Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você sabia que mais de 15 milhões de pessoas no Brasil sofrem de dor nas juntas de forma crônica? 

Esse dado é do Ministério da Saúde, que afirma também que pelo menos em algum momento da vida, todos nós vamos passar por algum momento de dor pontual ou crônica nas articulações.

Como você deve ter percebido, as dores nas articulações e fraqueza muscular são problemas bastante comuns e que afligem indivíduos de todas as idades. 

Seja por lesões, má postura, sobrepeso ou desgaste natural da cartilagem, esse tipo de desconforto pode se manifestar de forma leve, moderada, grave ou até mesmo incapacitante.

Nesse sentido, não faltam opções de remédios para dor nas articulações, artrose, artrite, bursite e tendinite, entre outras doenças reumáticas.

Convidamos você a prosseguir a leitura para descobrir quais são as principais opções de medicamentos naturais para dor nas articulações.

O que pode gerar dor nas juntas

A dor nas articulações, conhecida como dor nas juntas, pode ter várias causas. Uma das mais comuns é a artrite, que engloba diferentes tipos, como osteoartrite e artrite reumatóide. 

Essas condições envolvem inflamação e lesões nas articulações, levando a dor. Além disso, lesões traumáticas, como entorses, luxações e fraturas podem resultar em danos articulares e nos tecidos ao redor, desencadeando dor.

Outra causa é a artrose, uma forma degenerativa de artrite que ocorre quando a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos é desgastada ao longo do tempo. 

Gota é outra condição que causa dor nas articulações, sendo uma forma de artrite gerada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações, levando a inflamação aguda e dor intensa.

Doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus podem fazer com que o sistema imunológico ataque, assim como as doenças autoimunes, iniciadas em dor e inflamação. Infecções bacterianas ou virais também podem causar artrite séptica, caracterizada por inflamação e dor nas articulações. 

Além disso, a bursite, que é a inflamação da bolsa cheia de líquido que amortece e lubrifica as articulações, e a tendinite, caracterizada pela inflamação dos tendões que ligam os músculos aos ossos, podem gerar dor nas juntas.

Dor nas juntas: 5 remédios para dor nas articulações

Quando falamos em dor nas juntas, as áreas mais afetadas costumam ser as costas, a lombar, os ombros, o quadril e os joelhos.

Nem sempre essas dores se manifestam de forma crônica ou incapacitante. Mas, apesar de pontuais, esses desconfortos impõem limitações e incômodos no dia a dia das pessoas.

Sendo assim, existem 5 tipos de remédios para dor nas articulações:

  • Analgésicos;
  • Anti-inflamatórios;
  • Suplementos;
  • Corticoides;
  • Pomadas.

Mas é importante ressaltar que é extremamente necessário prescrição médica para tomar o medicamento de maneira correta, sendo considerado arriscado a automedicação, podendo agravar sintomas do paciente.

Como desinflamar as articulações rapidamente? 

Além das opções medicamentosas que citamos aqui, existem os remédios naturais para dor nas juntas. Confira abaixo 3 opções:

1. Chá de gengibre

A zingerona e o gingerol são substâncias presentes no gengibre que possuem efeito antioxidante e anti-inflamatório. Por isso, o chá dessa raiz ajuda a aliviar a dor nas juntas e o inchaço nas articulações.

2. Chá de cúrcuma

A cúrcuma – ou açafrão – também tem ação anti-inflamatória devido à presença de curcumina. Logo, o chá de cúrcuma é um grande aliado no alívio dos sintomas de artrite, artrose, bursite e tendinite.

3. Chá de alcaçuz

O alcaçuz é uma planta utilizada para fins medicinais há milhares de anos. Rica em glicirrizina e ácido glicirretínico, ajuda a frear o processo inflamatório das articulações.

Enfim, esperamos que você aproveite as dicas e alivie sua dor nas juntas!

Conclusão

A dor nas juntas pode ser um desafio debilitante que afeta significativamente a qualidade de vida de muitas pessoas. No entanto, com uma intervenção adequada, como a fisioterapia, é possível encontrar alívio e recuperação. 

A fisioterapia desempenha um papel crucial no tratamento da dor nas juntas, oferecendo abordagens personalizadas que não comentam apenas sobre os sintomas, mas também as causas subjacentes. 

Através de exercícios terapêuticos, mobilizações articulares, alongamentos e técnicas de fortalecimento, a fisioterapia ajuda a restaurar a função das articulações, aumentar a amplitude de movimento e fortalecer os músculos ao redor das juntas apoiadas.

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.

Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.

Fique por dentro das novidades e receba nossas promoções!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.