Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você conhece a auriculoterapia? Sabe quais são os benefícios e como ela pode ajudar no tratamento da sua saúde e de seus pacientes? 

Segundo a Postal Saúde, a auriculoterapia é uma técnica derivada da acupuntura que consiste em aplicar pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, emocionais e emocionais.

Hoje, a auriculoterapia faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Brasil, sendo oficializada em 2018. 

É considerada uma técnica não invasiva e indolor, o que a torna amplamente aceita pelos pacientes para realização de seus tratamentos.

Descubra o poder da auriculoterapia, uma prática antiga que utiliza pontos específicos na orelha para promover a cura e o bem-estar. Se você está em busca de uma abordagem natural e complementar para tratar diversas condições de saúde, convidamos você a explorar mais sobre a auriculoterapia.

Neste texto, mergulharemos nessa fascinante técnica terapêutica, explorando seus princípios, benefícios e aplicações. Boa leitura!

O que é a auriculoterapia?

A auriculoterapia está inserida na prática da Medicina Tradicional Chinesa e tem como objetivo tratar e diagnosticar várias doenças emocionais, físicas e psíquicas. 

Essa prática é indolor, pouco invasiva e é bem aceita pelos pacientes devido aos bons resultados obtidos após a aplicação.

A história da auriculoterapia

A auriculoterapia surgiu dos povos egípcios, que estimulou alguns pontos das orelhas para aliviar dores e promover a cura, obtendo resultados positivos. 

Posteriormente, os chineses mapearam a orelha, criando uma cartografia auricular na medicina chinesa, descrevendo mais de 200 pontos auriculares. Cada ponto descrito no “mapa” está diretamente relacionado a alguma parte do nosso corpo.

Qual sua funcionalidade? 

A auriculoterapia auxilia no tratamento de mais de 200 doenças, tanto físicas quanto psíquicas. 

Alguns exemplos dessas doenças são ansiedade, depressão, distúrbios do sono, distúrbios alimentares, dependência de álcool e tabaco, dores crônicas e agudas, como cefaleias, torcicolos e dores lombares, além de doenças sistêmicas como artrites, artroses, doenças cardiovasculares, respiratórias, endócrinas, digestivos e urogenitais.

Quem pode fazer?

Essa técnica não apresenta contraindicações e traz benefícios para crianças, adultos e idosos. 

No entanto, é importante ressaltar que ela deve ser realizada com cuidado em pessoas diagnosticadas com AIDS, diabetes, ou que estejam em uso de medicamentos anticoagulantes.

Benefícios da técnica

Como mencionado anteriormente, a auriculoterapia pode ser usada no tratamento de diversas doenças. Ela proporciona efeitos anômalos em caso de dor, controle metabólico e benefícios nas doenças psicossociais e psicossomáticas. 

Além disso, oferece conforto para o paciente, pois não causa dor, não é invasivo e possui ampla indicação, com efeitos colaterais raros.

Como é realizado o tratamento?

O tratamento é realizado estimulando os pontos específicos na orelha, que representam um feto de cabeça para baixo na Medicina Tradicional Chinesa. 

A auriculoterapia faz parte das terapias de microssistema, que consistem em estimular pontos específicos na orelha para influenciar órgãos, sistemas, membros e funções do corpo humano.

Incluído assim, auriculoterapia nas terapias de microssistema que nada mais é do que os estímulos de pontos específicos no globo auricular. Cada ponto corresponde a funcionalidade de sentidos e sistemas, órgãos e membros do corpo humano. 

Pontos da auriculoterapia

A auriculoterapia é uma forma de medicina complementar que se baseia na estimulação de pontos específicos na orelha externa para tratar diversas condições de saúde. Esses pontos auriculares estão associados a diferentes partes do corpo e sistemas de órgãos. 

Embora existam várias cartas de pontos de auriculoterapia em diferentes sistemas, vamos fornecer uma lista geral dos pontos comumente usados.

Ponto Shenmen

Conhecido como “Porta do Espírito”, é usado para acalmar a mente e promover o relaxamento.

Ponto Fígado 

Associado ao sistema hepático e utilizado para tratar problemas hepáticos, como hepatite e cirrose.

Ponto Rim

Relacionado ao sistema renal e usado para tratar doenças renais, problemas urinários e impotência.

Ponto Coração

Associado ao sistema cardiovascular é usado para tratar problemas cardíacos, pressão arterial elevada e ansiedade.

Ponto Pulmão

Relacionado ao sistema de terapia e utilizado para tratar problemas pulmonares, como asma e bronquite.

Ponto Estômago

Associado ao sistema digestivo é usado para tratar distúrbios estomacais, como gastrite e úlcera.

Ponto Intestino Delgado

Relacionado ao sistema gastrointestinal e utilizado para tratar problemas intestinais, como diarreia e constipação.

Ponto Sistema Endócrino

Estimulado para equilibrar o sistema endócrino e tratar desequilíbrios hormonais.

Ponto Sistema Nervoso

Utilizado para tratar doenças neurológicas, como coexistências e neuropatias.

Ponto Sistema Musculoesquelético

Estimulado para tratar condições musculoesqueléticas, como dores articulares e musculares.

Esses são apenas alguns exemplos dos pontos utilizados na auriculoterapia. É importante ressaltar que a auriculoterapia deve ser realizada por um profissional treinado e qualificado, pois a localização precisa dos pontos é crucial para obter os melhores resultados.

Técnica da auriculoterapia

Após a anamnese (avaliação do paciente) e identificado o problema, se inicia a técnica.

Primeiramente é necessário a esterilização do local e dos instrumentos, a limpeza com álcool 70% de todo o pavilhão auricular para evitar infecções. A falta de higiene pode promover uma inflamação chamada de condrite, muito difícil de tratar. 

Esta inflamação pode surgir porque a técnica é realizada muito próximo da cartilagem. Em seguida, identifica-se o ponto a ser tratado, a partir de então começam os estímulos. 

Para isto, é necessário um destes itens: sementes, esferas metálicas, agulhas, laser, calor, massagens, mocha e cristais. Na utilização das sementes, a fixação é feita através de micropore. 

Cuidados

Após a aplicação da técnica é recomendado alguns cuidados, como, ao tomar banho estar atento para não deslocar o micropore, também deve manter as sementes de 3 a 5 dias no pavilhão auricular. 

Também fazer a auto estimulação das sementes, pressionando-as.  

E quantas sessões são necessárias para trazer efeitos?

Como sempre digo aos meus pacientes. Cada corpo é um corpo e cada caso é um caso. Existem casos mais tranquilos que os primeiros benefícios já surgirão a partir da primeira sessão, já existirão outros que podem demorar mais para o paciente começar a sentir os efeitos.

A avaliação do profissional é muito necessária e o feedback do paciente também para estabelecer essa quantidade. Alguns profissionais estipulam uma quantidade de 10 sessões. 

E ao finalizar o tratamento é necessária uma manutenção, podendo ser quinzenal, mensal, semestral e anual.

Conclusão

A Medicina Oriental Chinesa é muito rica. Dentro dela existem diversas formas de tratamento e uma delas é a auriculoterapia

Segundo muitos estudos é uma técnica muito eficaz, que traz diversos benefícios, podendo ser usada em vários tratamentos de doenças e até equilíbrio energético. São poucas as contraindicações, de fácil aplicabilidade.

E por este motivo não tem contraindicação de idade, podendo ser feita em crianças, adultos e idosos. 

Alguns estudos mostram também que devido esta facilidade para aplicação você mesmo pode se auto tratar e os benefícios continuam sendo os mesmos.

Lembre-se: uma boa avaliação se faz necessário. O cuidado no pós-sessão não pode ser esquecido para evitar infecções.

Referências Bibliográficas

MORAES Bruna Xavier; ONGARO Juliana Dal; ALMEIDA Frasciele Ormizinda; LUZ Emanuelli Mancio Ferreira; GRECO Patricia Bintecourd Toscani; MAGNAGO Tânia Solange Bosi de Souza. Auriculoterapia e redução da dor musculoesquelética crôica: revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, 2020. Disponivel em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0394

https://www.postalsaude.com.br/auriculoterapia-o-que-e-para-que-serve-quem-podefazer/#:~:text=A%20auriculoterapia%20%C3%A9%20uma%20t%C3%A9cnica,f%C3%ADsicos%2C%20mentais%20e%20at%C3%A9%20emocionais.

https://studioenso.com.br/auriculoterapia-terapia-microssistema/

https://www.ceimec.com.br/acupuntura/auriculoterapia/

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.