • Controle
  • Fluidez
  • Precisão
  • Centro

Esses seis princípios aplicados em conjunto são fundamentais para a prática correta do método Pilates além de tornarem esta prática mais do que apenas uma série de exercícios físicos.

Yoga

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Outra atividade física interessante para melhorar a tensão nas costas é a yoga. Ela trabalha com posturas específicas, meditação e respiração, o que a torna ótima para lidar com a tensão, o estresse e a ansiedade. Existem vários tipos de yoga e não é difícil encontrar um que seja ideal para o seu caso de dor.

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Outras formas de tratar a tensão nas costas

Acupuntura

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A acupuntura é um conjunto de técnicas da medicina tradicional chinesa, com várias vertentes. Ela é usada para equilibrar o que foi danificado por nossos próprios hábitos.

Esta técnica é eficaz não só no relaxamento, mas também na redução do estresse e de tensões. Por isso, ela pode ser útil para ajudar no tratamento das causas da tensão nas costas.

Redução do estresse

Sendo o estresse um dos causadores da tensão nas costas, o ideal é tratá-lo, ao mesmo tempo que o corpo é tratado. As formas de tratamento do estresse são bastante variadas, e dependem de cada pessoa.

Lidar com a ansiedade

Essa é uma tarefa difícil, principalmente nos dias atuais, onde o estresse e a correria se tornaram coisas normais do dia a dia. Mas, sendo essa também uma das causas das tensões musculares, a ansiedade deve ser controlada para evitar a recorrência do problema.

É possível prevenir a tensão nas costas?

Essa é uma pergunta de difícil resposta, uma vez que a tensão nas costas se trata de um problema com causas diversas. Algumas dessas causas, inclusive, envolvem “problemas da modernidade”, principalmente quando levamos em consideração casos de tensão muscular relacionados ao estresse e a ansiedade.

Mas, uma vez identificado o problema e a causa dele, é possível trabalhar para evitar sua recorrência. E, de modo geral, a prática regular de exercícios, mesmo que por poucos minutos diários, é suficiente para amenizar a tensão.

Além disso, métodos como o Pilates e a Yoga, podem ser usados de forma preventiva, ajudando a evitar não só a tensão nas costas, como uma série de problemas que envolvam músculos e articulações. Ainda, alguns dos benefícios do Pilates e da Yoga envolvem a redução do estresse, o que torna tais práticas ideais para a prevenção das dores causadas pela tensão nas costas.

Devo tomar medicamentos para a dor?

Saiba que os medicamentos, em muitos casos de tensão nas costas, só irão mascarar o problema e não resolvê-lo. Isso é algo perigoso porque uma vez que a causa da dor e da tensão não são tratadas, o que antes era algo de fácil resolução, pode se tornar um problema mais grave.

É importante salientar também que o uso de medicamentos para a dor trazem alguns riscos, como danos ao fígado e aos rins. Além disso, até a dependência química é um risco, como no caso dos analgésicos.

Então, o mais indicado para tratar sua tensão nas costas é investir um pouquinho de tempo todos os dias para a realização de exercícios físicos. Utilizando dessa estratégia, com certeza você conseguirá tratar a raiz do seu problema e ajudar a evitar recorrências.

Conclusão

Além das técnicas e métodos mostrados no decorrer deste texto, é necessária uma mudança total de hábitos para acabar de vez com o seu problema de tensão nas costas. Portanto, o ideal para melhorar a tensão muscular, principalmente na região do dorso, é ter uma rotina saudável, que inclua a prática regular de exercícios físicos.

Independentemente do indivíduo estar em boa forma física ou não, praticar exercícios é importante e deve se tornar um hábito. Sabemos que adquirir o hábito de realizar atividade física com frequência não é uma tarefa fácil, principalmente numa rotina em que passamos cada vez mais tempo em em casa e sentados. Porém, este é um desafio que deve ser encarado, para o bem da sua saúde.

Se você precisa de ajuda especial para sua dor nas costas, veja este site que recomendamos.

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