Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Estética Aliada à Fisioterapia: Saiba Tudo Sobre Esta Técnica

A estética vem crescendo de forma abundante nos últimos anos e são muitas as áreas que hoje podem estar atuando neste âmbito com diversos tratamentos e objetivos.

Na Fisioterapia dermato funcional por exemplo, podemos encontrar diversos procedimentos que podem auxiliar tanto para a dor, quanto para a melhora estética do indivíduo que realiza tal procedimento vinculado à essa área.

Pensando nisso, hoje, irei apresentar os benefícios de um tratamento estético aliado com o tratamento terapêutico para o alivio da dor, a melhora na autoestima do paciente e a grande mudança na aparência estética tratada. Confira a seguir!

Estética Aliada no Tratamento Fisioterapêutico

estetica-1

As formas de tratamentos através da Estética são desde drenagem linfática manual até as altas potências da eletroterapia moderna.

A fisioterapia em si tem como objetivo a prevenção e a promoção da saúde, a reabilitação e o desenvolvimento da integridade de órgãos, sistemas ou funções.

Já a estética por sua vez, tem como objetivo promover saúde e bem-estar físico e mental promovendo uma melhora contínua desses aspectos.

Método Abdominal Hipopressivo

Conheça um pouco mais sobre os conceitos Hipopressóricos através do método idealizado por Janaína Cintas!

Por estar sempre de “mãos dadas” com as outras áreas de tratamentos, dentro da estética surgiu então a necessidade de tecnologias inovadoras e profissionais altamente qualificados para estarem atuando nessas áreas de forma eficaz e duradoura, levando ao paciente o resultado desejado.

Sendo assim, a junção da estética com a Fisioterapia tem sido de grande melhoria para o corpo humano em geral, promovendo saúde e bem-estar.

Técnicas da Estética Utilizadas para o Alivio da Dor 

Existem diversas técnicas dentro do ramo estético que podem auxiliar não só para a melhora da aparência do ser humano, mas para a promoção da saúde também! Dentre essas técnicas podemos citar: terapias manuais, drenagem linfática e eletroterapia.

A seguir, irei falar um pouco sobre cada uma dessas citadas acima, suas funções e quais benefícios as mesmas podem oferecer para o indivíduo.

Terapias Manuais

estetica-2

As terapias manuais são técnicas de tratamento corporal e facial onde, o terapeuta utiliza apenas suas mãos, sem auxílio de nenhum equipamento. Esse procedimento é preciso e pode envolver articulações, músculos ou fáscias musculares ou ainda tecido neural durante a sessão, promovendo a melhora da dor.

Atualmente em nossa área tem-se uma riqueza de possibilidades em relação a terapias manuais, porém as mais populares e se utilizam com maior frequência são: manobras miofaciais, traços miofaciais, deslocamentos miofaciais, mobilizações articulares, manipulações articulares, mobilizações neurais, dígito pressões, massoterapia dentre elas a drenagem linfática.

Drenagem linfática

estetica-3

Essa técnica é caracterizada pela ativação manual da drenagem do líquido intersticial, por meio de fendas microscópicas nos tecidos (canais pré-linfáticos) e da linfa, pelos vasos linfáticos. Em outras palavras, ela otimiza e facilita a circulação da linfa e a expulsão desta, junto com microrganismos e substâncias não necessárias ao corpo. Além disso, traz benefícios a pacientes que portam diversas doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, inchaços de origem linfática, traumatologia, dermatologia, cirurgia plástica entre outros.

A Drenagem Linfática é indicada para desintoxicar o organismo, eliminar o excesso de líquidos, ativar o sistema imunológico, melhorar a oxigenação e nutrição celular e atuar como analgésico.

Sendo assim, pode-se afirmar que a Drenagem Linfática manual auxilia, otimiza e facilita a circulação da linfa e a expulsão desta, junto com microrganismos e substâncias não necessárias ao corpo, mas ela também pode ser indicada para casos específicos como celulite, acne, linfedemas (edemas ou inchaços) e também como tratamento complementar às cirurgias, principalmente as plásticas, como a abdominoplastia, lipoaspiração, lifting, implante de prótese de mama.

No que se diz a respeito do alivio da dor, a drenagem tem se mostrado muito eficiente, isso porque uma vez que ela desintoxica o organismo levando embora as toxinas, o processo de cicatrização, inflamação e recuperação do tecido se dá de forma mais rápida podendo ser vista e sentida pelo paciente logo ao término da sessão.

Drenagem Linfática feita com a Corrente Aussie

Desde relaxamento muscular à prevenção de doenças; O tratamento através da drenagem linfática com Corrente Aussie é bastante procurado para combater celulites, gorduras localizadas e também para processos pós-operatórios.

Com quase cem anos de existência, a drenagem linfática foi se modernizando e há algum tempo vem contando com o auxílio de aparelhos. Essa nova técnica passou a ser conhecida como drenagem linfática mecânica e possui suas particularidades em relação à manual.

Drenagem linfática mecânica: é mais profunda e indicada para relaxamento muscular, diminuição de gordura e desinflamatória.

Eletroterapia: Corrente Aussie

estetica-4

Na minha opinião uma das melhores correntes criadas para as várias disfunções estéticas e musculares!

A Corrente Aussie (também chamada Corrente Australiana), é uma nova geração de corrente elétrica para estimulação com vantagens sobre os tradicionais métodos de estimulação.

Este tipo de corrente possui duas possibilidades de frequência sendo elas: 1 kHz e 4 kHz, o que permite seleção de acordo com o objetivo terapêutico, sendo 1 kHz para fortalecimento/tonificação muscular e 4 kHz para drenagem linfática e analgesia. Em relação aos Bursts, a corrente Aussie apresenta burst de curta duração (2 milissegundos na corrente de 1 KHz e 4 milissegundos na corrente de 4 kHz), de frequência variável de 1 a 120 Hz e intensidade de 1 a 180 mA.

É uma nova geração de corrente elétrica para estimulação com vantagens sobre os tradicionais métodos de estimulação (Russa, Interferencial, TENS e FES).

Esta técnica é não invasiva, não causa dependência e não tem efeitos colaterais indesejáveis, além disso, sua estimulação sensorial é mais confortável, podendo ser utilizada com uma potência maior para um resultado mais rápido e menos desagradável ao paciente.

Para a estimulação sensorial (máximo conforto), usa-se corrente senoidal de freqüência de 4.000 Hz (4KHz) e modulação em Bursts com duração de 4 ms. A estimulação sensorial (máximo conforto) produz um torque menor do que a estimulação motora (máximo torque) e pode ser usada, por exemplo, em casos de dores e desconfortos gerados por diversos tipos de lesões teciduais.

O que é Corrente Aussie?

estetica-5
Imagem retirada do site http://esteticabyebye.com.br/

A corrente Aussie é um estímulo elétrico usado para produzir uma contração muscular no local em que ele é aplicado. Com isso, pode haver melhora no tônus muscular e na flacidez da pele, além de estimular a circulação sanguínea e linfática e a oxigenação celular.

Esta tecnologia foi desenvolvida por um professor da Austrália o Alex Ward, na universidade de LaTrobe na Austrália.

Foram muitas pesquisas que a relacionava com a reabilitação física; Os fins terapêuticos da corrente aussie envolvem relaxamento muscular, redução de edemas e do desconforto pós-operatório, recuperação da função muscular e combate à dor.

Para conduzir a corrente aussie, utilizam-se eletrodos condutores de borracha de silicone onde previamente se colocou um gel neutro para facilitar a condutividade da corrente, que são posicionados nas inserções dos músculos que serão estimulados.

A corrente deve ser aplicada no local que se pretende trabalhar, que pode ser o abdômen, coxas, glúteos, braços, joelhos, costas em todas as áreas necessárias, o tratamento pode ser aplicado por 20 a 30 minutos, o numero de sessões variam a cada protocolo podendo ser de 10, 15, 20 sessões de duas a três vezes por semana.

 Suas contraindicações são:

Portadores de Marca-passo, problemas Cardíacos, Hipertensão ou Hipotensão não controlada, problemas Renais e Varizes são contraindicados a fazer esse tipo de tratamento, assim como Gestantes, estimular com intensidades reduzidas as regiões do pescoço e da boca: para evitar espasmos dos músculos laríngeos e faríngeos; Fraturas ósseas recentes, Hemorragia Ativa, Flebite, Tromboflebite e Embolia, Processos infecciosos, Câncer, Implantes Metálica.

Suas indicações são:

Fortalecimento muscular; drenagem de edemas, relaxamento muscular, controle e redução dos quadros inflamatórios, controle de dor aguda e crônica, recuperação da função muscular, pré e pós-operatórios.

A Corrente Aussie permite que o terapeuta atue na modulação de quadros álgicos e também na recuperação funcional dos músculos esqueléticos e ainda na estimulação linfática. Para isso, os parâmetros de corrente portadora e duração de pulso devem ser modificados, de acordo com cada objetivo do tratamento.

Conclusão

estetica-6

A modernidade das terapias está cada vez mais inserida no meio estético e nós como colaboradores da saúde, devemos estar atentos a esses novos conhecimentos para podermos de forma segura e eficaz darmos um excelente tratamento aos nossos pacientes.

Desta forma, tenha sempre um amplo conhecimento sobre sua área, para que seu trabalho seja executado de forma sucinta, auxiliando seu paciente à conquista de seus resultados!

Written by Tatiane Vaz

Tatiane Vaz

Tatiane Vaz, graduada em Estética, Especializando em Dermato Estética Funcional.
Proprietária da Clínica Boa Forma - Estética, com experiência de 8 anos na área.

1 posts

1 Comentário

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *