É muito frequente o número de pessoas e alunos que procuram exercícios para a cervical, com o objetivo de minimizar dores e incômodos nesta região e melhorar a postura pois, muitas vezes, ocorre um aumento da protrusão da região.
Uma das explicações para o aumento dessa demanda é que, na modernidade, com a rotina agitada e com a tecnologia, ficamos mais tempo sentados em frente às telas de notebook, celular, tablet ou televisão, e como consequência acabamos sobrecarregando a região da nossa cervical, o pescoço.
Neste artigo, vamos relembrar um pouco da anatomia da região cervical e do pescoço, e demonstrar 4 exercícios para cervical no Magic Circle, que são excelentes para aliviar suas dores nesta região. Fique conosco e boa leitura!
Região Cervical e seus componentes
A região da cervical é composta por:
- 7 vértebras com uma pequena curvatura lordose;
- Músculos como a platisma, esternocleidomastoideo, trapézio, esplênio da cabeça, levantador da escápula, omo-hióideo e escalenos anterior, médio e posterior;
- Nervos, sendo eles o occipital menor, auricular magno, cervical transverso, supra-clavicular e frênico.
Principais alterações da Cervical:
- Torcicolo;
- Degenerações;
- Sobrecarga;
- Discopatias;
- Mielopatia;
- Cervicalgia;
- Traumas;
- Alterações posturais.
4 exercícios para a cervical usando o Magic Circle
O tratamento pode ser cirúrgico, com medicamentos, mudanças de hábito e, principalmente, com exercícios para a cervical a partir da fisioterapia.
Nesse sentido, traremos 4 exercícios para a cervical, da série de Neck (pescoço), desenvolvida por Joseph Pilates com o acessório Magic Circle. É um acessório prático, que pode ser usado em Studios, academias ou até mesmo em casa.
1. On Side of head
Posição inicial: neste exercício, fique em pé na posição Pilates, pés em V ou paralelos, pernas unidas, adutores e glúteos ativos, Power House ativado em sculp, um braço na lateral do corpo com a mão firme na coxa e o outro em 90º ativando as costas e segurando o Magic Circle na lateral da cabeça acima da orelha.
Movimento: com a mão aberta, pressione o Magic mantendo a cabeça alinhada e relaxe, também realize o movimento com a cabeça pressionando e a mão parada estabilizando finalize e realize do outro lado. Faça 3 a 6 repetições.
2. On Forehead
Posição inicial: no segundo exercício para a cervical, fique em pé na posição Pilates, pés em V ou paralelos, pernas unidas adutores e glúteos ativos, Power House ativado em sculp, costas ativas. O Magic Circle posicionado na frente da testa com as duas mãos, segurando nas extremidades, cotovelos fletidos e abertos ativando a escápula.
Movimento: com a mão aberta pressione o Magic mantendo a cabeça alinhada e relaxe. Faça 3 a 6 repetições.
3. Back of head
Posição inicial: neste exercício, fique em pé na posição Pilates, pés em V ou paralelos, pernas unidas, adutores e glúteos ativos, Power House ativado em sculp e costas ativas. Coloque a cabeça por dentro do Magic Circle, apoiando onde se inicia o cabelo, mãos segurando por dentro, cotovelos fletidos e abertos.
Movimento: com a mão aberta, empurre o Magic Circle para frente, e a cabeça faz uma leve pressão para trás. Faça 3 a 6 repetições.
4. Under Chin
Posição inicial: no quarto exercício para a cervical, fique em pé na posição Pilates, pés em V ou paralelos, pernas unidas, adutores e glúteos ativos, Power House ativado em sculp, costas ativas, e mantenha o Magic Circle posicionado abaixo do queixo, com as mãos na outra extremidade, e cotovelos fletidos e abertos, com os ombros relaxados.
Movimento: o queixo faz uma leve pressão sobre o Magic Circle, para se manter estabilizado enquanto as mãos realizam uma pressão mais forte no acessório. Faça 3 a 6 repetições.
Essa sequência de exercícios para a cervical também pode ser realizada em posição sentada, mantendo a organização corporal.
Conclusão
Essa sequência de exercícios para a cervical pode ser feita individualmente, no início ou ao final da aula. As contraindicações vão do limite de cada aluno.
Esses movimentos do Pilates utilizando o Magic Circle trazem melhor recrutamento muscular dessa região, trabalhando por completo as musculaturas, ajudando na manutenção postural e também trazendo um ganho de espaço entre as vértebras.