Nos dias atuais, a postura inadequada tem se tornado cada vez mais precoce, desenvolvendo desvios como a hipercifose torácica, e a correção da corcunda é uma demanda frequente nos consultórios de fisioterapia e Studios de Pilates.
Se sentar de maneira incorreta, mexer no smartphone, notebook quase encostando a cara na tela ou até enquanto vemos TV são hábitos simples, mas que podem prejudicar nossa postura a longo prazo. E para isso ser mudado, não tem remédio, só depende de você.
Claro que existem situações em que a genética e estrutura corporal são determinantes, mas, mesmo assim, podemos trabalhar o fortalecimento, alongamento e mobilidade dessa região para correção da corcunda.
No texto de hoje, vamos entender melhor sobre a estrutura da nossa coluna e como a hipercifose torácica se forma. E para dar fim a essa condição, sugerimos 5 exercícios do Método Pilates ideais para corrigir a corcunda. Vamos descobrir quais são? Acompanhe os tópicos e boa leitura!
Fisiologia da coluna para correção da corcunda
Mesmo que seja possível, a correção da corcunda não é simples e exige muita disciplina do paciente nas ações do dia a dia e na rotina de exercícios.
A nossa coluna torácica é composta por 12 vértebras, ligamentos e músculos que compõem essa região extremamente importante para o nosso corpo.
Nós funcionamos como uma engrenagem e tudo está ligado e conectado. A coluna torácica está envolvida com a coluna cervical e com a coluna lombar, além de toda conexão entre os músculos, ligamentos e fáscias.
Então, quando uma parte do corpo está alterada, todas as outras partes que estão conectadas com ela são prejudicadas.
Na região posterior da nossa coluna torácica, que fica abaixo da cervical, já nascemos com um curvatura em formato de C, que tecnicamente chamamos de curvatura cifose torácica, porém, a famosa corcunda é um acentuamento dessa curvatura, fazendo com que os ombros e o pescoço se projetem para frente.
Por que a corcunda se desenvolve?
Existem diversas causas da hipercifose torácica, como:
Congênita
Presente desde o nascimento devido a má formação da vértebra desde o período gestacional.
Adquirida
Com o passar da idade, fatores como a osteoporose e a má postura entram como agentes facilitadores.
Traumas
Fraturas que ocorreram a partir de queda ou acidentes.
Postura
O descuido com a postura, trabalhar muito tempo sentado e a falta de atividade física influenciam o desenvolvimento da corcunda.
Importância do Pilates para a correção da corcunda
O Pilates trabalha tanto com a prevenção para que não ocorra essa alteração, como para o tratamento e correção da corcunda caso ela já exista. Cada paciente tem um tratamento personalizado e individualizado, com objetivos diferentes.
No Método Pilates são realizadas diversas posturas que alongam e fortalecem diversos grupos musculares para promover maior flexibilidade e mobilidade.
Os ombros, a coluna cervical, torácica, lombar, o quadril, e os membros inferiores podem ser trabalhados como um todo, a partir de exercícios que unem diversos segmentos.
Quando o paciente já possui a hipercifose torácica, é importante focar em exercícios que fortalecem os músculos das costas e alongam os peitorais, pois nessa região há um encurtamento, e nas costas, fraqueza muscular.
É necessário que o indivíduo entenda a importância da correção postural no dia a dia, pois será o principal fator para que ocorra a correção da corcunda, por isso, o Pilates também trabalha a conscientização postural.
Os 5 melhores exercícios do Pilates para a correção da corcunda
Veja abaixo os melhores exercícios do Método Pilates para a correção da corcunda:
1. Mobilidade de braços na parede
Instruções: Vamos dar início ficando em pé, com as costas e a cabeça bem apoiadas na parede, os joelhos levemente flexionados e os pés um pouco afastados da parede. As mãos ficam encostadas paralelamente na parede, com os braços esticados.
Puxe o ar, e eleve os braços para frente e para cima, tentando tocar a parede sem descolar a lombar da parede, e desça soltando o ar, ativando o abdômen. Faça 12 repetições.
2. Mobilidade de coluna na parede
Instruções: Em pé, fique de lado, encostando o quadril e o braço que está do mesmo lado esticado para frente na parede, a perna do mesmo lado fica um pouco para frente e a outra para trás.
Estique braço de fora, que não está apoiado, para frente e mantenha-o junto tocando na mão que está na parede, sem deixar o braço cair, leve o seu braço para trás até tocar na parede, e seu quadril acompanha, a cabeça também, olhando para trás, depois volte na mesma posição.
Lembrando sempre do crescimento axial, e de trabalhar a respiração. Repita 12 vezes.
3. Alongamento de coluna na parede
Instruções: De frente para a parede, afaste bem as pernas para trás e as duas mãos com os braços esticados e apoiados na parede.
Inicie inspirando, e comece trazendo o quadril para frente, flexionando os braços e ficando na ponta do pé, crescendo a postura, depois desça os calcanhares no chão, estique os braços e leve o quadril para trás, alongamento bem a coluna e retorne à posição. Realize 12 repetições.
4. Perdigueiro
Instruções: Posicione-se em quatro apoios, mantendo as mãos alinhadas com os ombros, braços estendidos e os joelhos apoiados no chão, flexionados e alinhados com os quadris. O posicionamento da coluna deve ser neutro.
Inspire para elevar o braço para frente de um lado e expire ao retornar, podendo alterar os lados. Faça 5 vezes de cada lado. Para evoluir esse exercício, faça elevando um braço e associe a extensão da perna contralateral.
5. Swan
Instruções: Vamos iniciar deitando no chão, de barriga para baixo, com as mãos apoiadas no chão, ao lado do peito.
Inspire para empurrar o chão, estendendo a coluna e mantendo o queixo alinhado para frente, e expire para retornar. Repita o movimento 12 vezes.
Conclusão
O tratamento da hipercifose torácica e correção da corcunda com o Pilates deve ser contínuo e os resultados podem levar algumas semanas, por isso disciplina, foco e determinação são fundamentais.
A atuação do Método busca melhorar a postura e também prevenir a corcunda, fortalecendo os músculos do pescoço e das costas, e aumentando a flexibilidade e mobilidade da coluna.
Referências Bibliográficas
MOREIRA, FLÁVIA; SOARES, JULIANA CORRÊA. Os benefícios do método Pilates em pacientes com hipercifose. Revista Uningá, v. 52, n. 1, 2017.
NAVEGA, Marcelo Tavella et al. Efeitos do método Pilates Solo no equilíbrio e na hipercifose torácica em idosas: ensaio clínico controlado randomizado. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 19, p. 465-472, 2016.