Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Neste texto vamos abordar o que causa a hérnia de disco. Desde já, saiba que dores nas costas e no pescoço são problemas que atingem boa parte da população mundial, e a hérnia de disco é uma das causas mais deste tipo de dor. Hérnias de disco podem acometer pessoas de todas as idades, embora seja mais comum a partir da terceira década de vida.

Quando identificamos o que causa a hérnia de disco, sabemos exatamente como tratar este problema; logo, durante este artigo, você vai descobrir como fazer isso sem sair de casa!

A hérnia de disco, independentemente do local ou tipo de lesão que gera, causa a compressão de raízes nervosas, localizadas na coluna vertebral. A forma como este problema se apresenta em cada pessoa pode ser diferente, desde a total falta de sintomas até uma compressão grave o suficiente para causar dificuldades de locomoção.

O que é a hérnia de disco?

A hérnia de disco é uma complicação decorrente de um problema nos discos intervertebrais, estruturas que funcionam como amortecedores entre as nossas vértebras. Assim, quando esse disco sofre alguma dilatação, cria-se um tipo de protuberância, ou o disco se rompe. Quando o rompimento acontece, o disco extravasa um líquido que existe dentro dele e este líquido pressiona as raízes dos nervos que estão localizados próximos à lesão. Logo, esta é a principal causa das dores características da hérnia de disco.

Você consegue imaginar um nervo sendo pressionado? Então, este é o problema que causa a hérnia de disco.

Para explicar de forma mais simples ainda: imagine um pão de queijo com catupiry dentro dele. Certo? Agora imagine que o pão de queijo foi pressionado muito forte; o que acontece com o catupiry que tem dentro dele? Isso mesmo, ele “sai para fora” do pão de queijo. Portanto, a mesma coisa acontece dentro do seu disco. Este líquido vai sair e pressionar a raiz nervosa, ocasionando a famosa dor da hérnia de disco.

Mas a pergunta que fica é: “Eu já sei a causa da hérnia de disco, mas qual é a cura deste problema?”. Fique tranquilo, vamos abordar tudo isso e, ao final do texto, você vai entender melhor este quadro.

É importante saber que o local mais comum para o desenvolvimento de hérnias discais é na região lombar da coluna, seguido da cervical e, por último, da coluna torácica.

Desde já eu adianto que, mais de 90% das hérnias de disco, são tratadas com exercícios e alongamentos. Por isso, seja qual for a causa da sua hérnia, não se desespere: com movimentos que você pode fazer em casa, você consegue tratar o seu problema.

O que é o disco intervertebral?

causa_hernia_de_disco

Os discos intervertebrais são formados por um anel fibroso na parte externa e um núcleo mais macio na parte de dentro. Eles estão localizados entre as vértebras e servem tanto para absorver impactos quanto para garantir a movimentação do indivíduo.

Estes discos têm a mesma função de uma almofada, ou seja, absorvem impactos e amortecem os pesos do nosso corpo. Mas, sempre que o líquido de dentro extravasar para fora, acontece a hérnia de disco.

Lembra do exemplo do pão de queijo? Então, é exatamente assim.

Os tipos de hérnia de disco

Além da localização, a hérnia de disco pode ser classificada de acordo com o estado do disco, em ordem crescente de severidade, são elas as hérnias de disco:

  • Protusa
  • Extrusa
  • Sequestrada.

Embora os nomes possam assustar de início e a dor possa, por vezes, ser incapacitante, saiba que a hérnia de disco é um problema que pode ser resolvido com um programa de movimentos e exercícios especializados.

Os métodos usados para aliviar sua dor vão depender do quadro clínico que seu caso se encontra, por exemplo, se é agudo ou crônico. Além disso, outro fator determinante é a disponibilidade de recursos fisioterápicos na cidade ou região que o paciente mora.

Mas, mais uma vez, reforço a seguinte informação: hérnia de disco tem cura e pode ser controlada!

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!

Quais os problemas que a hérnia de disco pode causar?

Os sintomas causados pela hérnia de disco ocorrem devido a compressão dos nervos pela hérnia, logo vão depender da severidade e da região da coluna afetada. Contudo, os mais comuns, são:

  • Formigamento e dormência
  • Fraqueza Muscular
  • Dores na coluna, braços pernas ou pescoço 

Além da compressão do nervo, a própria exposição do núcleo do disco causa um processo inflamatório, e essa junção de fatores é que causa a dor.

Porém, existem pessoas que não apresentam sintoma algum e descobrem a hérnia de disco por acaso em algum exame. Pelo incrível que pareça, é muito comum as pessoas terem hérnia de disco e não apresentarem sintomas.

É importante você lembrar: não se assuste com o seu diagnóstico. Saiba que em 90% das situações a sua hérnia pode melhorar, diminuir ou curar apenas com exercícios ou alongamentos. Portanto, não se apavore! Seu caso provavelmente pode ser tratado e surtir melhora.

Existem até programas de tratamento online para hérnia de disco que podem ser feitos em casa. Para conhecer o Programa Mais Premiado da atualidade, clique aqui.

tipos-hernia-de-disco

Quais as causas da hérnia de disco?

hérnia-de-disco-lombar

Muitas vezes é difícil identificar uma causa da hérnia de disco, visto que quase sempre se trata de um processo gradual de desgaste, enfraquecimento e ruptura do disco intervertebral. Além disso, a hérnia de disco é um dano que ocore no decorrer de vários anos.

Mas, no geral, as principais causas da hérnia de disco se resumem a:

  1. Desgaste e degeneração naturais do envelhecimento
  2. Sobrecarga ou carregar peso de forma errada
  3. Trauma ou acidente.

E, claro, existem outros fatores que contribuem tanto para o surgimento do problema, como para sua evolução e severidade. Alguns deles, são:

  • Má postura
  • Sedentarismo e falta de atividade física
  • Enfraquecimento muscular
  • Obesidade
  • Problemas de coluna
  • Gravidez
  • Falta de flexibilidade

A falta de exercícios e o sedentarismo são as causas de hérnia de disco mais evitáveis possíveis, pois com 10 ou 15 minutos de atividade física todos os dias, o indivíduo já pode evitar e muito uma hérnia de disco.

Hoje em dia, alguns fisioterapeutas realizam programas de exercícios e alongamentos para serem feitos em casa e, o melhor, é o preço: custam menos de R$20 reais por mês. O Dr. Keyner Luiz, fisioterapeuta especialista em coluna, já tratou mais de 89 pacientes com hérnia de disco, apenas com exercícios e alongamentos para serem feitos em casa.

Mas é importante lembrar que essas não são as únicas causas da hérnia de disco. Existem outros fatores que podem desencadear este problema, alguns não são tão comuns ou até agem em conjunto com as causas já citadas, o que torna sua influência difícil de quantificar.

Vamos agora entender como cada uma dessas causas influencia no desenvolvimento da hérnia de disco.

1. Desgaste e degeneração naturais do envelhecimento

envelhecimento-e-hernia-de-disco

Esse é um processo gradual e, de certa forma, característico do envelhecimento. É um processo que envolve mudanças na fisiologia do corpo, que atingem diversos órgãos e que, muitas vezes, torna-os mais frágeis e suscetíveis a lesões.

Além disso, todos os dias nossos discos intervertebrais sofrem impactos das atividades rotineiras, como andar, se inclinar, ou se virar. 

Com o passar do tempo o annulus fibrous, nome científico para o disco intervertebral, começa a se desgastar e se tornar mais frágil, o que faz com que a pressão exercida pelo núcleo da hérnia se torne cada vez mais danosa. Portanto, é justamente esse processo, que ocorre de forma lenta e contínua, que pode causar uma hérnia de disco.

Contudo, é importante salientar que, de forma alguma, esse processo irá levar ao desenvolvimento de uma hérnia de disco em todas as pessoas. Essa é apenas uma das prováveis causas mas, sozinha, dificilmente leva a uma herniação discal.

É importante ressaltar que, muitas vezes (na maioria delas), a hérnia de disco não causa nenhum sintoma. Logo, afirmo mais uma vez: você não precisa se desesperar caso você tenha uma hérnia de disco.

Envelhecer é uma coisa que todos nós vamos passar, certo? Então, a nossa escolha é sobre de que forma escolheremos envelhecer! Você quer envelhecer saudável ou com dores? Quer ficar acamada ou ter vitalidade?

Se você fizer 10 ou 15 minutos de exercícios diariamente, você já pode melhorar muito a sua saúde futura.

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!

2. Sobrecarga ou carregar peso de forma errada

A sobrecarga da coluna, resultado do ato de se carregar objetos pesados, pode levar a uma pressão extra sobre o disco intervertebral. Existem duas formas dessa sobrecarga ocorrer:

  • Carregar um peso muito acima do usual: Nesse caso, uma sobrecarga inesperada não seria bem suportada pela musculatura, já que esta não estaria habituada a tal peso.
  • Repetição: Aqui o dano seria gradual, causado por sobrecargas menores, porém recorrentes. 

Há, então, nessas situações, uma aceleração do desgaste da hérnia, que já ocorre no processo natural do envelhecimento e que por si só já levaria a uma fragilidade maior do disco.

3. Trauma ou Acidente

Essa não é uma causa tão comum quanto as outras, e diferente das demais, o trauma pode ser considerado uma causa aguda. Nesse caso, uma pressão extrema pode causar a herniação de forma abrupta.

Alguns exemplos de trauma físico que podem levar à herniação discal são:

  • Acidente de carro
  • Uma sobrecarga inesperada e muito acima do que o corpo conseguiria suportar

A carga necessária para levar a uma herniação discal vai depender das condições físicas da pessoa que sofreu o trauma. Por exemplo, uma pessoa com uma musculatura mais fortalecida e com o hábito de fazer exercícios físicos regularmente, tem a capacidade de tolerar, até certo ponto, uma sobrecarga maior.

Combinação de duas ou mais causas de hérnia de disco

Existe também a possibilidade de a hérnia de disco ser causada por uma combinação de dois ou mais desses fatores destes citados, como o desgaste, a degeneração e um trauma.

Nesse caso, pode acontecer de o disco, que já estava fragilizado, sofrer um trauma que não precisa ser tão forte, mas devido ao estado prévio do disco pode se apresentar de forma muito danosa. Às vezes um espirro é trauma suficiente para um disco já desgastado.

A contribuição de outros fatores para surgimento da hérnia de disco

causas-hérnia-de-disco

Outros fatores que também podem contribuir para o desenvolvimento da hérnia de disco são:

  • Má postura: Aumenta a sobrecarga do disco, por concentrar o peso em uma área que normalmente não receberia tanta carga.
  • Sedentarismo e Falta de Atividade Física: Isso diminui o aporte sanguíneo e a lubrificação das articulações, além de promover rigidez articular e encurtamento dos músculos.
  • Enfraquecimento muscular: Leva a uma desestabilização geral do corpo, pois ele não consegue mais uma movimentação ou sustentação adequada, devido ao enfraquecimento dos músculos responsáveis por esta função.
  • Obesidade: Além de aumentar a sobrecarga dos discos, a obesidade causa um estado inflamatório generalizado, o que ajudaria a enfraquecer ainda mais o disco.
  • Problemas de coluna: Problemas como escoliose afetam a posição das vértebras, o que pode gerar danos ao disco tanto pelo posicionamento dos ossos, quanto pela sobrecarga em certas regiões.

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!

Gravidez e Hérnia de Disco

gravidez-e-hernia-de-disco

Outra condição que pode levar ao desenvolvimento ou agravar as dores causadas pela hérnia de disco é a gravidez. 

Durante a gravidez alguns cuidados físicos não são necessários, apesar de ser um estado benigno que não costuma trazer problemas de saúde.

Mas a necessidade de cuidado com o corpo vem do fato de que, neste período, a gestante pode ganhar peso de forma repentina, além de desencadear mudanças físicas que afetam a coluna e que, apesar de temporárias, podem ser danosas para a saúde das suas costas.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, a prática de exercícios é recomendada na gravidez, desde que acompanhada por um profissional habilitado. Os exercícios ajudarão não só a manter a saúde da mulher, mas também evitarão a sobrecarga da coluna e o possível aparecimento de problemas como a hérnia de disco.

Conclusão

Portanto, depois de tudo isso, acredito que você já tem resposta para a pergunta inicial: “O que causa a hérnia de disco?”

Assim, concluindo, a hérnia de disco é um problema multifatorial, o que quer dizer que diversos fatores contribuem para o seu desenvolvimento. Algumas causas são preveníveis, como a sobrecarga, má postura, falta de exercícios e obesidade. Outras nem tanto, como traumas e o desgaste natural da idade.

Mas o conhecimento das potenciais causas da hérnia de disco é algo de grande importância, principalmente se quisermos encontrar formas de prevenir ou amenizar o problema. Exercícios como alongamentos e caminhadas são as melhores formas de prevenir e tratar a hérnia de disco; portanto, movimente-se!

Tudo isso leva não só a redução das dores e prevenção do quadro de hérnia de disco, mas também melhora a qualidade de vida de quem convive com esta condição.

Então, se você chegou até aqui, relembro mais uma vez: movimente-se, é a melhor dica que eu posso lhe dar. E se você tiver interesse no Programa de Tratamento de Hérnia de Disco criado por 2 renomados fisioterapeutas, clique aqui e veja os detalhes!

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.