A primeira aplicação do ultrassom terapêutico foi na década de 50, desde então vem evoluindo rapidamente.
Atualmente, a energia ultrassônica é um dos recursos da eletroterapia mais utilizados na prática clínica do fisioterapeuta com os objetivos de diminuir a dor, atenuar os efeitos da inflamação e auxiliar na regeneração tecidual (BAKER et al., 2001).
É definido como uma forma de onda acústica inaudível, cujas frequências para tratamento por meio de vibrações mecânicas são superiores a 20.000 Hz (BORGES, 2010).
Estas vibrações acústicas podem gerar efeitos fisiológicos térmicos (exposição contínua à onda) e não térmicos (exposição à onda pulsada) nos tecidos biológicos por meio de parâmetros que varia de 1 a 3 MHZ de frequência.
Método de aplicação do ultrassom terapêutico
As ondas ultrassônicas podem ser aplicadas por dois métodos conhecidos como contínuo ou pulsado (BASSOLI,2001: GUIRRO & GUIRRO, 2002).
A forma contínua produz maior quantidade de calor decorrente da vibração de partículas celulares, que através do atrito entre si é produzido o efeito térmico, alterando o metabolismo e a permeabilidade das células, auxiliando na cicatrização das feridas e diminuindo o inchaço, sendo também mais eficaz no tratamento de lesões crônicas.
Já no ultrassom de modo pulsátil, as ondas são emitidas com pequenas interrupções, o que não produz efeitos térmicos, decorrente do intervalo entre a transmissão das ondas que permite ao tecido dissipar calor recebido, mas também é capaz de estimular a cicatrização e diminuir os sinais inflamatórios, sendo mais indicado no tratamento de lesões agudas.
Propriedades do ultrassom terapêutico
A área de radiação ultrassônica do cabeçote corresponde à área do cristal onde há emissão de ondas sonoras, e chama-se de ERA (Área Efetiva de Radiação).
A ERA é sempre menor que a área geométrica do cabeçote. E além disso devemos saber que se houver defeito na colagem do cristal ao cabeçote (diafragma) e ocorrerem espaços vazios, a radiação emitida será ainda menor.
Em virtude do ultrassom (com frequência na faixa mega-hertz) não se propagar através do ar, ocorre intensa reflexão do som caso não haja nenhuma substância à frente do cabeçote quando o aparelho for ligado. E esta reflexão faz com que o som volte para a região do cristal, podendo trazer alterações estruturais no equipamento.
No implante metálico, 90% de radiação ultrassônica que chega é refletida e concentra-se nos tecidos vizinhos (ondas estacionárias). O ultrassom não aquece o implante metálico.
Entretanto, Garavello et al (1997) ao pesquisarem, concluíram que implante metálico não induz temperaturas excessivamente altas, nem qualquer outro efeito deletério nos tecidos.
Modo de utilização do ultrassom terapêutico
O ultrassom terapêutico deve ser usado corretamente:
- Coloca-se uma camada de gel condutor diretamente na área a ser tratada.
- Em seguida deve acoplar a cabeça do equipamento sob o gel aplicado, fazendo movimentos lentos.
- Os movimentos são de forma circular, em forma de 8, de cima para baixo, ou de um lado para o outro.
- Nunca deixe parado sobre o mesmo local.
Tempo de aplicação
O tempo de aplicação é calculado da seguinte forma:
Tempo = Área / ERA
Por exemplo:
- Largura= 5 cm
- Comprimento = 8 cm
- Então a área é igual a 40 cm².
- ERA = 4cm²
- O tempo é de 40 minutos, então 40/4 = 10 minutos de aplicação
Frequência do ultrassom terapêutico
Quanto às frequências de onda do equipamento pode ser regulado de acordo com a necessidade do paciente, varia de 0,5 a 5 MHZ, sendo que as mais utilizadas são de 1 MHZ e 3 MHZ (ABNT, 1998). Quanto maior a frequência, maior a absorção e menor a profundidade de penetração (HAAR,1999).
Se o fisioterapeuta quer tratar uma lesão profunda, como músculos e tendões, utiliza-se a frequência de 1 Mhz. Mas se a área lesionada é superficial, como por exemplo, disfunções na pele, utiliza-se a frequência de 3 Mhz por ter uma capacidade de concentração menor.
Intensidades
O ultrassom apresenta doses entre 0,125 w/cm²-5w/cm² (LEUNG, 2004). A intensidade menor trata estruturas mais próximas da pele, enquanto que a intensidade maior trata regiões mais profundas, como lesão óssea.
Ciclo de Trabalho:
Para a fase subaguda utiliza-se 1:2 (50%) e para a fase aguda, de repouso tecidual utiliza-se um ciclo de 1:5(20%).
O ultrassom pode ser usado também no modo subaquático, quando o contato direto não é possível devido à forma irregular da parte a ser tratada. Geralmente utilizado nas extremidades como mãos, punho ou dedos onde seria muito difícil acoplar toda a ERA do equipamento.
O cabeçote é colocado dentro de uma bacia com água e movido paralelo à superfície da área que está sendo tratada e o mais próximo possível da pele. Nesse caso não é necessário colocar gel na pele, mas a estrutura a ser tratada e a cabeça do equipamento deve permanecer mergulhadas na água, sendo que o cabeçote fica a uma pequena distância.
Indicação para uso do ultrassom terapêutico
- Traumatismo do Tecido Ósseo
- Traumatismo de Articulações e Músculos
- Distenções
- Luxações
- Fraturas
- Contraturas
- Espasmos Musculares
- Neuroma
- Pontos Gatilhos
- Distúrbios do Sistema Nervoso Simpático
- Transtornos Circulatórios
- Processos Inflamatórios Agudos e Crônicos
- Reparos de Lesões
- Fibro Edema Gelóide
- Cicatrização de Feridas
Contra-indicação
- Área com Hipoestesia
- Área com Insuficiência Vascular
- Afecções Localizadas no Tecido
- Epífises Férteis
- Diabetes Melitus
- Diretamente sobre o Marca-Passo
- Feridas Abertas
Conclusão
A terapia ultrassônica sem dúvida pode causar bio-efeitos a curto e longo prazo desde que os tempos de cicatrização tanto muscular como epitelial possam ser respeitados.
O manejo correto do aparelho requer não só a prática, mas principalmente o conhecimento do funcionamento embasado nos fatores biológicos, conhecimento e entendimento das fases da lesão e principalmente deverá saber o funcionamento físico do aparelho de ultrassom terapêutico.
A intervenção terapêutica por meio do ultrassom promove aumento das propriedades mecânicas na região tratada, recuperando assim a função do tecido lesionado.
Diante das revisões sistemáticas analisadas, o uso do ultrassom terapêutico promove redução significativa da dor, e por não apresentar relatos de eventos adversos em nenhuma das afecções citadas pelas revisões sistemáticas, pode ser considerado uma intervenção segura.
Olá, gostaria de saber pq é contra indicado em diabetes?
Oi Luana, tudo bem?
Normalmente as pessoas com diabete não possuem um bom processo de cicatrização e também perdem um pouco da sensibilidade, dificultando a percepção caso algum problema aconteça.
Vale salientar que pode alterar o metabolismo e descompensar a diabetes.
Oi boa noite,já ouvi relatos que o ultrassom dissolve nódulos até malignos ,isso procede?
Oiiii
Pessoas com trombofilia, que já teve até uma embolia pulmonar há muito tempo atrás por causa do uso de anticoncepcionais, faz uso de anticoagulantes….uma paciente assim pode fazer o uso do ultrassom com os parâmetros corretos?
O que pode causar nas contra-indicações citados na pesquisa?
Hipoestesia e má cicatrização ocorrrem somente nos casos de diabetes muito mal equilibrado há muitos anos. Veja no paciente os resultado de HAb1C para ter uma estimativa do perfil de controle.
Gostaria de saber se a ultrassom traz algum malefícios em ecesso em pacientes
Olá bom dia o ultrassom e proibido em paciente com câncer?
E o que acontece?
Obrigada.
Olá gostaria de saber para tratar dor aguda joelho lesão muscular não requer cirurgia como posso utilizar o Heccus em qual frequência desde já agradeco
Olá boa noite, pode ultilizar ele em 1mhz por 10 minutos, faça isso três vezes na semana!
Oi Maria José! Nenhum tipo de Eletroterapia que gere “calor” é indicado em pacientes com câncer, pois o calor profundo promove o aumento do metabolismo das células cancerígenas podendo facilitar a metástase.
Ola, a partir do aumento da intensidade na aplicação do ultrassom, tive uma piora considerável. Eu tive uma fratura no ombro, com deslocamento, e estava tendo ótimos progressos, ja estava sem dor – até a aplicação do UST. Ja tem 2 meses desde então, e nunca mais parei de sentir dor. Pode ter acontecido uma queimadura no músculo ja lesionado pela fratura? O que mais pode ter acontecido para a dor ter aumentado tanto após o ultrassom?
Para tratar busite quantas sessões é preciso… e quantas vezes por semana é feito o tratamento.?
É contra indicado o uso da US nas áreas com câncer pois há aumento do metabolismo celular e consequentemente aumento do estímulo de crescimento das células cancerígenas.
Olá, o gel condutor pode ser substituído por óleos essenciais como o óleo de sucupira?
Olá Henrique. Não. O gel condutor não pode, de forma alguma ser substituído por óleo de sucupira ou de qualquer outro tipo. Além de danificar o equipamento, poderá causar alguma lesão no tecido da pessoa que estará recebendo a aplicação. É um equipamento para ser aplicado apenas com os géis condutores de ultrassom. Existem os géis condutores que são usados para sonoforese, por exemplo, com outras propriedades, mas daí eles são próprios para o equipamento. Nada de óleos essenciais, minerais ou de qualquer outro tipo e nem mesmo vaselina ou qualquer outra coisa que não um gel condutor!
como posso calcular a intensidade de aplicação ?
Com qual frequência posso usar o US? Dia sim dia não? Todos os dias? Obrigada
Posso usar o ultrassom próximo à prótese da prótese de joelho??
Olá, gostaria de saber por quem poderá ser utilizado este aparelho de ultra som, isto é por qual profissional de saúde pode ser usado.
Fisioterapeutas.
Olá, nunca ouvi falar nessa técnica subaquática! Funciona? E de quanto em quanto tempo posso utilizar o ultrassom? Todo dia? Qual o intervalo?
Fisioterapeutas.
FARMACEUTICO E BIOMETICOS COM ESPECIALIZAÇAO.
Os biomédicos e farmacêuticos podem usar o ultrassom de 3 e 5 MHz SE forem especialistas em ESTÉTICA.
O ultrassom terapêutico (1 e 3 MHz), com objetivo de REABILITAÇÃO é de uso exclusivo da FISIOTERAPIA.
boa tarde
Boa tarde!Estou com uma fratura do 5 PDD, tenho o US da HTM 1 e 3 mghz gostaria de saber como utilizo. Vi q é estacionário. Mas esse método aquático seria o estacionario? Onde vejo os parâmetros. Sou fisioterapeuta.
Obrigada!
Sobre a contra indicação em feridas aberta?
Minha professora explicou que se faz sim o uso do ultrassom em feridas abertas.
Soro fisiológico sobre a ferida e folha de gel de poliacrilamida e devidos cuidados na aplicação. Inclusive mostrou fotos no slide.
Possuo duas placas de titaneo e 11 pinos. Existe alguma contra indicação?
o ultrassom não pode ser feito acima ou muito próximas de regiões com próteses metálicas.
De acordo com a própria postagem acima, o ultrassom pode sim ser feitos em pacientes com implantes metálicos, pois não há alteração nem no implante nem nos tecidos. Já li outro artigo que confirma isso também.
Neste caso so se o US for intermitente. se for continuo pode causar aquecimento do metal e causar queimadura porque, o metal aquece. isso aconteceu a uma paciente que tinha implate do joelho. Ela estava a fazer tratamento com uma colega que usou o US continuo e depois de alguns dias a paciente comecou a ter bolhas na pele semelhantes a escaldoes.
Qual a vossa opinião em relação a utilização em grávidas ou mães que estão a amamentar?
Cumprimentos
A aplicação é contraindicada, por alterar o metabolismo corpóreo.
Reparo que quando aplico o ultrassom, muitas vezes ele “gruda” na pele do paciente como se formasse um vácuo, embora não seja isso, e esse fato ocorre, sobretudo quando a aplicação é feita no calcanhar. A aderência é tão forte, que fica até difícil mover o cabeçote. O que pode ser isso? Grata.
Oi Kaizer, tudo bem? Você ja observou a quantidade de gel? A camada de gel deve ter cerca de 0,5 cm. Pode estar acontecendo por falta de gel.
Ocorre pq é uma região óssea e ocorre refração . Deve regular e diminuir a intensidade.
Olá! Gostaria de saber se um paciente com arritmia cardíaca controlada c medicação pode fazer uso do Heccus Turbo? Modo de gordura localizada e tonificação muscular ou modo de celulite e tonificação muscular?
Bom dia! Gostaria de saber, se há contra indicação do ultra som, na região lombo sacra , em casos de câncer de reto, já tratados com quimioterapia. Desde já agradeço.
Ola, posso aplicar o ultrassom no abdômen de uma mulher que usa DIU de cobre?
Sobre o ultrassom para limpeza de pele… Posso usar em um cliente que usa aparelho ortodôntico ou prótese dentária metálica?
Bom dia.
Gostaria de saber se é contra-indicado para câncer ou pós mastectomia (mesmo que não seja colocado sobre o local)
Eu tenho tido resultados excelentes com as pacientes com mastectomia. comeco com intensidade baixa e vou aumentando apartir da aplicacac 5, se faco duas vezes por semana.
Em pacientes com cancer ativo nunca usei.
Boa tarde, então a utilização sobre implantes metálicos não é prejudicial?
No estágio me falaram que podia, na faculdade falaram que não, fico muito confusa
Oi Sara. Esse tema é bem controvérsio, há pessoas que concordem ou não. Com a base que eu possuo, o US não é tão prejudicial quando relacionado à implantes metálicos, varios estudos mostraram que a temperatura atingida no metal incidido pelo Ultrassom, foi menor do que no tecido ósseo, podendo ser usado. Com exceção nas intensidades maiores que 2W/cm², que pode causar queimaduras na pele, tecidos e até iquemias.
Espero ter te ajudado.
Gostaria de saber se é indicado utilização de US e Tens em quem tem costocondrite.
o que acontece se aplicarmos em proeminência óssea?
O ortopedistas pediu ultrassom do meu braço pois estava com muitas dores tomei remédio fiz compressas não estou sentindo mais dor. Mesmo assim tenho que fazer o ultrassom acho que não
Bom dia.Gostaria de saber se posso aplicar o ultrassom no ombro de um paciente com marcapasso.
Bom dia.Gostaria de saber se posso aplicar o ultrassom no punho de um paciente com marcapasso.
Gestante pode manusiar aparelho de ultra som?
Boas,
Queria saber se posso usar este tipo de equipamentos como ultrassom, ja que tenho colocados implantes metálicos ( método essure) anticoncetivos. Estes implantes estão colocados nas trompas de Falópio.
Ola, a partir do aumento da intensidade na aplicação do ultrassom, tive uma piora considerável. Eu tive uma fratura no ombro, com deslocamento, e estava tendo ótimos progressos, ja estava sem dor – até a aplicação do UST. Ja tem 2 meses desde então, e nunca mais parei de sentir dor. Pode ter acontecido uma queimadura no músculo ja lesionado pela fratura? O que mais pode ter acontecido para a dor ter aumentado tanto após o ultrassom?
Posso usar o ultrassom próximo à prótese da prótese de joelho??
Muito esclarecedor, muito grato.
Boas informações sobre o assunto mas se atentem ao que foi escrito sobre a US continua e pulsada, existem erros quanto a indicações de cada uma.
Quantas vezes por semana pode se usar o ultrassom?
Posso usar todo dia?
Olá, Márcia!
Um profissional especializado deverá avaliar o seu caso orientá-la para o uso mais adequado do ultrassom terapêutico 😊
Ótimas explicações
Meu sobrinho é atleta submeteu a uma cirurgia a 1 ano atrás agora fez aplicação no joelho a 1 mês..
Agora está causando muito inchasso pode aplicar ultrassom de 3 MHz pra ajudar na cicatrização e drenagem
Olá, Regina!
Um profissional especializado deve avaliar o caso para passar o tratamento mais adequado e, assim, dar mais qualidade de vida ao paciente 😊
Boa tarde . É co.um ficar roxo o local onde eé feito o ultrason ?
Eu gostaria de saber se o uso contínuo de us causa infertilidade no homem
Olá, ASB pode fazer o uso do ultrassom em pacientes com DTM, ou só o fisioterapeuta?
Olá, Josefa. Tudo bem?
Somente o fisioterapeuta pode realizar este procedimento.
Muito bom lembrar esse conceito
Estou com uma inflamação aguda no braço próximo ao ombro há seis meses devido a uma queda ao tropeçar na colcha da cama, que promove dor terrível quando elevo o braço, principalmente para trás, e quando estendido ao deitar.
Tenho um Sonopulse e pergunto qual o protocolo ideal para superar esse problema.
Obrigado !
Olá! Neste caso o ideal é procurar um médico e pedir um exame de imagem para avaliar o ocorrido! Abraço! 🙂
Tive um problema semelhante ultra som não resolveu, sarou com uma injeção de diprospam