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A movimentação para agilizar os negócios na área da saúde demandam cuidado especial para com os pacientes, mas a divulgação dos seus serviços prestados dependem de um plano de marketing para sua clínica de fisioterapia muito bem calculado.

Desde o princípio, o empreendedorismo precisa ser colocado em prática e, em alguns casos, delegar determinadas tarefas para profissionais especializados, a fim de garantir que a administração dos negócios se mantenha em primeiro plano.

De qualquer maneira, com um plano de marketing para sua clínica de fisioterapia em mãos, fica mais fácil compreender como a publicidade pode se dar por diferentes canais de divulgação, tanto de forma tradicional, como com o marketing digital. 

O que é plano de marketing para sua clínica?

A formalização de um documento, onde se descreve estratégias de divulgação e publicidade, é um plano de marketing para sua clínica de fisioterapia, e tem como objetivo atingir um mercado de consumidor específico. 

O período desse plano pode ser dividido em campanhas quinzenais, mensais, semestrais ou anuais, com abordagem sobre a clínica de fisioterapia, assim como os profissionais envolvidos, divulgando a organização em si, mas também os valores compartilhados e a experiência no setor.

Para isso, o plano de marketing pode conter pontos estratégicos significativos, e até mesmo a contratação de uma empresa de limpeza para manter os equipamentos e o local sempre higienizados.

Foco no público-alvo da clínica de fisioterapia

Se você trabalha na área de fisioterapia, pode pensar que o marketing adota uma abordagem geral para a publicidade, ou mesmo promoções, sendo a melhor maneira de atrair o maior número de pacientes. 

Isso é um erro!

O marketing para um público amplo pode até alcançar mais pessoas, mas o melhor é se concentrar nos pacientes que realmente precisam de fisioterapia e também dos que pesquisam no Google “fisioterapia home care preço”, por exemplo.

A partir do momento que você foca em um tipo específico, o plano de marketing da sua clínica de fisioterapia pode ser desenvolvido com estratégias de comunicação direcionadas, com o objetivo de atrair um nicho potencial que precisa dos serviços oferecidos. 

Criação de conteúdo valioso e a mídia local

Mesmo que seu negócio faça parte de uma rede ampla de atendimento, é possível concentrar-se, dentro do plano de marketing da sua clínica de fisioterapia, em uma região com cobertura de imprensa.

A mídia de comunicação local pode ser um canal eficaz para a divulgação dos negócios, principalmente se a faixa etária do público-alvo for relativamente avançada.

O melhor é se colocar à disposição da mídia local para entrevistas e participação em eventos, como uma fonte de informação que pode falar sobre aula de hidroginástica, por exemplo, praticada no mercado e também utilizada na fisioterapia. 

É fato que consumidores preferem descobrir produtos e serviços por meio de conteúdo relevante, e não pela publicidade tradicional. 

A criação de conteúdo valioso pode ser interessante para as mídias locais, desde que esteja relacionado aos serviços prestados, e que também seja atraente para as mídias de informação locais.

Anúncios pagos dentro do ambiente online

Não há como escapar do marketing digital, e o Google Ads é uma plataforma de PPC (Pay Per Click), isto é, pagamento por clique, que está à disposição para criar anúncios que aparecem nas páginas de resultados e em outros sites. 

Dentro do plano de marketing da sua clínica de fisioterapia, você pode fazer com que o site comercial apareça entre os primeiros resultados sempre que alguém fizer uma pesquisa sobre os seus serviços na sua região. 

Afinal, as pessoas procuram por diversos trabalhos no Google, e a fisioterapia está entre os principais temas quando se trata de saúde, e o Google é um canal de aquisição de clientes com potencial para te ajudar a atingir os objetivos como empresa.

Avaliações positivas nas plataformas do Google

Outra ferramenta que o Google disponibiliza para os empreendedores é o Maps, permitindo que sua clínica de fisioterapia seja encontrada pelos clientes, principalmente por aqueles que utilizam uma central multimídia nos veículos. 

Para que isso funcione de maneira correta, é preciso criar uma conta no Google Meu Negócio e verificar a sua clínica, inclusive se tiver uma parceria formalizada com um médico especialista em disfunção erétil, por exemplo, para um atendimento mais amplo.

Caso alguém tenha verificado um negócio no mesmo endereço, por ser um espaço alugado, há a possibilidade de atualizar e registrar o imóvel como sendo sua clínica de fisioterapia. 

Além de ficar listado como um negócio no Google Maps, o espaço também entra para a lista de empresas que prestam o serviço disponível, com a possibilidade de receber comentários de pacientes, e poder respondê-los. 

Quando alguém faz uma pesquisa e seu site aparece nos resultados orgânicos, o Google enriquece o resumo do que aparece nas páginas de resultados com classificações por estrelas e a pontuação média com base nas avaliações fornecidas.

Seriedade com a prática de SEO

A prática de SEO (Search Engine Optimization), isto é, a otimização do motor de busca, também se faz necessária dentro de um plano de marketing para sua clínica de fisioterapia. 

Nesse caso, o marketing de conteúdo ajuda a divulgar seu espaço, por meio de palavras-chave em diferentes materiais de divulgação, entre os quais:

  • Blog da clínica;
  • E-mail marketing;
  • Postagens em redes sociais;
  • Sites próprios e parceiros. 

A presença da marca nas SERPs (Search Engine Result Page), isto é, nas páginas de resultado do motor de busca, depende do valor do SEO entregue aos usuários. 

Por isso, a prática de SEO deve ser empregada continuamente, com materiais de alto valor para os usuários, assim como para os algoritmos do Google. 

Conexão emocional no plano de marketing 

O ser humano é uma criatura lógica, mas em determinados momentos, sente-se primeiro e o pensamento vem apenas depois de uma ação concretizada. 

A inserção de gatilhos mentais no plano de marketing evoca os cuidados com os pacientes, mostrando o lado humano no atendimento e no tratamento conforme a especialidade aplicada. 

Essa estratégia funciona porque as pessoas têm um desejo instintivo de construir relacionamentos e se sentem acolhidas, com apelo para o lado emocional, e isso pode se dividir em partes.

1. Faça dos pacientes uma prioridade

A clínica de fisioterapia está disponível para os pacientes, e cada interação que você tem com eles, durante uma sessão de tratamento, reflete a forma como percebem a sua preocupação e o seu empreendimento.

Como profissional da área da saúde, é preciso determinar os pontos de dor e abordar de forma técnica, mas com uma camada de humanidade e, se for solicitado alguns serviços de enfermagem domiciliar, você pode fazer uma parceria com outros profissionais.

Dessa forma, é possível facilitar a interação com os pacientes, do momento do atendimento na recepção até a partida para a próxima sessão de fisioterapia. 

2. Pratique a escuta ativa

Perguntar e ouvir o que os seus pacientes têm a dizer sobre sua clínica de fisioterapia é fundamental, pois se mostra uma das formas mais eficientes de melhorar os serviços oferecidos.

Você pode criar pesquisas e sistemas de classificação. Assim, poderá aprender sobre os pontos que apresentam problemas, ajustando de acordo com as necessidades apresentadas, como a instalação de um chuveiro de emergência para a segurança da sua clínica

Com isso, os pacientes passam a perceber sua preocupação em atender melhor, e isso é gradual. 

3. Sua marca precisa ter sua personalidade

A seriedade é fundamental para quem trabalha na área da saúde, para que os pacientes possam enxergar sua clínica de fisioterapia como um local confiável e profissional. 

Ainda assim, você pode indicar, dentro do seu plano de marketing, que a marca não precisa ser monótona.

Vale lembrar que as pessoas fazem negócios com pessoas, e não com logos, empresas ou marcas. 

A dica principal, neste ponto, é que se encontre uma maneira de se conectar com os pacientes em um nível humano e emocional, sem parecer robótico ou obrigatório, e que esteja com a higienização de uniformes dentro das conformidades.

Os pacientes devem se sentir como parte de sua clínica de fisioterapia, e não apenas um paciente que precisa de tratamento e é visto apenas como mais um número. Faça-os se sentirem valorizados. 

4. Conte com a participação de funcionários

Tudo o que acontece dentro da sua clínica de fisioterapia comunica o valor e a visão que você tem para com o seu empreendimento, e os funcionários são peças fundamentais. 

Seu esforço empregado no plano de marketing deve inserir os funcionários, para que eles estejam em sincronia com seus valores e sua visão, na mesma página enquanto atendimento aos pacientes. 

Como dito, os pacientes fazem negócios com pessoas, e isso inclui a recepção, a equipe médica, os representantes de atendimento ao cliente, e não com a clínica em si. 

Por isso, os funcionários devem estar a par do plano de marketing, para que todos atuem dentro dos princípios e da elaboração de um ambiente de tratamento de eficiência. 

Conclusão

As estratégias inseridas no plano de marketing para sua clínica de fisioterapia podem ser amplas, ou contar com poucas páginas, mas deve ser empregada de forma que retenha os pacientes, e que eles possam valorizar a marca ainda mais.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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