Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Não sabe ou ainda tem dúvidas sobre como a paralisia do sono afeta aproximadamente 8% da população mundial e a relação com a insônia que, atualmente, atinge cerca de 83 milhões de brasileiros?

Veja aqui as causas, sintomas, tratamento e significados espirituais que você precisa saber!

Ansiedade X Paralisia do sono

Se alguma vez você acordou e não conseguiu se mexer, então passou por um fenômeno chamado paralisia do sono. Nessa situação, ao despertar, a pessoa abre os olhos, mas não consegue mover qualquer outra parte do corpo.

É uma experiência assustadora, mas tanto do ponto vista científico quanto espiritual pode ser evitada.

No sentido da medicina, não se trata de uma doença, mas um alerta. Ela é ocasionada por mau hábito que interrompe o sonho quando está na fase mais profunda conhecida como REM (Rapid Eye Movement).

Assim, quando você desperta, o cérebro demora a sair desse estado e responder comandos.

Contudo, é importante entender por qual razão você vivenciou esse momento e as explicações para visões ou sons que presenciou, entre sensações. 

Por isso, este texto apresentará as causas, sintomas e o que fazer para a paralisia do sono não acontecer, além do significado no espiritismo e na Bíblia. Confira!

Quais são as causas da paralisia do sono?

O nível de estresse, o tipo de alimentação, a condição física e outros fatores explicam porque algumas pessoas têm paralisia do sono e outras não. Então, descubra na sequência, os principais motivos dessa experiência suceder com você.

Estresse constante

Quem vive muito estressado sofre de uma condição que deixa a mente por um longo período em estado de alerta, como se houvesse um grande perigo do qual ela deve fugir. Isso dificulta na hora de dormir e te faz acordar no momento de um sono profundo.

Contudo, como o cérebro não consegue ter consciência rapidamente, o corpo não se mexe.

Além da paralisia, outros sinais que indicam que alguém está esgotado física e emocionalmente são: ficar doente com frequência, sentir cansaço, ter dor de cabeça etc. 

Seguir uma rotina repleta de muitas tarefas para fazer, com pouco ou quase nenhum tempo de descanso ou ter muito estresse no ambiente de trabalho também não é benéfico para o organismo.

Alimentação desbalanceada

A falta de magnésio, cálcio, zinco, cobre, ferro e vitamina C e do complexo B na alimentação diária está relacionada com os distúrbios do sono, incluindo a paralisia. 

Fora isso, comer alimentos como café, pimenta, sobremesas açucaradas e outros em excesso, principalmente à noite, aumentam o risco de acordar e não conseguir se mexer.

O ideal é procurar fazer a sua última refeição 2 horas antes de ir para cama. Inclua abacaxi, bananas, laticínios e grãos integrais, como arroz, aveia, trigo ou milho. 

Também acrescente nos pratos que consumir durante o dia frutas, vegetais, nozes, peixes, ovos, frango, grão de bico e tenha uma alimentação saudável.

Falta de prática de exercícios físicos

O corpo humano é projetado para alternar em períodos de atividade e descanso que são chamados de ciclos circadianos.

Graças a essas funções biológicas, o cérebro sabe qual é a hora de se movimentar e se recuperar. Todavia, em pessoas que não se mexem quase nada o dia inteiro acontece uma falha.

Sem atividade física, o organismo recebe a mensagem que não há nada para reparar, por isso diminui a taxa metabólica e acumula substâncias que deixam a mente alerta. Tudo isso faz com você acorde no momento errado e sinta a paralisia dos membros. 

Apenas 30 minutos diariamente de exercícios, que até pode ser com tarefas domésticas, faz com que isso seja evitado.

Uso do tabaco diariamente

Há quem pense que fumar antes de dormir relaxa, mas esse efeito é temporário e aumenta as chances de surgirem distúrbios do sono. 

Quando a nicotina, substância tóxica presente no cigarro, entra no sangue, ativa o hormônio e dá a sensação de bem-estar. No entanto, depois bloqueia a melatonina, uma substância fundamental para dormir.

Como consequência, o fumante tem maior disposição para sofrer a paralisia que não permite mexer o corpo ao acordar. Também pode roncar e desenvolver a apneia, uma doença que suspende a respiração por alguns segundos. 

Se esse for seu caso e você não conseguir abandonar o tabaco, evite fumar 4 horas antes de ir para cama.

Consumo em excesso de cafeína ou álcool

A cafeína é um estimulante natural do sistema nervoso. Por isso, tomar um cafezinho de manhã depois de uma noite mal dormida te deixa “mais acordado”.

A tolerância a essa substância depende de cada pessoa, mas não é bom consumir mais do que 3 xícaras (300ml) por dia e nem fazer isso após às 17h para dormir bem.

Quanto ao álcool, ele até tem um efeito que causa sensação de relaxamento e sonolência, porém isso não significa que gera um descanso tranquilo e de qualidade. 

Afinal, você não acordaria exausto, desidratado, com dor de cabeça e muito menos sofreria paralisia do sono se fosse bom para seu corpo.

Sono irregular

Quem trabalha em turnos alternados ou realiza diversas viagens em diferentes horários pode padecer de jet lag. Esse termo refere-se a uma doença que desregula em menor ou maior grau o relógio biológico. 

Nessa situação, o corpo não se adapta às mudanças no tempo e há uma má qualidade do sono que leva a episódios de paralisia.

Se esse for seu caso, para evitar o risco de acordar e não conseguir se mexer, você pode ir para cama algumas horas antes ou depois do novo horário que terá que dormir. Passe um pouco de tempo ao ar livre no decorrer do dia. 

Se expor à luz natural e fazer exercícios intensos de manhã são atividades que ajudam a ajustar o ciclo de um dia um pouco mais rápido.

Quais são os sintomas da paralisia do sono?

Alucinações visuais ou sonoras, dificuldade de respirar e até mesmo a sensação de acordar fora do corpo podem surgir na paralisia do sono. Então, continue lendo para entender melhor os sintomas desse estado.

Alucinações visuais ou sonoras

Além de acordar e não conseguir se mexer, outro sintoma bastante comum na paralisia do sono são as alucinações. É possível ter a sensação de que existe algo ou alguém te olhando, mesmo que não esteja vendo. Aliás, você também pode ouvir sons de maçanetas, portas sendo abertas e passos lentos.

Há relatos de algumas pessoas sentirem uma força que empurra o corpo, afundando e flutuando como em uma experiência espiritual.

Esse episódio dura poucos segundos ou pode se estender por 3 minutos. De qualquer maneira, do ponto de vista científico, trata-se de um delírio, porque depois que a mente volta ao normal não existe nada.

Dificuldade na hora de respirar

É normal a respiração ficar mais curta quando a paralisia do corpo acontece. Alguns descrevem esse sintoma como pressão no peito, falta de ar e sensação de estar sendo sufocado ou estrangulado. Por não conseguir se mexer, as pessoas dizem ter ainda a impressão de que a morte está próxima.

Felizmente, essa percepção passa e o ritmo respiratório retorna depois que a transição entre o momento do sonho e o despertar acaba. Fisicamente, isso não chega ser um problema se ocorrer isolado, mas caso ocorra mais vezes é importante investigar.

Nesse contexto, pode se tratar de alguma doença relacionada à capacidade respiratória, entre elas a apneia do sono, por exemplo.

Sensação de medo constante

Igual a como acontece em um pesadelo horrível, dificilmente alguém que passa pela paralisia do sono pela primeira vez será capaz de relaxar. Acordar e não conseguir mexer o corpo já é assustador, mas outras angústias podem aparecer nessas circunstâncias. A possibilidade de haver um estranho por perto que possa lhe fazer mal também é terrível.

Algumas pessoas ainda sentem medo de estar morrendo e se esse estado permanece por vários minutos, temem ser enterradas vivas sem poder avisar. Apesar da experiência traumática, da mesma forma depois de ter um sonho ruim, o melhor é conversar com alguém ou buscar uma maneira de relaxar.

Sensação de estar saindo do próprio corpo

Algumas pessoas sentem que estão prestes a morrer durante a paralisia do sono porque começam a sentir que estão afastadas do corpo ou flutuando. Esse sintoma ainda é descrito como a sensação espiritual de girar, cair, flutuar, voar ou mover-se sobre si mesmo ou ser arrastado para fora da cama.

Contudo, outros têm a curiosa experiência de notar um formigamento ou vibrações elétricas. Nenhuma dessas situações é agradável, pois todas elas causam a impressão que de alguma coisa está te aprisionando. Você consegue abrir os olhos e, às vezes, a boca, mas não consegue mexer e nem gritar para pedir ajuda.

O que fazer quando se tem paralisia do sono?

As atividades que você faz no decorrer do dia, os aparelhos que usa à noite, evitam que a paralisia do sono aconteça novamente. Então, veja abaixo 4 dicas que te fazem dormir melhor e diminuem o risco de ficar paralisado ao acordar.

4 dicas para ter uma boa noite de sono

1. Procure estímulos agradáveis antes de dormir

Para evitar novos episódios de paralisia do sono é importante agir para reduzir os hormônios que ativam o estado de alerta e buscar estimular a mente a relaxar. Algumas medidas para isso são tomar um banho quente antes de dormir, meditar ou ler. Manter o quarto totalmente escuro, silencioso e com temperatura entre 18ºC e 20ºC.

Não use a cama para outras atividades como trabalhar, estudar, mexer no celular etc. Uma das técnicas bastante usadas para dormir melhor consiste em focar a atenção na respiração ou pensar em uma situação agradável. Fazer uma automassagem e deitar num local confortável, descontraindo todos os músculos também gera ótimos resultados.

2. Evite o uso de eletrônicos na hora que for dormir

A radiação e luz azul emitida por tablets, celulares e televisão altera o ciclo da melatonina, o hormônio responsável por regular o sono. 

Além disso, o conteúdo visto nesses dispositivos eletrônicos faz o cérebro ficar em alerta. Por isso, é comum que as pessoas tenham problemas para dormir que podem levar a paralisia do corpo ao acordar.

É aconselhável parar de mexer nos aparelhos uma hora ou no mínimo 30 minutos antes de ir para cama. Perto desse tempo também ative a iluminação do modo escuro presente em alguns smartphones. 

Quando for descansar, desligue o stand by da TV e deixe o telefone e o tablet distante da mesa da cabeceira.

3. Pratique exercícios físicos

A primeira e melhor solução para evitar problemas como a paralisia do sono é fazer exercício físico moderado todos os dias, principalmente se você leva uma vida sedentária

Pode ser qualquer coisa que faça seu corpo mexer, ou seja, praticar esportes, realizar tarefas domésticas, dançar, yoga e assim por diante.

De forma geral, as atividades aeróbicas estão entre as opções que mais favorecem um descanso tranquilo. Pelo menos 30 minutos de atividade física já é suficiente para relaxar à noite. Contudo, não se exercite 3 horas antes de dormir. O organismo precisa de tempo para diminuir a adrenalina que estimula os movimentos.

4. Sempre se mantenha calmo nessa situação

Durante o episódio da paralisia do sono para você conseguir mover o corpo de novo, é recomendável relaxar e não perder a calma. Tente mentalizar que se trata de um processo temporário, no qual não existe nenhum perigo de verdade. Você também precisa abrir os olhos e perceber que está respirando normalmente.

Outra ação que ajuda nesse momento é se concentrar em mexer lentamente um membro como perna, mão ou braço. Depois que os sintomas passam, saia da cama e fique acordado por alguns minutos. Procure realizar as técnicas para dormir bem e evite que esse tipo de situação volte a se repetir.

Significados da paralisia do sono

A paralisia do sono também é uma oportunidade para expandir nossa consciência além dos limites do mundo real e entender melhor o plano espiritual. Nesse sentido, continue lendo para descobrir os significados que o episódio tem na espiritualidade e na Bíblia.

Paralisia do sono na espiritualidade

No espiritismo, a paralisia do sono consiste no desligamento espiritual parcial e temporário do corpo físico. 

Essa experiência prepara a alma para ter acesso ao plano astral, no qual por alguns instantes ou horas o espírito pode deixar seu habitat natural e depois retornar. Nessas circunstâncias, é possível ter contato com amigos e mentores de outra esfera.

Segundo a doutrina, existem seres sobrenaturais em toda parte e o tempo inteiro. Isso explica as visões e audições que você percebe no período em que não consegue se mexer. 

Caso não queira ter mais esse tipo de interação, há rituais e orações que protegem, para se aprofundar no assunto veja também a paralisia do sono no espiritismo.

Paralisia do sono conforme a Bíblia

De acordo com religiosos cristãos, os barulhos e visões que acontecem em alguns episódios da paralisia do sono são demônios. Nessa situação, a pessoa recebe um ataque espiritual de entidades com energia negativa. 

O principal motivo para o problema ocorrer seria ela estar distante, mas ainda com a proteção de Deus.

A interpretação que se tem mais clara a respeito do assunto na Bíblia está no começo do famoso Salmo 91 que diz: “Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia”. Assim, segundo essa religião, basta buscar Deus para o episódio não se repetir.

Conclusão

Acordar e não conseguir mexer o corpo mesmo que por alguns segundos é uma experiência bastante desagradável. Então, procure prestar atenção nos seus hábitos que não são nada saudáveis. Busque se alimentar com uma dieta balanceada com pouca ou nenhuma quantidade de cafeína e álcool.

Abandone o cigarro, faça mais exercícios físicos diariamente e trabalhe para se estressar menos, assim será fácil dormir melhor. A paralisia do sono pode causar estados de confusão e terror nas pessoas que a sofrem, mas essa condição é apenas uma forma do organismo dizer que não está bem. Portanto, fique atento!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.