Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Se você chegou até este texto, provavelmente tem afinidade com a Fisioterapia. Talvez você seja um estudante ou já um profissional da área. O fato é que, estando nesse universo, uma hora ou outra acabamos ouvindo falar sobre a continuação do ensino superior e surge uma dúvida: quais são as opções de especializações em fisioterapia?

É comum questionar-se sobre qual caminho seguir. Qual área, qual curso, o que procurar? Se você está com essas perguntas em sua mente, fique calmo. Este artigo foi preparado para você entender mais sobre quais são as possibilidades de especializações em fisioterapia. 

Continue lendo para descobrir as opções e como decidir qual é a ideal para você. Vamos lá?

O que são as especializações?

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o COFFITO, considera como fisiterapeutas os profissionais com formação superior em instituições licenciadas pelo Ministério da Educação. Apesar disso, muitas vezes a graduação não é suficiente para se destacar no mercado. Aí, você pode buscar uma das inúmeras opções de especializações em fisioterapia.

Mas, para começo de conversa, o que são especializações? Em resumo, elas englobam todos os cursos da modalidade lato sensu realizados após a graduação. Aqui existe uma distinção que devemos fazer:

  • Cursos stricto sensu: são os programas de mestrado e doutorado, nos quais é preciso preencher os pré-requisitos da instituição e que entregam um diploma ao fim do ciclo;
  • Cursos lato sensu: trata-se dos outros cursos de pós-graduação, como MBAs, que entregam certificados ao final do ciclo de estudos.

Por isso, as especializações têm um caráter mais técnico e prático (voltado para o mercado de trabalho), enquanto as modalidades de mestrado e doutorado são voltadas para a pesquisa acadêmica. 

Além disso, todas as especializações têm a duração mínima de 360 horas. Por isso elas são bastante rápidas: a maioria se estende de 12 a 18 meses. Outro ponto positivo é a possibilidade de negociação de valores. Isso porque muitas instituições trabalham com descontos e parcelamentos estendidos – vale negociar as condições de pagamento!

Agora, você deve estar se perguntando: “mas o que é um MBA?”. A sigla corresponde a Master of Business Administration, ou seja, Mestre em Administração de Negócios. Essa modalidade tem foco nas áreas de gestão e administração, mas sua popularização fez com que as especializações de outras áreas do conhecimento também fossem conhecidas como MBAs.

Bom, agora que você já sabe o que é uma especialização, chegou a hora de entender sua importância e os benefícios que ela é capaz de trazer. Continue lendo para descobrir!

A importância das especializações em fisioterapia

O principal objetivo do trabalho de um fisioterapeuta é ajudar seus alunos a terem uma melhora em suas condições de mobilidade física, de maneira a aumentar sua independência. Por isso, seu impacto na saúde do paciente é direto. Nesse sentido, torna-se essencial ter um bom conhecimento sobre a situação com a qual está lidando.

As especializações em fisioterapia são uma ótima opção para resolver esse dilema. Isso porque, ao focar seu atendimento em alunos com problemas ou locais afetados similares, seu domínio sobre a questão tende a ser maior. Assim, você também se torna capaz de oferecer um serviço de excelência.

E, é claro, você pode atingir esse nível de conhecimento através de uma especialização. Com ela, você aprende ainda mais sobre o assunto de sua preferência, criando mais bagagem e acumulando informações valiosas.

Além disso, através dela torna-se possível criar conexões com outros profissionais da sua área – o famoso networking. Ainda, essa é uma ótima maneira de facilitar o caminho até um bom emprego e a uma remuneração mais alta. 

Então, já que é tão importante a busca por especializações em fisioterapia, quais são as áreas pelas quais é possível seguir? Veja abaixo!

As áreas da fisioterapia

O COFFITO reconhece como especialidades da fisioterapia as seguintes áreas:

  • Fisioterapia em Acupuntura;
  • Fisioterapia Aquática;
  • Fisioterapia Cardiovascular;
  • Fisioterapia Dermatofuncional;
  • Fisioterapia Esportiva;
  • Fisioterapia em Gerontologia;
  • Fisioterapia do Trabalho;
  • Fisioterapia Neurofuncional;
  • Fisioterapia em Oncologia;
  • Fisioterapia Respiratória;
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica;
  • Fisioterapia em Osteopatia;
  • Fisioterapia em Quiropraxia;
  • Fisioterapia em Saúde da Mulher;
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva.

Além disso, você também pode conferir aqui e aqui outras opções para seguir a carreira de fisioterapeuta – e elas são muitas, certo? 

Para decidir qual área mais se encaixa com suas preferências, pense em aspectos como:

  • Quais disciplinas da graduação lhe despertavam mais interesse?
  • Em quais disciplinas você teve mais facilidade?
  • Com qual tipo de público e situação você deseja e se sente mais confortável em lidar?
  • Qual área está sendo mais procurada em sua cidade ou estado?

Com isso, você já terá uma boa base para escolher sua área ideal de atuação. E, após ter essa informação, é chegada a hora de escolher o curso e a instituição nos quais você irá se inserir. 

Possíveis especializações em fisioterapia

E agora, qual curso escolher? Em qual instituição fazer a especialização? Essas também são questões muito recorrentes.

Primeiramente, pergunte-se qual modalidade seria a ideal para você: presencial ou à distância? Hoje, as especializações em fisioterapia em EAD já são muito comuns, o que pode ser uma grande vantagem se você não quiser gastar tempo e dinheiro em deslocamento.

Além disso, é importante pesquisar sobre os cursos e instituições da sua cidade. Nesse momento, atente-se a algumas questões:

  • A instituição e o curso são reconhecidos pelo MEC?
  • Qual é a reputação da instituição?
  • Como acontece a seleção para preenchimento de vagas?
  • Qual é o conteúdo, as disciplinas do curso? Elas atendem suas expectativas?
  • Quem são os professores? Eles têm uma boa formação?
  • Como é a infraestrutura da instituição?

Ainda, também pode ser muito proveitoso buscar conversar com alguém que já estude naquele local e possa tirar suas dúvidas. Se possível, visite a instituição e converse com o coordenador da especialização. É importante saber ao certo o que aquele curso específico tem a oferecer; afinal, você estará investindo seu tempo e dinheiro nisso, certo?

Conclusão

E então, o que acha da ideia de buscar especializações em fisioterapia e se tornar um profissional ainda mais preparado para atender seus alunos? Esse é um caminho que pode dar muitos resultados e ajudar você a contribuir ainda mais para a qualidade de vida de quem procura seu trabalho. 

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma dica para quem está em busca de cursos de especialização? Comente abaixo!