Você sabe por que o Pilates online vem ganhando adesão entre os instrutores? Em 2020, com a pandemia de Covid-19, as pessoas não podiam sair de casa, mas também precisavam, mais do que nunca, manter-se saudáveis.
Mas como continuar a prática de exercícios ou atividades físicas se em casa os alunos não tinham os equipamentos ou acessórios?
A partir da possibilidade da prática do Pilates em casa, ou em qualquer espaço que o aluno esteja, na modalidade online.
E até hoje o Pilates online está em evidência devido a sua praticidade, pois o aluno faz a aula no conforto da sua casa e encaixa o Método na rotina, otimizando seu tempo.
No texto de hoje, vamos dar a você, instrutor, várias dicas de como incluir as aulas de Pilates online como fonte de renda e adaptação para alunos que prefiram praticar em casa. Acompanhe!
O que é preciso para dar aulas de Pilates online?
Para a prática de Pilates online o aluno precisa, apenas, tem que ter um bom acesso a internet e um espaço em que possa se movimentar.
Já para o instrutor, além desses dois pontos, é necessário, principalmente, ter um bom domínio do MAT Pilates (Pilates solo) e dos princípios do Pilates, saber utilizar ou adaptar acessórios durante a aula e um bom comando verbal.
Existem plataformas gratuitas para vídeo chamada, como o ZOOM, o Google Meet ou mesmo chamada de vídeo do WhatsApp, em que o instrutor deve ter a visão do aluno executando os exercícios e movimentos, para assim guiá-lo através do comando verbal.
Como fazer adaptações de acessórios e equipamentos no Pilates online?
A utilização de objetos que o aluno já tem em casa é uma boa estratégia nas primeiras aulas de Pilates online, então podemos adaptar um lençol como uma faixa, um cabo de vassoura como bastão e quilos de alimentos como Toning ball, por exemplo.
Ao longo das aulas, os alunos podem adquirir acessórios como a faixa elástica Mini Band, halteres, Toning ball e caneleiras, para assim evoluírem na prática.
A aderência aos acessórios deve ser avaliada e adequada para as necessidades de cada aluno.
E para adaptar os equipamentos no Pilates online, é possível utilizar cadeiras, sofá, cama ou até mesmo uma parede para realizar os exercícios.
Eles podem servir como apoios, para auxiliar o movimento, ou como desafios para novos exercícios.
3 dicas para instrutores de Pilates Online
1. Domine o MAT 34
O domínio do MAT 34, assim como suas variações e adaptações, é fundamental para que o instrutor possa conduzir a aula com maestria e conseguir os resultados desejados, tanto por parte dele quanto por parte do aluno.
Esses 34 exercícios fazem parte da sequência clássica criada por Joseph Pilates, tão completa e inteligente que trabalha, em todos os movimentos, sendo eles flexão, extensão, inclinações laterais e rotações, o fortalecimento de MMSS, fortalecimento de MMII, fortalecimento de abdômen, alongamentos e mobilidade no geral.
Para essa sequência podemos utilizar acessórios para facilitar ou desafiar o aluno, dependendo da avaliação do profissional e da evolução do aluno.
2. Domine os 6 princípios de Joseph
A utilização dos seis princípios do Pilates, respiração, centralização, concentração, controle, precisão e fluidez, são extremamente importantes no Pilates online, principalmente a concentração e o controle.
O fato de o instrutor não estar presente fisicamente ao lado do aluno, faz com que ele tenha que aguçar a sua audição e concentração para realizar os exercícios.
Ao mesmo tempo, o profissional que está conduzindo a aula precisa ter um bom comando verbal, assim o aluno fica mais atento à musculatura que tem que ser ativada para cada momento e exercício, trabalhando o controle.
3. Trabalhe a respiração consciente do aluno
Para trabalhar todos os princípios do Método Pilates com maestria nas aulas online, precisamos conduzir não apenas os movimentos corporais do aluno, mas também ensinar a respiração correta.
Também é preciso instruí-lo sobre os momentos de inspirar e expirar durante os exercícios, através do comando verbal, trazendo mais segurança ao seu aluno.
Benefícios do Pilates online
Com o Pilates online, é possível melhorar o equilíbrio do aluno com exercícios unipodais e posteriormente, com a sua evolução, podemos colocar as superfícies instáveis como a fitball ou a overball.
Se tratando de força, utilizamos o próprio peso do corpo contra a gravidade, mas também podemos adotar halteres, Tonning ball, caneleiras, Magic Circle e a fitball, para intensificar as aulas.
No Pilates online conseguimos trabalhar a coordenação motora, com movimentos coordenativos de MMSS e MMII e também alternando ambos, utilizando acessórios ou com os membros livres.
Em relação ao alongamento, mobilidade e flexibilidade, temos todo o repertório do MAT Pilates para ser aplicado, e com as adaptações em móveis, como na cama e ou cadeira, também podemos trabalhar esses objetivos.
Conclusão
Para que o aluno se adapte ao Pilates online é necessário que o instrutor seja criativo e assertivo no planejamento de aula.
Se o profissional mantiver o seu raciocínio clínico a favor da evolução do aluno, os resultados são inquestionáveis.
Um bom instrutor de Pilates não depende exclusivamente dos aparelhos e equipamentos de um Studio, pois uma boa aula pode ser conduzida apenas por um bom comando verbal e boas estratégias de adaptações da aula, mesmo em casa.
Referências:
SCHNEIDER, Rodolfo Herberto; RIBEIRO, Aline Cristiane Wolff; LIPOSCKI, Daniela Branco. Utilização do Método Pilates: reabilitação e condicionamento físico, 2016
ROBLE, Odilon José. Efeitos do Método Pilates na postura corporal estática de mulheres: uma revisão sistemática, 2016
PILATES, Joseph Hubertus. A obra completa de Joseph Pilates: sua saúde, O retorno à vida pela contrologia, 2010. São Paulo. 1ª edição