Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Como todos nós sabemos, o nosso corpo foi feito para se movimentar e não para ficar parado, é claro que muitas vezes é necessário ter seus devidos cuidados e precauções. Para isso, ativar o Power House é fundamental, principalmente por conta do fortalecimento muscular e prevenção de lesões.

Não existe uma faixa etária com maior chance de se lesionar, pois todas as pessoas estão sujeitas, seja ela criança, jovem, adultos e idosos, independente da gravidade.

Hoje, de certa forma, existe uma gama de técnicas e exercícios que podemos realizar em casa para minimizar esses desconfortos. Mas o ideal é que seja feito com orientação de um profissional para estabelecer uma conduta eficaz e uma melhora no quadro álgico.

Claro que não podemos esquecer que temos que levar em consideração o quadro do paciente, pois muitas vezes o que ele diz não corresponde com os exames clínicos ou vice-versa.

Uma boa avaliação e um bom planejamento de tratamento irá proporcionar uma melhora do seu quadro álgico e até mesmo se trabalharmos a conscientização dele, favorecendo todo seu corpo.

E o por que eu digo isso? Como já mencionei e sempre digo que o maior responsável para o nosso aumento da dor é o nosso cérebro, é através dele que está o segredo maior para que nós consigamos controlar o aumento ou diminuição da dor.

Antes de partir para a cirurgia, o que realmente devemos fazer para minimizar e até melhorar o quadro álgico de dores lombares?

Você já parou para pensar nos inúmeros benefícios de praticar uma atividade física? E que tal conhecer as vantagens da ativação do Power House durante a prática do Método Pilates? Essa técnica irá te surpreender e proporcionará a você resultados satisfatórios não só na parte corporal como na mental. 

Continue a leitura para aprender os exercícios mais indicados e como ativar o Power House de forma correta e eficaz.

Vamos lá?

Como aliviar as dores lombares com o auxílio do Power House?

Quem aqui não sentiu algum tipo de dor em algum momento da vida? Sabe-se que as dores lombares são muito frequentes no dia a dia, e de certa forma afeta em torno de 90% da população. Não existe uma faixa etária específica, todos podem adquirir algum desconforto muscular. Vamos pensar nisso e começar a cuidar!

Na maioria das vezes as dores lombares surgem por alguns traumas, fraquezas musculares ou até mesmo por sobrecarga, seja ela por excesso de peso ou por pegar objetos pesados.

Além disso, ainda temos que destacar que as lesões lombares podem ocorrer em um momento super simples e rotineiro como, por exemplo, quando viramos para pegar algum objeto que está localizado do outro lado da cama, ou até mesmo um simples movimento de abaixar, espirrar, entre outros.

Umas das práticas que devemos fazer é o fortalecimento de todo o nosso corpo para que tudo fique uniforme e firme, para assim evitarmos futuras lesões.

A seguir vou falar um pouco sobre o Power House. Vamos saber mais!?  

O que é o Power House?

Definimos Power House, que também é conhecido como Core, como “casa de força” ou até mesmo de “centro de força”. Eles são os músculos que o formam sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura, formando um cilindro de estabilidade ao redor da cintura.

O centro de força é formado por 29 pares de músculos que tem como função suportar o complexo lombo-pélvico-quadril, para que possa estabilizar a coluna vertebral, pelve e a cadeia cinética durante os movimentos funcionais, ou seja, é formado pela musculatura que circunda nosso centro de gravidade, a região próxima ao umbigo. 

Basicamente, são os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril. Fique sempre atento a todos os movimentos para que assim possamos contrair toda essa musculatura promovendo, assim, um fortalecimento de toda a cadeia muscular. As estruturas que compõe o Power House são:

  • Transverso do abdômen;
  • Períneo;
  • Multífidos;
  • Diafragma.

Com isso, podemos citar os principais benefícios do fortalecimento do Power House:

  • Aumento na potência exercida pela carga durante o movimento;
  • Aumento na eficiência da estabilidade do movimento;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Diminuição do risco de lesão;
  • Melhora no recrutamento neural.

5 exercícios para ativar o Power House e aliviar as dores na lombar

1. The Roll Up
The Teaser-Power House

Objetivo: mobilizar a coluna, segmentando-a vértebra por vértebra, e possibilitar o alongamento da cadeia posterior de membros inferiores e da coluna.

2. Prancha Lateral – The Side BendPrancha Lateral The Side Bend

Objetivo: trabalhar o fortalecimento e a flexibilidade dos flexores laterais da coluna e abdutores dos quadris, assim como dos rotadores externos de quadris e joelhos.

3. Prancha Frontal – The Push UpPrancha Frontal - The Push Up - Power House

Objetivo: fortalecer os extensores de cotovelos e flexores dos ombros, a musculatura flexora da coluna, dos quadris e o transverso abdominal, e desenvolver a estabilidade do tronco e da cintura escapular.

4. The Hip TwistThe Hip Twist - Power House

Objetivo: uma variação bastante desafiadora, que foca nos músculos da parte posterior do core. Com as palmas das mãos apoiadas no chão e alinhadas aos ombros, eleve o corpo com o abdômen voltado para cima.

5. The Leg Pull FrontThe Leg Pull Front

Objetivos: fortalecer os extensores de quadris e os estabilizadores da cintura escapular e desenvolver estabilização da coluna pela posição, que exige grande controle dos flexores da coluna associados ao transverso abdominal.

Como fortalecer o Power House?

Esta musculatura é a responsável pela sustentação e estabilização de praticamente todos os movimentos de nosso corpo, por isso, é fundamental que qualquer pessoa tenha seu centro de força fortalecido e estabilizado.

O Core ou Power House bem fortalecido, gera a estabilidade necessária para evitar que lesões aconteçam, e ainda auxiliam no desenvolvimento de atividades relacionadas à performance física, principalmente através do desenvolvimento de valências físicas como a força e a potência muscular.

Sendo assim, é mais do que evidente que a correta estabilização do centro de força é fundamental para que a sua funcionalidade seja mantida e para que você consiga desenvolver melhor seu corpo e suas qualidades físicas.

Conclusão

Tendo em vista que o corpo foi feito para se movimentar, é necessário que todos nós coloquemos isso em ação, pois desta forma iremos ajudar a musculatura a ficar saudável e fortalecida.

Você que já pratica o Pilates sabe que essa metodologia é, sem sombra de dúvidas, muito eficaz em todos os aspectos, não somente muscular, como mental. Portanto, se realmente quer ter uma coluna mais saudável e forte, vamos começar a cuidar e assim evitar lesões futuras.

Ative sempre seu Power House, pois desta forma você estará melhor com seu corpo e mente, além de dar mais segurança a sua coluna.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.