Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A musculatura orofacial é essencial para a realização de muitas atividades diárias. Além de estar relacionado à comunicação, também é decisivo para funções, como mastigação, deglutição e respiração. Quando algo não está acontecendo como deveria, é importante recorrer à fisioterapia orofacial.

Esses tratamentos possuem características específicas que facilitam os resultados e a recuperação do paciente em diferentes situações. Conhecê-los é essencial para um ótimo desempenho em relação à fonoaudiologia.

Além disso, durante uma consulta do seu plano de saúde odontológico, também é possível receber o pré-diagnóstico.

Dessa forma, comece a dar uma olhada em quais tratamentos foram feitos para os músculos e então, saiba como cada um deles funciona.

Continue a leitura e entenda abaixo o que é a fisioterapia orofacial e os benefícios que ela propõe no tratamento dos pacientes!

O que é Fisioterapia Orofacial?

A fisioterapia orofacial é um campo da fisioterapia que lida com condições relacionadas às articulações temporomandibulares, dor orofacial e pós-operatório de cirurgia facial.

Por exemplo, você procurou por um plano odontológico completo para fazer uma remoção de sisos. Como pós-operatório, talvez seja necessária uma fisioterapia orofacial.

Ela é conhecida por tratar a DTM (Disfunção Temporomandibular) e estas disfunções estão associadas à ATM (Articulação Temporomandibular) e a um grupo de músculos usados ​​para abrir e fechar a boca e fazer movimentos faciais.

Elas ainda são pouco compreendidas, embora afetem grande parte da população e, muitas das vezes, só são descobertas ao passar em um melhor plano odontológico e o profissional apontar algumas disfunções ou outros médicos de outras especialidades da região facial.

Existem vários sintomas possíveis para DTM, como dor de cabeça, pescoço, rosto, zumbido nos ouvidos, barulho ou dificuldade para abrir a boca, cansaço nas bochechas, dor de dente irradiando para a mandíbula e o desvio ao abrir a boca. 

Vale acrescentar que as causas dessas disfunções não são totalmente compreendidas, mas parecem ser de natureza multifatorial, associadas a traumas mandibulares ou faciais, artrite, hiperatividade muscular, hábitos funcionais anormais, estresse emocional e até bruxismo.

Além disso, a fisioterapia orofacial pode tratar outras dores orofaciais. É adequado para estágios pós-operatórios de cabeça e pescoço, como após cirurgia de tumor de amígdala ou mandíbula, cirurgia ortognática, lifting facial, etc.

Para isso, são utilizadas terapia manual, técnicas específicas de mobilização articular ou técnicas de mobilização tecidual e manejo da dor. 

A laserterapia também pode ser necessária, visando otimizar o processo de cicatrização e reduzir o edema, entre outros benefícios.

Logo, caso você esteja procurando por “quanto custa um plano dentário” para fazer uma cirurgia na boca, saiba que a fisioterapia orofacial pode te ajudar na recuperação.

O que esse tipo de fisioterapia trata e como funciona?

A fisioterapia orofacial é um ramo da fisioterapia que trata condições relacionadas à articulação temporomandibular, sucção e deglutição. 

Os pacientes muitas vezes experimentam fortes dores de cabeça que irradiam para os ombros e pescoço e procuram vários tratamentos sem resultados.

O trabalho de fisioterapeutas e dentistas pode eliminar esses sintomas e levar a uma melhor qualidade de vida para o indivíduo.

De qualquer forma, não existem tratamentos prontamente disponíveis para os músculos orofaciais. Todo mundo tem um propósito e há aspectos de personalização que precisam ser considerados para tomar o curso de ação desejado. 

Para entender melhor, confira como funciona essas etapas e seus principais pontos:

1. Investigação e diagnóstico

Tudo começa com uma avaliação para determinar as necessidades específicas de cada paciente.

As avaliações clínicas da função muscular foram realizadas por meio de protocolos validados na área fonoaudiológica (ou até odontológica, como dentistas de um plano odontológico acessível, por exemplo) que conferem os resultados funcionais e de mobilidade da região orofacial.

O objetivo principal é compreender as principais alterações no tecido muscular e sua função. Os resultados da EMG de superfície são apresentados em forma numérica para facilitar a comparação dos casos subsequentes.

2. Ação corretiva

Após determinar quais áreas e funções estão danificadas, são planejados tratamentos específicos. Tradicionalmente, são conhecidos os exercícios musculares adequados para cada alteração, sempre realizados por fonoaudiólogos.

Outra possibilidade – e a mais inovadora – é utilizar o biofeedback. Por meio do posicionamento de eletrodos de superfície inseridos na pele e do uso de equipamentos especiais, o paciente consegue identificar em tempo real o momento da contração muscular.

Então, saiba que tipo de contração é necessária e qual é o movimento adequado para alcançá-la.

3. Monitoramento e Reavaliação

Como os tratamentos aplicados aos músculos orofaciais são distintos, todos respondem de maneira diferente. Portanto, cabe aos profissionais de saúde determinar qual é o resultado e o que precisa ser mudado.

A reavaliação faz exatamente isso. Geralmente há uma espera de 2 a 4 meses, dependendo das condições, para que novos resultados sejam avaliados. A partir de um novo EMG, comparado com a avaliação inicial do tratamento.

Determine se há uma melhora ou se a condição permanece estagnada em relação ao valor inicial. Com base nessas reavaliações, o regime de tratamento pode ser alterado.

Quais são os benefícios da Fisioterapia Orofacial?

O tratamento das lesões da ATM é multidisciplinar. Portanto, envolve médicos, fisioterapeutas e dentistas.

O principal objetivo desta modalidade é evitar a necessidade de cirurgia no futuro. Além disso, existem outros usos para a terapia orofacial, como:

  • Reposicionamento da mandíbula inferior ao crânio para melhorar a função;
  • Reduzir a dor muscular;
  • Melhorar a amplitude de movimento;
  • Melhorar a postura;
  • Reeducar o paciente quanto ao correto posicionamento da mandíbula;
  • Reduzir a inflamação;
  • Fortalecer o sistema musculoesquelético.

Conclusão

Os desconfortos provocados por dores na região da mandíbula, como a ATM e a DTM estão correlacionados e podem ser tratados adequadamente por dentistas especializados. 

Por isso, caso você perceba incômodos ou dores agudas em sua face, procure por profissionais e comece a realizar a fisioterapia orofacial.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.