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Quando as pessoas precisam de tratamentos de fisioterapia, elas pesquisam na internet e falam com conhecidos para encontrar uma boa clínica. Então, se você oferece esse tipo de serviço, mas não divulga seu negócio, perde a oportunidade de atrair pacientes. Contudo, existem diversas técnicas de marketing que ajudam a atingir esse objetivo.

Estratégias, como a participação em eventos nas redes sociais, criação de programas de indicação e parcerias com outros estabelecimentos são muito úteis. O local, onde as sessões ocorrem, as facilidades de agendamento e pagamento também são detalhes que não devem ser ignorados.

Antes de começar a pôr em prática essas ideias é importante obter informações que facilitem todo esse processo. Pensando nisso, neste texto você encontrará 11 dicas sobre como atrair pacientes para suas sessões de fisioterapia tanto pela internet quanto presencialmente. Então, boa leitura!

Como atrair pacientes para a Fisioterapia? Confira 11 dicas!

Na sequência está uma lista com 11 estratégias bastante usadas pelas clínicas de fisioterapias experientes na divulgação de seus serviços. Sendo assim, acompanhe essa relação para descobrir qual delas falta você aplicar no seu consultório.

1. Invista em marketing digital

O marketing digital consiste num conjunto de métodos utilizados por pequenas e grandes empresas para promover seus produtos ou serviços online. Você também pode fazer uso desse recurso e aumentar a presença da sua clínica de fisioterapia para atrair mais pacientes.

A principal dessas técnicas é a criação de um site com blog que passe informações úteis para seus pacientes.

Por meio desse espaço, é possível atrair o interesse das pessoas ao transmitir conteúdo relevante que demonstrem seu conhecimento e experiência. Contudo, há outras atividades de marketing digital que geram bons resultados, como publicidade paga, e-mail marketing, aperfeiçoamento de páginas web com SEO e outros mais.

2. Esteja presente nas redes sociais

Como você deve imaginar muitos dos seus futuros pacientes acessam as redes sociais com regularidade. Por essa razão, é aconselhável que monte uma conta comercial em plataformas, como Facebook, Instagram e LinkedIn. Inclua nela endereço, telefone, horário de funcionamento e uma descrição dos serviços que dispõe.

Crie com frequência postagens com dicas de saúde, exercícios simples para os seus seguidores experimentarem em casa e outros conteúdos relacionados. Use hashtags associadas a fisioterapia, como “#Reabilitação”, “#ExercíciosTerapêuticos”, “#Lesão” etc. Lembre-se que essas palavras-chave atraem mais público para suas páginas.

3. Tenha boas fotos e vídeos sobre o trabalho e a clínica

Muitos pacientes se sentem inseguros em contratar um serviço pela internet que não conhecem. Um jeito simples de lidar com essa questão consiste em comprovar a eficiência do seu trabalho por meio de fotografias e vídeos. Mostre elementos, como o espaço em que as sessões acontecem e de que forma elas são feitas.

Procure publicar imagens de alta qualidade que atraiam a atenção do espectador. Se usar a câmera do celular, certifique-se de que a iluminação seja boa. Use programas de edição e corte partes inúteis, ajuste a nitidez etc. Aliás, caso você queira um bom laptop para rodar esses softwares, veja também os melhores notebooks para edição de fotos.

4. Facilite o agendamento e o pagamento

O público que necessita de serviços de fisioterapia é bastante diversificado e pertence a diferentes classes sociais. Portanto, sua clínica atrairá mais paciente se aceitar variadas formas de pagamento, como dinheiro, Pix, cartão de crédito, à vista e parcelado. Em outras palavras, torne o custo do tratamento acessível.

Outro detalhe importante é que quem vive uma rotina muito agitada abre mão até mesmo de um serviço de boa qualidade por causa do horário de atendimento. Então, considere trabalhar alguns dias na semana ou no mês fora do horário comercial. 

Além disso, permita o agendamento das sessões tanto pela internet quanto por telefone e presencialmente.

5. Tenha um programa de indicação

As pessoas têm o hábito de contratar os serviços de empresas que foram sugeridas por amigos e familiares. No entanto, nem todo paciente faz isso com frequência, por mais que tenha gostado do atendimento. 

Por esse motivo, a criação de programa de indicação é uma excelente estratégia usada para incentivar as recomendações e, consequentemente, atrair pacientes para a sua clínica.

Ofereça benefícios, como descontos nas sessões, ganho de brindes ou participação em sorteios ou prêmio a quem trouxer novos frequentadores. Outra opção é deixar um campo na ficha de cadastro no qual os usuários podem inserir dados de contato de conhecidos que têm interesse nos serviços do seu consultório.

6. Pense em investir em um ambiente mais acolhedor

As pessoas se sentirão mais atraídas a ir a sua clínica, se o ambiente for agradável, limpo e organizado. Muitas vezes, os pacientes que procuram fazer fisioterapia estão lesionados e com dificuldade de se locomover. Portanto, é importante manter todos os espaços sem obstáculos com móveis adequados.

Se a região onde sua clínica fica for muito quente, verifique a possibilidade de investir num ventilador ou ar-condicionado. Além disso, pense na decoração dos locais, observe se ela é visualmente atraente e transmite tranquilidade com cores suaves e harmoniosas. 

Lembre-se que diversos usuários não gostam de estar em lugares semelhantes a hospitais.

7. Participe de eventos e palestras

Outro modo interessante de atrair novos pacientes é por meio do convívio social com a comunidade. Pensando nisso, considere organizar eventos locais, como feiras de saúde ou caminhadas beneficentes que coloquem sua empresa em contato direto com o público. Esteja presente na sociedade que fica em torno do seu consultório.

Também dê palestra sobre temas relacionados à fisioterapia, como tratamento da dor, técnicas de relaxamento, exercícios para prevenção de lesões, postura corporal e ergonomia. Demonstre seu conhecimento e passe orientações que auxiliem os participantes, ao mesmo tempo em que aumente o apreço deles pelo seu trabalho.

8. Tenha um entretenimento para a recepção da clínica

Caso não haja como atender os usuários prontamente, os pacientes precisam se sentir tranquilos, confortáveis e bem-recebidos. Então, deixe revistas, livros, biscoitos e água acessível na sala de espera. Instalar uma TV no local, do mesmo modo, é uma forma de entreter quem espera, mas ela deve permanecer com volume baixo.

A liberação da senha do Wi-Fi é outro item que não é muito visto em clínicas de fisioterapia, mas agrada bastante os pacientes. Outro diferencial consiste em oferecer uma área infantil para os cuidadores deixarem as crianças durante a sessão. Assim, você consegue atrair um público mais amplo pelo serviço distinto.

9. Fique de olho no feedback dos seus clientes

Muitas vezes, as pessoas veem pontos de melhorias que podem ser feitos num negócio, mas apenas compartilham essa informação com amigos. No entanto, você tem a opção de estimulá-las a avaliar na sua clínica e aprimorar a qualidade dos seus serviços. Crie um ambiente favorável para os pacientes deixarem sugestões pessoalmente ou online.

Oriente toda sua equipe para que fique atenta a situações que gerem algum desconforto aos usuários e peça para que ouçam as opiniões deles. Além disso, procure se desculpar por qualquer transtorno e resolva os problemas com agilidade. Assim, no longo prazo será possível construir um relacionamento que atraia e fidelize seus clientes.

10. Pense em fazer parceria com profissionais e empresas

O público-alvo de consultório de fisioterapia, muitas vezes, se encontra em diferentes locais, como spas, academias e casas de repouso. Ele também realiza consultas com médicos ortopedistas, reumatologistas, neurologistas, entre outros. Sendo assim, é aconselhável que você forme uma parceria com esses profissionais e estabelecimentos.

Procure lugares perto do seu consultório que possam realizar indicações e faça uma proposta que seja vantajosa para ambas as partes. Por exemplo, a outra empresa tem a opção de oferecer descontos para o paciente, se ele fizer o tratamento na sua clínica. Também considere deixar em comércios panfletos que atraiam o interesse do usuário.

11. Ofereça atendimento online

Uma boa forma de ter e atrair mais pacientes e gastar menos tempo se deslocando para casas deles ou consultórios é oferecer atendimento online

Além do mais, isso atrai pessoas que estão com muita dificuldade de se locomover e as que querem ter privacidade na consulta. Contudo, esse tipo de sessão necessita de alguns cuidados para ser bem sucedida.

Como os movimentos precisam ser mostrados com precisão é importante que você fique num local bem iluminado. Fora isso, o equipamento tem que ser capaz de processar videoconferências com ótima qualidade. Caso você não tenha um bom dispositivo para isso, veja também os melhores notebooks para trabalho.

Conclusão

Atrair novos pacientes para sua clínica de fisioterapia exige bastante dedicação, no entanto vale a pena, pois promove o sucesso do seu negócio. Portanto, use estratégias de marketing digital, esteja presente nas redes sociais e poste ótimas imagens do consultório. Lembre-se de deixar o ambiente confortável, limpo e organizado.

Facilite as formas de pagamento e agendamento das sessões, conforme o perfil de diferentes usuários. Considere ainda investir em outras táticas, como programas de indicação, participação em eventos, criação de parcerias e teleatendimento. Assim, com todas essas ações sua empresa conquistará cada vez mais o público esperado.

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