Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O dia a dia do profissional de Fisioterapia é repleto de pacientes que relatam dores em articulações. Entre esses relatos, o ombro é um dos mais citados como o local do incômodo. Nesses casos, existe um método que pode ser muito útil: o Kinesio Taping para tratamento de ombro. Quer saber mais sobre essa técnica? Então continue lendo!

A anatomia do Ombro

A anatomia do ombro é muito complexa. Trata-se de uma estrutura composta pelas articulações glenoumeral, acromioclavicular, esternoclavicular e escapulotorácica. Também estão presentes ligamentos, cápsula articular, lábio glenoidal, músculos, tendões, bolsas e discos. Tudo isso que favorece a mobilidade do ombro sem sobrecarregar sua estabilidade.

Porém, quando há alterações ou anormalidades na biomecânica, como em casos de disfunção ou perda de mobilidade, por exemplo, aumentam as chances do surgimento de lesões. Uma das possibilidades de tratamento de lesões do ombro é utilizando a bandagem funcional, também conhecida como Kinesio Taping. 

Kinesio Taping para tratamento de ombro

O Kinesio Taping, também conhecido como bandagem elástica funcional, trata-se de um recurso bastante utilizado no tratamento fisioterapêutico. Nesse contexto, ele serve como uma ferramenta complementar que auxilia a evolução do paciente. 

Essa técnica foi criada no Japão em 1973. Seu criador, Kenzo Kase, tinha o objetivo de possibilitar a melhora de desempenho muscular ao executar um movimento, proporcionando aos seus pacientes estímulos terapêuticos constantes. Estes, por sua vez, auxiliam na ação muscular e nos demais tecidos do local a ser tratado.

A técnica passou a ser conhecida durante os Jogos Olímpicos, através dos atletas que faziam uso dela. Apesar disso, atualmente ela também é utilizada como parte dos tratamentos fisioterapêuticos, tanto na parte ambulatorial quanto nas terapias esportivas. Por isso, é muito comum o uso de Kinesio Taping para tratamento de ombro.

O Kinesio Taping pode parecer simples, mas é necessário tomar alguns cuidados ao utilizar a bandagem. Continue lendo para descobrir quais são eles!

Cuidados importantes 

Antes de aplicar o Kinesio Taping para tratamento de ombro, é necessário tomar alguns cuidados com a pele. Ela deve estar limpa e sem hidratantes, conseguindo, assim, fixar a faixa por mais tempo. 

Ainda, algumas precauções são importantes na utilização da técnica. Para isso, deve-se perceber se a pele apresenta:

  • Reação alérgica ao material utilizado (látex ou adesivo). Caso o paciente tenha reação alérgica, evite o contato direto da faixa no local irritado; nesse caso, coloque a faixa em volta. Indica-se ao paciente o uso de anti-inflamatórios, em casos de irritação na pele, e o uso de um protetor de pele antes de aplicá-la;
  • Atrito ou formação de bolhas devido ao excesso de movimento. Observe se o paciente apresenta dor no local da bandagem; em caso positivo, retire a bandagem e aplique em local próximo. A bandagem não pode limitar o movimento nem impedir a execução do exercício solicitado;
  • Cuidados com a circulação: observe se a fita não ficou muito apertada, o que pode aumentar a quantidade de edemas nas extremidades próximas da articulação trabalhada; 
  • Cuidados com peles muito sensíveis (como a de idosos, crianças e de pessoas em tratamentos contínuos): em casos de realizar a técnica sobre feridas abertas e cicatrizes recentes, é possível aplicar a bandagem por cima de um curativo. Apesar disso, nesses casos ele precisa ser trocado com mais freqüência, permanecendo com a bandagem na pele por pouco tempo;  
  • Antes de aplicar a fita, observe se a pele do paciente está lisa, ou seja, sem presença de pelos no local a ser tratado, pois eles dificultam a fixação da faixa na pele; 

A duração da faixa na pele é de, em média, 3 a 5 dias. O posicionamento e tempo de uso variam conforme o objetivo a ser trabalhado, entre as opções existentes de técnicas terapêuticas.

Principais técnicas de Kinesio Taping para tratamento de ombro

Em relação ao uso de Kinesio Taping para tratamento de ombro, existem técnicas específicas a serem trabalhadas com objetivo de auxiliar na correção postural e melhora do posicionamento articular. Vejamos quais são essas técnicas:

Bandagem postural para a porção superior da coluna

Esta técnica é indicada para as alterações cervicotorácicas, pois corrige posturas como cabeça anteriorizada e protusão de ombros, além de reduzir a dor no ombro

Correção de separação da articulação acromioclavicular e de fratura da clavícula

Muito utilizada para reduzir a dor e a crepitação do ombro, esta técnica auxilia na limitação de flexão e abdução de ombro acima de 90° e reduz a deformidade de clavícula após o surgimento de fratura. 

Bloqueio da articulação acromioclavicular

Indicada para a redução da mobilidade articular e da dor durante a execução da flexão e abdução de ombro a 180°. 

Correção da posição da escápula

Esta técnica auxilia na estabilidade da região superior da coluna e da escápula, facilita na correção do ritmo escapuloumeral e corrige, assim, as alterações apresentadas. 

Correção de subluxação inferior do ombro

Esse método também apresenta eficácia na frouxidão glenoumeral e na subluxação inferior do ombro. 

Proteção contra luxação anterior do ombro

A técnica limita o movimento da abdução de ombro, associada a rotação externa, favorecendo a estabilidade do ombro durante o movimento. 

A aplicação do Kinesio Taping para tratamento de ombro

Além de conhecer as técnicas, é necessário escolher a melhor forma de aplicar a bandagem elástica. Há diversas formas de posicionar a faixa na articulação do ombro, como seguindo o formato de X, T, na posição horizontal, na diagonal e com múltiplas faixas aplicadas na mesma articulação.

O uso de Kinesio Taping para tratamento de ombro conta com uma tensão na fita, auxiliando na colocação do músculo em uma posição alongada. Isso permite a execução do movimento e o retornar à posição neutra utilizando a fita.

Para saber qual é a melhor a técnica e o formato escolhido para o tratamento, é necessário realizar a avaliação fisioterapêutica de mobilidade de ombro de forma criteriosa, priorizando trabalhar dentro do objetivo apresentado pelo paciente.  

Benefícios do uso de Kinesio Taping para tratamento de ombro

A bandagem elástica associada ao tratamento fisioterapêutico atua na causa da disfunção do ombro, apresentando alguns benefícios como: 

  • alívio de dor;
  • auxílio na correção da articulação;
  • aumento de força muscular;
  • melhora da mobilidade articular;
  • auxílio na redução do edema, ativando a musculatura de acordo com a tensão aplicada na fita;

Uso de Kinesio Taping para tratamento de ombro em casos de disfunção

Em relação à disfunção do ombro, o Kinesio Taping promove:

  • isometria do manguito rotador;
  • auxílio na execução da rotação interna e externa, flexão e abdução de ombro;
  • melhora o ritmo escápulo-umeral favorecendo, assim, a mobilidade do ombro; 

Durante o uso de Kinesio Taping para tratamento de ombro, especialmente em casos de disfunção, é necessário um bom acompanhamento profissional. Deve haver uma evolução progressiva e redução das limitações na execução do movimento.

É importante observar se o paciente apresenta uma melhora na correção postural, conseguindo manter uma postura apropriada dentro do tempo determinado. Também é importante que exista uma melhora da ação muscular na realização do exercício, sem que ele apresente fadiga muscular e alteração da biomecânica. 

Quando o paciente consegue essa resposta (mesmo sem o uso da bandagem elástica) é chegado o momento de finalizar a utilização do Kinesio Taping para tratamento de ombro. Neste caso, a orientação é realizar uma nova avaliação para traçar um novo tratamento específico.

Nesse momento, é preciso olhar o paciente como um todo e entender que os fatores psicossociais também influenciam no surgimento da dor e na alta do paciente. Para isso, também é relevante saber quais são as principais patologias de ombro e como tratá-las.

Conclusão

Como podemos perceber ao longo deste texto, o uso de Kinesio Taping para tratamento de ombro pode ser extremamente positivo! Para isso, é necessário que o profissional responsável tenha domínio da técnica e muita atenção na aplicação das bandagens e com a evolução do paciente.

E então, o que achou de descobrir mais sobre essa técnica? Comente abaixo!

Referências

Castro-Sánchez AM, Lara-Palomo IC, Matarán-Peñarrocha GA, Fernández-Sánchez M, Sánches-Labraca N, Arroyo-Morales M. KinesioTaping reduces disability and pain slightly in chronic non-specific low back pain: a randomised trial. J Physiother. 2012;58(2):89-95.

García Llopis L, Campos Aranda M. Intervención fisioterápica com vendaje neuromuscular en pacientes concervicalgiamecánica. Um estudiopiloto. Fisioter. 2012;34(5):189-95.

González-Iglesias J, Fernández-De-Las-Peñas C, Cleland JA, Huijbregts P, Del Rosario Gutiérrez-vega M. Short-term effects of cervical Kinesio Taping on pain and cervical range of motion in patients with acute whiplash injury: a randomized clinical trial. J Orthop Sports PhysTher. 2009;39(7):515-21.

Kapandji AI. Fisiologia articular: esquemas comentados de mecânica humana. 5 ed. Rio de Janeiro: Médica Panamericana; 2000. 

Kase K, Lemos T, Dias E. KinesioTaping: introdução ao método e aplicações    musculares. 2nd ed. São Paulo: Andreoli; 2013. 138

Kase K, Wallis J, Kase T. Clinical therapeutic applications of the Kinesio Taping Method. 2 ed. Tokyo: Ken Ikai; 2003. p. 19-39.

Kaya E, Zinnuroglu M, Tugcu I. Kinesio taping compared to physical therapy modalities for the treatment of shoulder impingement syndrome. ClinRheumatol. 2011;30(2):201-7.

Magee, D.J.2006. Orthopedic Physical Assessment, 4th ed. St Louis: Saunders Elsevier.

Paoloni M, Bernetti A, Fratocchi G, Mangone M, Parrinelo L, Del Pilar Cooper M, et al. Kinesio Taping applied to lumber muscles influences clinical and electromyographic characteristics in chronic low back pain patients. Eur J PhysRehabil Med. 2011;47(2):237-44.

Parker-Pope T. A Quirky Athletic Tape Gets Its Olympic Moment. 2008; http://well.blogs.nytimes.com/2008/08/19/a-quirky-athletic-tape-gets-itsolympic-moment/?_php=true&_type=blogs&_r=0. Accessed February 28, 2014.

Shamus, J., and E. Shamus.1997. A taping technique for the treatment of acromioclavicular joint sprains: A case study. Journal of Orthopedic and Sports Physical Therapy 25:390-394. 

Thelen MD, Dauber JA, Stoneman PD. The clinical efficacy of Kinesio Tape for shoulder pain: a randomized, double-blind, clinical trial. J Orthop Sports PhysTher. 2008;38(7):389-95.

Williams S,Whatman C, Hume PA, Sheerin K. Kinesio taping in treatment and prevention of sports injuries: a meta-analysis of the evidence for its effectiveness. Sports Med. 2012;42(2):153-164.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.