Qual é o tratamento da escoliose? Será que tem cura? Eu preciso fazer cirurgia? Eu li em alguns artigos sobre o tratamento da escoliose que dá dor nas costas! Você já ouviu uma dessas perguntas pelo menos uma vez na vida, talvez várias vezes. Isso porque a escoliose é um dos motivos comuns que fazem alguém buscar um profissional do movimento.
Os pacientes raramente sabem ao certo o que é a escoliose ou suas consequências para o corpo, só estão amedrontados com as consequências. Por isso é sempre importante que o profissional saiba orientar e tratar esse paciente da melhor maneira possível, ajudando-o a movimentar-se de maneira funcional e não gerar limitações.
A melhor maneira de realmente acertar nesse tratamento é conhecendo o tratamento da escoliose profundamente. Selecionamos 3 artigos sobre o tratamento da escoliose que te ajudarão nisso. Está pronto para estudar muito? Então vamos lá!
A abordagem respiratória no Pilates para escoliose
Você sabia que a respiração tem tudo a ver com o tratamento da escoliose no Pilates? Ela é parte importante desse método e nos ajuda a melhorar a postura e funcionalidade do paciente. Entenda melhor como usá-la a seu favor nos alunos escolióticos lendo esse artigo completo.
10 exercícios para o tratamento da escoliose
Para conseguir tratar a escoliose precisaremos sair da teoria e entrar na prática. Por isso recomendo muito essa matéria com 10 exercícios que podem ser aplicados no seu aluno. É claro que tudo depende bastante das características individuais dele, o profissional é quem deve decidir se um exercício é adequado ou não.
Como tratei minha escoliose com o método Pilates
Quem ainda tem dúvida sobre tratar escoliose através do movimento ainda não leu esse artigo escrito pela própria Kathy Corey. Entenda como essa importante figura no mundo do Pilates tratou sua escoliose com o método e também alguns conceitos que podemos aplicar muito bem em aula.
Conclusão
Através desses 3 artigos sobre o tratamento da escoliose conseguimos aprender diversos fatores importantes para tratar um paciente com escoliose. Estude todos com cuidado e verá que suas aulas ficarão ainda melhores e mais completas. Lembrando que assim como qualquer outra patologia, precisamos sempre estar atentos durante o tratamento, ensinando e reabilitando o paciente para que continue suas atividades diárias normalmente.
Nos conte nos comentários como você realiza o tratamento da escoliose em seus pacientes! O que achou dos artigos? Recomenda que outros profissionais como você os leia? Então não esqueça de compartilhar esse conhecimento nas redes sociais.