O primeiro passo para definir qual é o tratamento certo para o paciente é entender a verdadeira origem do problema.
É comum encontrarmos alunos que chegam reclamando de dor no nervo ciático, mas que na verdade têm um problema completamente diferente.
As características e compensações únicas de cada corpo fazem com que os sintomas de um nervo ciático inflamado sejam um pouco diferentes para cada um.
Podemos definir os sintomas mais comuns como:
- Perda ou diminuição de sensibilidade na região atingida;
- Diminuição na força da musculatura;
- Formigamento;
- Dores que irradiam da lombar;
Alguns pacientes experimentam dor inconstante e que aumenta de acordo com a posição do corpo ou movimento realizado.
Alguns deles reclamam de dor só de um lado do corpo ou em uma parte específica do trajeto do nervo ciático.
Isso acontece porque o nervo ciático é bastante extenso e pode estar pressionado ou inflamado só em um trecho desse trajeto.
O mais comum é encontrar casos de dor no nervo ciático associados a dor lombar. Muitos pacientes acabam confundindo outros problemas da lombar com inflamação no nervo, um exemplo é a hérnia de disco.
Para entender melhor, continue lendo esta matéria que preparamos para você!
Descobrindo se o paciente realmente tem inflamação no ciático
É fácil confundir algum problema na dor lombar com dor irradiada com inflamação no nervo ciático, podemos até dizer que boa parte dos casos que encontramos são assim.
Portanto, cabe ao profissional realizar uma boa avaliação para determinar se aquela dor realmente é uma ciatalgia.
O primeiro sinal de que o problema é causado pelo nervo ciático é dor nas regiões do trajeto do nervo. Existe um teste simples que nos ajuda a determinar isso:
- Peça para que o aluno sente-se e abaixe a cabeça;
- Depois, que ele estenda uma das pernas para a frente e repita o movimento com a perna oposta.
Provavelmente nessa hora seu aluno vai reclamar de dor, pergunte para ele os locais que estão doendo, se a dor estiver no trajeto do nervo ciático é um indicativo de reclamação, é possível ter dor até na ponta dos dedos do pé.
Preste atenção especialmente em pacientes com dor nas seguintes regiões:
- Glúteo;
- Piriforme;
- Lombar;
- Isquiotibiais;
- Panturrilha;
- Joelho;
- Pé.
Esse é um teste bem eficiente, mas ainda não é uma prova definitiva de um ciático inflamado.
Ainda precisamos definir qual é a origem do problema, a inflamação pode acontecer por uma hérnia de disco, por exemplo. Nesse caso não basta tratar a dor causada pelo ciático já que a causa, a hérnia, permanece lá.
1. Disfunção sacroilíaca
Como mencionado, é bem provável que encontremos um nervo ciático inflamado, dor irradiada pelo seu trajeto e todos os outros sintomas e ainda ter uma causa diferente para a dor.
Um dos exemplos é a hérnia de disco, que já foi mencionada, onde parte do nervo ciático está comprimido pela hérnia. Outra possibilidade é a disfunção sacroilíaca.
Existem ramos do nervo ciático que passam e atuam nos tecidos moles localizados na parte posterior da articulação sacroilíaca. Quando acontece alguma disfunção sacroilíaca é possível que a compressão no nervo ciático gere dor pelo seu trajeto.
Pacientes que apresentam disfunção na sacroilíaca apresentam dor unilateral na região dessa articulação e/ou da nádega.
Em alguns casos a dor irradia o quadril e virilha que aumenta ao permanecer numa posição por tempo prolongado.
Esses pacientes sentem dificuldades para se levantar quando estão sentados, movimento que também causa dor. Também é comum sentir dificuldade para subir escadas e rigidez no corpo logo após levantar.
O paciente geralmente sente alívio da dor quando recebe uma pressão sobre o sacro.
2. Tendinite no glúteo médio
Outra causa extremamente comum de dor na região do nervo ciático é a tendinite no glúteo médio.
O glúteo médio é uma musculatura localizada um pouco acima do piriforme. Ele é essencial para a sustentação do corpo e garantir movimentos funcionais no corpo.
É possível que o aluno apresente tendinite de glúteo médio e sinta dor na região. O aluno não apresenta necessariamente inflamação no nervo ciático quando existe tendinite de glúteo.
É comum que a dor causada pela tendinite reflita no piriforme, causando a síndrome do piriforme. Ela é caracterizada por dor intensa no músculos piriforme que está inflamado.
Devido a inflamação o músculo incha e comprime o ciático, gerando dor irradiada e podendo inflamar o nervo.
Quando trabalhamos com um paciente com dor no nervo ciático causada pela síndrome do piriforme precisamos entender: o problema está realmente no glúteo médio, que foi o causador da síndrome e, portanto, da dor no nervo ciático.
3. Hérnia de disco
A hérnia de disco é um problema comum que encontramos com muita frequência nos Studios. Ela acontece devido a um deslocamento de um dos discos intervertebrais.
Quando isso acontece em L5-S1 e L4-L5 pode surgir também dor no nervo ciático já que o disco intervertebral está muito próximo ao nervo.
Em alguns casos de hérnia de disco o núcleo extravasado comprime o nervo ciático e causa a dor. Apesar de ser comum, nem toda hérnia causa dor ciática. É preciso avaliar caso por caso para definir o melhor tratamento para a inflamação no ciático.
4. Tensão na fáscia toracolombar
A fáscia toracolombar tem início na coluna lombar e continuidade na coluna torácica. Ela está relacionada casos de dor lombar, disfunções na sacroilíaca e, claro, dor no trajeto do nervo ciático.
Quando encontramos um paciente que apresenta a fáscia toracolombar tensionada o problema não é a inflamação no ciático, mas sim a tensão da fáscia.
O paciente precisará de um trabalho cuidadoso de liberação da tensão na fáscia e reabilitação. Só assim conseguiremos aliviar a dor no trajeto do ciático.
5. Inclinação anterior de pelve
Um desvio postural que gere inclinação anterior da pelve pode levar a dor no nervo ciático. Em casos assim começaremos trabalhando o músculos Psoas e glúteos, que são músculos de sustentação de outras musculaturas do corpo.
Também deveremos realizar um trabalho de estabilização da pelve e correção postural. Isso se aplica a todos os pacientes com dor no nervo ciático, já que eles precisarão recuperar seus movimentos funcionais para se livrar da dor.
As musculaturas do centro do corpo terão papel essencial na reabilitação e precisam de estabilidade e fortalecimento.
Trabalhando o centro do corpo conseguimos criar uma base de sustentação melhor para todas as musculaturas. Como resultado o aluno terá mais facilidade para corrigir a inclinação da pelve que gerou dores no nervo ciático.
Mesmo alunos que ainda não apresentam pelve anteriorizada precisam de fortalecimento já que assim conseguirão evitar desenvolver o problema.
Conclusão
A dor e inflamação no ciático pode ser causada por diversos fatores como mostrado no artigo. Sempre trate seu paciente considerando a causa do problema, não os sintomas de dor no nervo ciático.
A reabilitação de pacientes não tem uma receita de bolo milagrosa. Cada caso é peculiar e único, através da avaliação podemos escolher quais são os movimentos mais indicados para ele.
A minha dor está na nádega, quando levanto sinto uma dor forte e aguda nessa região, às vezes ela desce na parte de trás do joelho e na panturrilha é sempre no lado esquerdo do corpo. Tenho feito caminhada de 2,5 km e quando essa caminhada é sequencial na semana a dor quase não aparece,. Mas se fico sem faze-lá a dor aumenta.
Boa tarde! Tenho artrodese lombar há 14 anos. Fiquei bem por 10 anos. De uns 4 anos pra cá surgiu uma dor intensa na lateral da perna que inicia ao começar a andar e não consigo ficar algum tempo em pe, tamanha é a dor.
Já passei por vários médicos, até já fiz bloqueio na lombar, mas não resolveu. Ouvi várias opiniões: uns falam que é ciática, outro devido aos pinos, outro fibrose na cirurgia, enfim, nada melhora e não sei o que tenho. Já tomei muitos remédios, já fiz fisioterapia e nada. Há 2 anos tratei tendinite glúteo médio lado direito com sucesso. A dor agora é na lateral da perna esquerda. Qual sua opinião?
Grata!
Bem estou com essa dor muito forte na perna esquerda ela é uma dor radiante por trás da coxa e puntoriha, se estou sentado quando me levanto então nossa parece quê está abrindo a minha perna sem anestesia,estou procurando um especialista para o caso .
Boa noite estar com 3 meses que ainda sofro com uma inflamacao no nervo ciatico passei tão mal que cheguei a tomar medicacoes fortes nao me movimentava quando ia no médico era em cadeira de rodas hoje estou melhor com pouca dor já ando devagar mais agora minha perna estar inchando quando ando. Será pq?
Olá, Sandra. Tudo bem?
O inchaço pode ter várias causas, dentre elas o acometimento neural também pode estar relacionado. Por isso, é imprescindível passar por uma nova consulta com o médico para melhor diagnóstico.
Abraço! 🙂
Gostei muito das informações. Fazem mais de 20 dias que tive uma crise muito fortr. Dores violentas e perdi a perna esquerda e ñ condeguia caminhar e nem levantar sozinha. Estou em tratamento com inflamatório mas aina sinto dor..
Meu esposo tevi uma informação no nervo ciático.procuramos um especialista onde ele fez uma radiografia e falou q estava inflamado o ciático.ele tomou injeção a dor foi embora.mais os dedos do pé esquerdo estão sem movimentação.estar movimentando mais é pouco ele estar levando a perna no ar pra andar .
Obrigada por lá informações eu tô passando ese dor
Eu tenho dor fémur nas nádegas e nas costas esse vezes não consigo andar correto e nem ficar muito tempo em pé porque doi tudo!
Olá o meu laudo da coluna lombar deu Discoartrose em L4 – L5
Muitas dor na pernadesendo pra baixo
Qual atividade física é recomendado para quem tem o Ciático em tratamento?
Estou passando por um processo doloroso da qual ainda não tive acesso ao resultado da ressonância, mas pelos sintomas os médicos que fui analisaram, é lombar e ciático. Acontece que após ingerir medicações fortes pra dor e desinflamaçao, fiquei cm a perna sem forças e dormente do joelho até os dedos dos pés e estou com dificuldade de me equilibrar de pé. Gostaria de saber se isso é comum apos inflamação neste nervo.
Estou com os mesmos sintomas dor glútea dormência na perna do joelho para baixo e pé esquerdo e inchaço
Dormência na parte glútea e pélvica
Fora a dor que parece que está abrindo minha região sacra 😔😔😔
Boa noite ! Tive um problema a 8 meses atrás, uma efemeira me aplicou uma injeção para dor na upa no lado esquerdo da nádega, eu sinto uma dor no nervo, que erradeia para perna e as costa já tomei vários antiframatorios e não sara o que pode ser ? Se force nervo ciático já não era pra te sarado ?
Boa tarde grupo abençoado por Deus ! dia p5/12_20 faço 2 anos de operada da coluna lombar. Mais as dores do ciatico continua queimado muito. Nem comsigo adar normal e nem ficar em pé por alguns minutos. Logo que operei a lombar melhorou muito, mais de um ano pra em incomoda horrivelmente. Não sei mais o que fazer. Há + de 6 anos venho sofrendo muito, vivo no médico e não encontrei solução. Os joelhos estão sem cartilagem, é uma dor que tem hora não sei quem doi mais. SOCORRO em Nome de Jesus Cristo. Me ajudem !!!!
ESTOU SENTINDO DOR NO NERVOO CIATICO HA 05 SEMANAS NAO POSSO FICAR DE PE POR MUITO TEMPO AS VEZES SINTO O CORPODOENDO E SENSAÇAO DE VOMITOS SERA CIATICO
Estou a 2 meses com essa maldita dor já tomei injeçao cetoneurin,antiflamatorio,fiz Acumputura,ventosa..ate mesmo quiropraxia,e ainda me encontro com muita dor,sem conseguir andar,tudo doi..alongamentos,cada dia ,que passa,a dor continua..so Deus pra ter misericordia.
Minha dor e na nadega direita e sinto que o nervo está duro e vai para a perna inteira. Direita, onde formiga e está dificultando o meu caminhar. Inclusive quando caminho não sinto meu dedão do mesmo lado parece que esta pegando fogo
Eu sinto o mesmo
Obrigada por esclarecer a minha dúvida, sobre nervo ciático
Eu sinto muitas dores na perna esqueda dia e noite nunca passa a dor tomo remedios só para aliviar por algumas horas ñ consigo fazer as minhas tarefas diarias toda semana estou no hospital e muitas vezes tomo soro e engenção e saio do hospital do geito q entrei fiz uma ressonancia e o ortopedista mim disse q estou com hernia de disco e o nervo ciatico enflamado é muita dor q vai até o pé só q ñ entendo pq a minha lombar ñ doi é ßó a perna ñ suporto mais tanta dor é dia e noite doente
Meu problema é uma fistola venosa, segundo os médicos, fizeram uma embolização e não adiantou nada, continuo com muita queimação nas pernas, quentura, sensação de joelhos inchados,ando pouco, muito devagar, alteração no sentido de urinar, não consigo lavar roupa por 15 minutos tenho que parar de dor, enfim não adiantou nada o tratamento que fiz… obrigado..
Tava doendo nas costas para nadegas e perna.agora sarou as costas .mas as nadegas e cocha tão me matando de dor.tou tomando todos os remédios de dor que vejo.nao to dormindo direito.Pra piorar tou desempregada e tiraram o diclofenaco do posto .Que pelo menos desinflama.Desespero.Nunca tive isso.Os remédios tão afetando meu estomago.muita dor e náusea. 😣
Bom dia! Tive um problema a 2 meses atrás, uma efemeira me aplicou uma injeção para a gripe no hospital nossa senhora do Carmo no lado esquerdo da nádega, eu sinto uma dor no nervo, que erradeia perna esquerda inteira já fui em três UPA e não resolveram nada, mal fui atendido… sara que pode ser o nervo ciático? Se force nervo ciático já não era pra te sarado ?
Olá Fabio! Recomendamos que você procure um médico especializado para que você receba as orientações necessárias! Abraço! 🙂
Sofro muito com essa dor a anos nos glúteos já estou ficando impossibilitado de alguns movimentos básicos não consigo dormir mas na cama só em redes
Não sei mas o que faço
Olá Leonardo! Recomendamos que você procure um médico especialista para que ele inicie o tratamento adequado. Abraço! 🙂
Olá… a 8 messes sai do trabalho e passei no mercado… levei nos braços 8 sacolas muito pesada. Quando cheguei em casa Só deu tempo de atirar as sacolas no chão de tanta dor. Senti uma dor tão aguda na lateral do quadril que irradiou para a pelve como se tivesse quebrando o osso. Gritava de dor sem conseguir me mecher até náuseas senti. 20 minutos depois ainda deitada no chão escutei um istalido como se algo tivesse rebentado… foi quando consegui me mecher. Ai começou tudo… dor no quadril,lateral da coxa esquerda maior que a direita todos os músculos do abdômen com dor, como se tivesse feito academia… fui no médico que pediu exames de ecografia abdominal total, raio x do quadril que apareceu uma tendinopatia glúteo. Enfim ja se passou 8 messes e nada melhora. Não posso pegar nada de peso que piora muito as dores. Tenho problema de coluna. O que pode ser? So passa com antinflamatorio e relaxante muscular mas quando paro de tomar uma semana começa tudo de novo. Por favor preciso de ajuda🙏
Olá Carla. O ideal no seu caso seria realmente continuar o acompanhamento médico e se ele te der indicação de fisioterapia é importantíssimo que você faça as sessões. Abraço! 🙂
Tenho dores fortes ,nadegas lado direito parece meio dormente,causou língua na virilha é inrradiou até o joelho,mas a for também pega o braço, ombros,e o pescoço
Sofro muito de repuxo no ciático a ponto de andar de gatinho,e não consigo levantar
Ainda n sei o que é isso
Olá Neia! O ideal é buscar apoio médico e realizar exame para identificar a causa dos incômodos. Abraço! 🙂