Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Já sentiu dores na região da coluna quando está fazendo alguma atividade física, realizando as tarefas de casa ou até mesmo ficar por longos períodos sentado na mesma posição? Sabia que é possível aplicar alguns exercícios para hérnia de disco e aliviar os sintomas no conforto da sua casa?

Basicamente, a hérnia de disco é um problema que acomete o corpo de várias pessoas, onde só no Brasil, mais de 2 milhões de casos são registrados no ano.

Esta patologia, além de causar dor, pode impossibilitar o ser humano de realizar até as mais simples tarefas do cotidiano, prejudicando o seu desempenho. 

Durante a vida, pode-se ocorrer o desgaste ou deslocamentos desses discos, causando assim a famosa hérnia discal, que é mais comum na coluna cervical e lombossacral, tanto em homens quanto mulheres, com prevalência acima dos 30 anos.

Continue a leitura para entender as características mais comuns desta patologia e os 3 principais exercícios para hérnia de disco.

Estruturas da Coluna

A nossa coluna possui alguns discos intervertebrais ao longo da sua formação, com o principal objetivo de absorver impactos durante os movimentos do nosso corpo.

Para entender melhor, vamos ver como a coluna é composta. Ao total temos 33 vértebras e nela está dividida desta forma:

  • 7 Vértebras cervicais;
  • 12 Vértebras torácicas;
  • 5 Vértebras lombares;
  • 5 Sacro;
  • 4 Cóccix.

Dentro deste padrão, as vértebras cervicais e torácicas tendem a ter uma mobilidade articular maior, como olhar para cima e para baixo, inclinar o pescoço, olhar para trás e entre outros. Estes movimentos são espontâneos do nosso dia a dia. 

As vértebras lombares, por serem um pouco maiores, têm como sua principal função suportar o peso ou a pressão do nosso corpo.

O processo da Hérnia Discal 

Agora que entendemos como é composta a nossa coluna, vamos aprender como surge uma hérnia.

A hérnia discal consiste de um deslocamento do conteúdo do disco intervertebral, conhecido como núcleo pulposo. 

Dependendo do volume de material herniado, pode haver compressão e irritação das nervosas. As mais comuns são nas regiões da lombar e do saco dural, geralmente é indicada como dor ciática, aquele incômodo que vem da coluna, desce para o glúteo e vai até o final da perna.

A hérnia também é subdividida em fases, do momento agudo até a fase crítica, que impossibilita o paciente de realizar suas atividades.

Fase 1
Abaulamento discal: Início da patologia, que ocorre quando o disco apresenta fissuras nas fibras, levando o disco à forma de um arco.

Fase 2
Protusão Discal: Nesta fase o abaulamento encontra-se um pouco maior, podendo atingir até mesmo nervos. Aqui consideramos a doença em um estágio moderado.

Fase 3
Hérnia de disco: Esta é a fase mais crítica, onde já ocorre a extrusão do disco intervertebral. Também junto a ocorrência, pode também haver desidratação do disco.

Qual a causa da Hérnia de Disco?

Atualmente, a hérnia discal é o diagnóstico mais comum dentre as alterações degenerativas da coluna, porém não existe uma só causa para desenvolver a doença, já que todos nós estamos sujeitos ao diagnóstico. 

Os principais fatores são: 

  • Envelhecimento;
  • Fatores genéticos;
  • Vibrações externas;
  • Obesidade;
  • Exposição a cargas;
  • Movimentos inadequados ou bruscos;
  • Tabagismo. 

Tratamento da Hérnia Discal

Para alívio de dores ou dos sintomas que estão relacionados à hérnia discal, existem dois tipos de tratamento, o conservador e o cirúrgico, este segundo para os casos mais avançados. 

Tratamento conservador

A finalidade do tratamento é aliviar a dor, estimular a recuperação neurológica, com retorno precoce às atividades da vida diária e ao trabalho. 

Pacientes com hérnias pequenas, alguns jovens, com leve déficit neurológico e pouca degeneração discal, seriam indicados para o tratamento conservador, na qual deve reduzir gradativamente a dor e aumentar a atividade física. 

O tratamento conservador inclui fisioterapia com principal objetivo de analgesia e relaxamento, principalmente através de exercícios para a hérnia de disco, além de alongamentos. 

Também podem ser utilizados alguns recursos da eletroterapia, como o tens (famoso choquinho), infravermelho ou compressas quentes. 

Também temos a opção do bloqueio foraminal, na qual é um procedimento minimamente invasivo, mas que acontece dentro de um centro cirúrgico, com o foco de controle da dor.

Tratamento cirúrgico

O tratamento cirúrgico tem como principal objetivo a descompressão das estruturas nervosas. 

As indicações do tratamento para este tipo são quando os pacientes sentem dormência constantes nos braços ou pernas, dores crônicas que não são aliviadas através de medicamentos ou sobre efeito de outros tratamentos e diminuição de força muscular, principalmente em membros inferiores (pernas), na qual já impossibilita de andar e de ter uma vida normal.

3 exercícios para Hérnia de Disco que você pode fazer em casa

1. Estímulo à extensão
Estímulo à extensão-exercícios para hérnia de disco1

Instruções: Ficar em pé, encostado de frente para uma parede, fazendo força nos braços contra a parede sem desencostar. Em seguida, realize o momento desencostando da parede.

Este exercício tem por objetivo estimular a extensão de tronco, o fortalecimento de multífido e paravertebrais.

2. Mobilidade de Coluna
mobilidade de coluna

Instruções: Sentados com os joelhos dobrados, flexionar o tronco para frente para pegar o impulso e, em seguida, role para trás apoiando vértebra por vértebra e novamente role para frente até voltar à posição inicial.

Este exercício para hérnia de disco tem como principal objetivo mobilizar a coluna e fortalecer os músculos do abdome.

3. Alongamento
alongamento-exercício para hérnia de disco2

Instruções: Deitado de barriga para cima, de preferência em uma superfície reta e estável como no tapete da sala, trazer as duas pernas dobradas em sentido ao peito e segurá-las por 30 segundos.

Este exercício tem como objetivo promover o relaxamento e alívio das dores momentâneas. O ideal é fazer no período matinal, antes de começar as atividades.

Conclusão

Ao fazermos essa sequência de exercícios para hérnia de disco todos os dias, é possível apresentar melhora da condição física, da mobilidade articular da coluna e o ponto principal, aliviando as dores e os desconfortos causados, já que os movimentos realizados estimulam o relaxamento em todo o corpo.

Para fazer um tratamento assertivo e obter sucesso nos resultados dos seus pacientes, o Grupo VOLL disponibiliza um e-book gratuito com explicações de diversas patologias da coluna.

Nele, você vai entender suas classificações, como avaliar e identificar, cuidados, contraindicações e exercícios com fotos passo a passo.

Ficou interessado? Clique aqui e tenha acesso exclusivo!

Referência Bibliográfica

Vialle, Luis Roberto et al. Hérnia discal lombar. Revista Brasileira de Ortopedia [online]. 2010, v. 45, n. 1 [Acessado 28 Agosto 2022] , pp. 17-22. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-36162010000100004>. Epub 09 Abr 2010. ISSN 1982-4378. https://doi.org/10.1590/S0102-36162010000100004.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.