Neste texto vamos relembrar um pouco sobre os músculos do pescoço, suas funções, suas origens, inserções e inervações. Entender detalhadamente como funcionam tais estruturas musculares é extremamente importante para orientar corretamente um tratamento fisioterápico de reabilitação muscular, por exemplo.
Esta importante parte do corpo possui três compartimentos musculares que merecem destaque: o visceral, o vertebral e os compartimentos vasculares. Estes compartimentos possuem também dois triângulos musculares, o triângulo anterior (composto pelos músculos estilo-hióideo, digástrico, milo-hióideo e gênio-hióideo) e o triângulo posterior (músculos omo-hióideo, esternotireóideo e tíreo-hióideo).
Para entendermos melhor a localização dos músculos e suas respectivas funções, é importante sabermos primeiro sobre os compartimentos cervicais. São eles:
- compartimento vertebral: contém as vértebras cervicais e os músculos posturais;
- dois compartimentos vasculares (contendo a artéria carótida comum, a veia jugular interna e o nervo vago, em cada lado do pescoço).
- compartimento visceral: contendo as glândulas (a tireoide, paratireoide e o timo), a laringe, faringe e a traqueia;
Quais são os músculos do pescoço?
Os músculos do pescoço são divididos de acordo com sua localização: a região anterior do pescoço (com o músculo platisma); os músculos supra-hióideos (digástrico, estilo-hioideo, milo-hoideo e gênio-hioideo); os músculos infra-hióideos (músculos omo-hióideo, esternotireóideo e tíreo-hióideo); região lateral do pescoço (músculo esternocleidomastóideo, músculos escaleno anterior, escaleno médio e escaleno posterior e músculo reto lateral da cabeça); região pré-vertebral (músculo longo da cabeça, músculo reto anterior da cabeça e músculo longo do pescoço).
Agora, vamos falar sobre origem, inserção, ação e inervação de cada um desses músculos.
Músculo Platisma
Este é um músculo par, plano, fino e superficial que fica na região anterior do pescoço. Ele não é um músculo estritamente da cabeça, mas é considerado como parte da musculatura da mímica. Além disso, este músculo realiza a depressão da mandíbula, movendo os cantos da boca inferiormente (fazendo a expressão de horror) e tensiona a pele do pescoço anterior. Também, ele é inervado pelo ramo cervical do nervo facial. Já as suas origens são na fáscia sobre as porções superiores dos músculos peitoral maior e deltóide; suas inserções são: no limite inferior da mandíbula (fibras mediais), pele, tecidos subcutâneos e músculos ao redor da boca.
Músculo Digástrico
O músculo digástrico é um pequeno músculo pareado que consiste em dois ventres (ventre anterior e ventre posterior) unidos por um tendão intermediário, formando um V abaixo do queixo. Está localizado no compartimento anterior do pescoço. Agindo em conjunto, os músculos digástricos elevam o osso hióide e o sustentam durante a deglutição e a fala. Além disso, agindo a partir da região posterior, eles abrem a boca e abaixam a mandíbula.
Já o ventre anterior é inervado pelo ramo mandibular do nervo trigêmeo (V nervo craniano), e o ventre posterior, pelo nervo facial (VII nervo craniano). A origem do ventre anterior é a fossa digástrica da mandíbula, e do ventre posterior é na incisura mastóidea do osso temporal, e a inserção é no corpo do osso hioide (através do tendão intermediário e sua alça fibrosa).
Músculo Estilo-Hióideo
É um músculo fino, pequeno, em par, localizado abaixo do ângulo da mandíbula (no triângulo anterior do pescoço). Além disso, o músculo estilo-hióideo é paralelo ao ventre posterior do músculo digástrico. Ele eleva e retrai o hióide, alongando assim, o assoalho da boca durante a deglutição. Este músculo também é inervado pelo ramo estilo-hióideo do nervo facial. Já a sua origem se dá no processo estilóide do osso temporal e sua inserção no osso hióide.
Milo-Hióideo
É um dos músculos supra-hióideos e localizado na região anterior do pescoço, ele é plano e triangular, profundo ao digástrico, que em conjunto com o músculo gênio-hióideo, forma o assoalho da cavidade oral. Juntamente com outros músculos, ele conecta o osso hióide ao crânio. Ele eleva o osso hióide e o soalho da boca, ajudando a língua a exercer uma pressão para trás e para cima, forçando a passagem do bolo alimentar para a faringe. É inervado pelo ramo mandibular do nervo trigêmeo. Sua origem é na superfície medial da mandíbula e a sua inserção é no osso hióide e rafe mediano.
Músculo Gênio-Hióideo
O Gênio-hióideo é um dos músculos supra hióideos estreito em contato com o seu par medialmente e estende-se do queixo ao osso hióide. Ele puxa o osso hióide superior e anteriormente, encurtando o soalho da boca e ampliando a faringe para receber o alimento. Além disso, este músculo é inervado pelo primeiro nervo espinal cervical via nervo hipoglosso (nervo craniano XII) e se origina na superfície interna da sínfise da mandíbula e se insere no osso hióide.
Músculo Omo-hióideo
Este é um dos músculos infra-hióideos, em forma de tira com dois ventres unidos por um tendão intermediário; situa-se lateral ao esterno-hióideo. Sua ação principal é abaixar e retrair o osso hióide. É inervado pelos nervos cervicais 1-3 via alça cervical (finas raízes nervosas do plexo cervical). Além do mais, sua origem é na superfície superior da escápula e sua inserção é na borda inferior do osso hióide.
Músculo Esternotireóideo
Saiba que o músculo esternotireóideo é basicamente um músculo lateral e profundo em relação ao esterno-hióideo. Assim, ele puxa a cartilagem tireóidea (mais a laringe e o osso hióide) inferiormente. Também, este músculo é inervado pelos nervos cervicais 1-3 via alça cervical (finas raízes nervosas do plexo cervical). Dessa form, sua origem é na superfície posterior do manúbrio do esterno e a sua inserção é na cartilagem tireóidea.
MúsculoTíreo-Hióideo
Este é um músculo que aparece como uma continuação superior do músculo esternotireóideo. Sua ação é abaixar o osso hióide e elevar a laringe se o osso hióide estiver fixado. Além disso, sua inervação se dá através do primeiro nervo cervical via hipoglosso, enquanto sua origem é na cartilagem tireóideo e sua inserção no osso hióide.
Músculo Esternocleidomastóideo
É um músculo que possui duas cabeças e é um ponto de referência muscular chave no pescoço. Você sabia que espasmos de um desses músculos podem causar torcicolo?
O músculo esternocleidomastóideo é um músculo motor primário de flexão ativa da cabeça. Dessa maneira, a contração simultânea de ambos os músculos causa a flexão do pescoço, geralmente contra resistência, como por exemplo, quando a cabeça é elevada a partir do decúbito dorsal. Assim, quando agem isoladamente, cada músculo roda a cabeça em direção do lado oposto e inclina e flexiona lateralmente a cabeça para o mesmo lado.
Além disso, saiba que este músculo é inervado pelo nervo acessório (nervo craniano XI) e ramos dos nervos espinais cervicais C2 e C3; ele é originado no manúbrio do esterno e porção medial da clavícula e sua inserção é no processo mastóide do osso temporal e linha nucal superior do osso occipital.
Músculo Escaleno Anterior
O Escaleno Anterior tem a função de elevação da primeira costela e inclinação do pescoço (como em uma inspiração forçada). Este músculo é inervado por nervos espinais cervicais de C4 a C6; ele se origina no tubérculo anterior das apófises transversais de C3 a C6 e se insere no tubérculo anterior da primeira costela.
Músculo Escaleno Médio
Este é um músculo cuja função principal é a flexão lateral do pescoço e elevação da primeira costela na inspiração. Além disso, o escaleno médio é inervado pelos ramos anteriores dos nervos espinais cervicais. Já a sua origem é no tubérculo posterior das apófises transversais de C3- C7, enquanto sua inserção é na primeira costela, posteriormente ao músculo escaleno anterior.
Músculo Escaleno Posterior
Este músculo realiza a flexão lateral do pescoço e elevação da segunda costela na inspiração forçada e é inervado por ramos anteriores dos nervos espinais de C6 e C7. Ele também tem sua origem no tubérculo posterior das apófises transversas de C3 a C7 e sua inserção na segunda costela.
Músculo Reto Lateral da Cabeça
O músculo reto lateral da cabeça é um par de músculos pequenos que fazem parte dos músculos pré-vertebrais; eles estão situados profundamente na parte pré-vertebral da fáscia cervical profunda. Este músculo é responsável por flexionar lateralmente a cabeça para o mesmo lado e estabilizar a articulação atlanto-occipital.
Além disso, o reto lateral da cabeça é inervado pelos ramos anteriores dos nervos espinhais C1-C2. Ademais, ele se origina na superfície anterior do processo transverso do atlas e se insere na superfície inferior do processo jugular do osso occipital.
Músculo Longo da Cabeça
Este é um músculo profundo que, em contração bilateral realiza a flexão da cabeça e com contração ipsilateral, realiza a rotação da cabeça (ipsilateral).
Saiba que este músculo é inervado pelos ramos anteriores dos nervos espinhais C1-C3. O músculo longo da cabeça também se origina nos tubérculos anteriores dos processos transversos de C3-C6 e se insere na parte basilar do osso occipital.
Músculo Reto Anterior da Cabeça
O músculo reto anterior da cabeça é um dos músculos profundos do pescoço e sua função é flexionar a cabeça no pescoço, na articulação atlanto-occipital. Ele é inervado por ramos anteriores dos nervos espinhais C1-C2. Enquanto isso, sua origem é na superfície anterior da massa lateral e do processo transverso do atlas e sua inserção é na superfície inferior da parte basilar do osso occipital.
Músculo Longo do Pescoço
Este é um dos músculos pré-vertebrais que realiza a flexão anterior e lateral do pescoço, com rotação ligeira pro lado oposto. A inervação do músculo longo do pescoço é através dos ramos anteriores dos nervos espinhais de C2 a C6. Além disso, ele se origina nos corpos de C5 a T3 e nas apófises transversas de C3 a C5 e se insere no tubérculo anterior do atlas, nos corpos de C1 a C3 e apófises transversas de C3 a C6.
Conclusão
Agora você já conhece quais são os principais músculos do pescoço, quais suas finalidades e suas devidas origens e inserções. Entender tais estruturas musculares é imprescindível para um bom trabalho de reabilitação com seu paciente e uma boa orientação fisioterapêutica. Lembre-se que conhecimento é uma das maiores chaves para o sucesso!
Referências:
Anatomia e fisiologia / Eliane N. Marieb. 3 ed. Porto Alegre, Artmed, 2008.
EXCELENTE !!!!
Qual o problema em qual cavidade a pessoa nao consegue engolir estreitamento do esofago, faringe ou traquea ou hiódea faringe.
adorei estudar os musculos
Olá, Vera Lucia. Tudo bem?
Agradecemos pela mensagem.
Abraço! 🙂
Parabéns pela imagens e pelas explicações.
Muito bom
Gostei, espero que isso me ajude muito ,na minha apresentação
Bom conteúdo apresentado. Parabéns.
Fiz um ecodoopler das carótidas, há 18 dias ,tenho sentido dores insuportáveis no pescoço,estou se conseguir virar para o lado esquerdo,sinto dores direto….