Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

10 Passos Para Abrir o Seu Studio de Pilates

10 Passos Para Abrir o Seu Studio de Pilates
Gostou? Avalie!

Você pensa em abrir seu próprio studio de Pilates mas não sabe por onde começar? Neste texto, você vai entender qual o passo a passo das ações mais importantes para tornar este sonho possível!

Vale ressaltar que esta não é uma lista obrigatória para todos, não existe uma receita certa a se seguir, mas sim algumas dicas que se vividas em sua totalidade terão um resultado de sucesso expressivo.

Faça anotações de sua realidade/dificuldade durante este passo a passo e tenha certeza de que no final deste texto, você estará muito mais preparado para abrir seu Studio de Pilates ou Consultório de Fisioterapia! Confira abaixo as principais dicas de como abrir seu próprio studio de Pilates!

Seja um Profissional Legalstudio-de-pilates-12

Abrir um negócio é se tornar ainda mais profissional. Para isso, o mínimo que qualquer profissional precisa é estar em dia com suas obrigações legais e legislativas. No nosso caso, o Fisioterapeuta precisa estar com sua Carteira Profissional em mãos (licença Temporária ou Definitiva), assim como estar em dia com a sua anuidade do CREFITO.

Caso você não esteja regular em algum destes casos, procure o CREFITO o mais rápido possível e fique em dia para ter direito de exercer a profissão, afinal, sem isso é impossível você conseguir abrir seu negócio.

Seja parceiro do CREFITO, crie o hábito de entrar em contato e se atualize, participe de seus eventos, o seu conselho é e sempre será o seu maior consultor.

Faça uma Pesquisa de Mercadostudio-de-pilates-11

Descubra se a população do seu bairro ou cidade necessita dos serviços que você irá oferecer. Não basta você querer empurrar um determinado serviço para uma população que não precisa ou não tem interesse.

Descubra como é o perfil desses moradores, sua situação econômica, sua renda familiar, seu grau de instrução (afinal muitos ainda nem ouviram falar de Pilates). Não se esqueça que isso é um passo a passo e se você observou que o seu público alvo não tem interesse em seu serviço, busque outro bairro ou cidade para trabalhar.

Conheça Seus Concorrentesstudio-de-pilates-3

Ninguém compra uma casa ou se muda pra ela sem a conhecer por fora, por dentro, sua localização, a cidade, o bairro, a rua, os vizinhos… E é pensando assim que você vai se informar ao máximo para poder refletir melhor nas suas decisões.

Onde seus concorrentes estão? Em qual bairro da cidade? Estão bem localizados? Possuem vagas privadas/exclusivas para estacionamento dos clientes ou os clientes estacionam na rua em frente ou próximo ao Studio de Pilates? A rua é muito movimentada de carros? A rua é muito movimentada de pedestres? A rua é muito movimentada de carros e pedestres? Possuem vaga sinalizada/destinada para Deficientes Físicos?

A grande maioria do seu público alvo possui um veículo próprio, alguns não se sentem seguros em deixar seu carro estacionado na rua, principalmente se ela for muito estreita, movimentada demais ou deserta demais (acidentes ou roubos). Uma rua escura com pouca ou má iluminação pública também não transmite confiança, principalmente nas pessoas mais idosas que tem medo de tropeçar, sofrer quedas, serem assaltadas. Já para as pessoas com deficiência, imagine o transtorno que seria para estacionar a duas, três quadras do seu studio de Pilates?!

Como está o trabalho de Marketing dele(s)? Eles divulgam? Onde? Como? Com que frequência? Eles tem uma fachada bonita, atraente? Trabalham de uniforme todo branquinho, jaleco? Tem secretária/recepcionista ou são os próprios fisioterapeutas que fazem tudo? O local é sempre limpo, arejado, cheiroso?

Quantos clientes eles atendem por horário? Eles realizam uma avaliação diferenciada no ato da anamnese? Qual é o Studio de Pilates mais cheio, que tem até fila de espera? Descubra o que essa clínica tem de tão bom! O que ela faz para se destacar das demais? E qual é a outra clínica que vive vazia ou que tem poucos clientes? O que ela tem ou faz que não consegue atrair novos clientes?

Todas as informações e experiências, positivas ou negativas de seus concorrentes, irão enriquecer sua visão do negócio e te proporcionar um planejamento incrível, com grandes chances de sucesso.

Capital para Abrir Seu Studio

studio-de-pilates-5

O quarto passo assim como todos é essencial! Você precisa ter um capital para compra de materiais e equipamentos, nem que sejam básicos para inauguração os seu Studio. Faça uma lista minuciosa de tudo o que você precisa para começar. Vou deixar uma lista de itens básicos que eu julgo como fundamentais para abrir seu Studio.

Não se esqueça de que você está prestes a abrir um negócio que vende serviços de saúde, não queira economizar demais porque isso refletirá negativamente na sua marca. Se não puder fazer do jeito certo, aguarde mais um pouco para que tenha o capital suficiente ou busque empréstimo/financiamentos para completar seu orçamento.

Vamos à lista:

Fachada:

  • Procure fazer uma placa bonita, atraente, dentro das normas do Crefito mas sem perder a identidade visual da sua marca.

Recepção:

  • Sofá (2 ou 3 lugares)
  • TV e/ou Wifi
  • Mesinha (para Revistas, balas, café, biscoito)
  • Bebedouro
  • Copos descartáveis
  • Lixeira
  • Quadro de avisos
  • Extintor de Incêndio
  • Balcão para recepção
  • Computador
  • Impressora
  • Cadeiras
  • Materiais para escritório (folha A4, caneta, lápis, borracha, furador de papel, grampeador, cola, durex, régua, pasta suspensa, envelopes, etc.)

Consultório para avaliação e/ou atendimento Fisioterapêutico

  • Maca simples
  • Escada de dois degraus
  • Mesa de escritório
  • Cadeiras
  • Régua/ Fita métrica (Estadiômetro)
  • Balança
  • Simetrógrafo
  • Negatoscópio
  • Equipamentos de Fisioterapia que você irá trabalhar (à sua escolha, Exemplo: Tens/Fes, Infravermelho…)

Studio de Pilates:

Concentre-se em trabalhar com os equipamentos básicos no início, principalmente se você não estiver com capital disponível. Depois vá equipando mais, evoluindo junto com o aumento de seus clientes.

  • Chair
  • Cadillac
  • Reformer
  • Ladder Barrel
  • Bola Suíça nº65
  • Tatames/Colchonetes
  • Tornozeleira
  • Halter

Alvarás do Studio de Pilates

studio-de-pilates-6

Alvará de Funcionamento

Procure a Prefeitura Municipal e solicite o alvará de funcionamento: faça o requerimento solicitando o documento. Lá você receberá uma lista de documentos obrigatórios para apresentar e a guia de pagamento com o valor do Alvará referente aos meses que restam para completar o ano vigente. Exemplo: Se você solicitar o Alvará em Julho, você pagará referente aos próximos 6 meses até 31 de Dezembro.

Cada prefeitura exige uma documentação específica, os documentos mais comuns são RG, CPF, Comprovante de Residência pessoal, comprovante de residência comercial, Carteira Profissional, IPTU do Estabelecimento, etc. Em seguida você pagará uma taxa do ISS (Imposto sobre Serviço) e também a taxa do Alvará de Localização. Então, não perca tempo e vá hoje mesmo solicitar o seu!

Alvará Sanitário

Após conseguir o alvará de funcionamento, procure o responsável sobre a Vigilância Sanitária de seu município e solicite o alvará. Isso mesmo, o alvará de funcionamento não tem nada a ver com o alvará sanitário.

Este requer muito mais da sua atenção pois existe uma legislação com uma série de itens necessários e obrigatórios para o funcionamento de consultórios e clínicas de fisioterapia. Procure maiores informações com os fiscais da vigilância sanitária de sua cidade. Algumas prefeituras não exigem o Alvará Sanitário, mas são a minoria.

Registro de Consultório no CREFITOstudio-de-pilates-9

Trabalhe junto com a legislação: tenha o CREFITO como seu aliado. Entre em contato para fazer o registro de seu consultório ou clínica. É muito fácil e rápido. Acesso o site do CREFITO de seu estado, procure em formulários e baixe o requerimento para registro de consultório.

Nele estará uma lista de documentos necessários e obrigatórios, assim como o pagamento da taxa expediente referente a emissão do Certificado de Registro. Geralmente o prazo para você conseguir ter este Certificado de Registro de Consultório em mãos é em torno de 15 dias úteis após seus documentos serem entregues pelos Correios ou pessoalmente na sede do Crefito ou em uma delegacia regional.

Você também pode querer abrir uma Clínica (sim, existe muita diferença de Consultório para Clínica), neste caso você irá até os formulários e baixar o requerimento para registro de clínica.

Divulgação e Propagandastudio-de-pilates-10

Você precisa acertar agora! É um momento importante e delicado, pois se você fizer um trabalho de divulgação errada, além de perder dinheiro com o material, não conseguirá atrair novos clientes.

Pesquise antes a melhor maneira de fazer sua divulgação de maneira correta, conseguindo chegar até seu público alvo. Confira algumas dicas de como divulgar seu Studio de Pilates!

Rádio:

Muitas pessoas escutam a rádio da sua respectiva cidade, o comércio local praticamente em todos os seus segmentos sabe e conhece o potencial de alcance da Rádio. É a sua marca ou negócio, dentro do lar ou carro do seu cliente. O costume de ouvir rádio também é ligado às pessoas mais velhas, aos idosos, que também fazem parte do seu principal público alvo.

Panfleto/Flyer:

Procure uma empresa de divulgação visual, peça para elaborarem um material impresso de qualidade, bonito, atraente e que contenha as informações básicas e necessárias para atrair a população. Exemplo: Seu nome, seu número do Crefito, sua Especialidade (Pós Graduação, Mestrado, Doutorado), o nome do Studio de Pilates/Consultório, sua marca/logomarca, endereço, Telefone para contato, E-mail, Site, Facebook, Instagram e de preferência diga os benefícios do Pilates para o corpo, lembre-se que muitos não sabem o que é Pilates, não conhecem o método.

Não concentre sua divulgação apenas para abertura do seu Studio. Ela deve é peça fundamental para continuar atraindo sempre novos clientes. Se você mesmo não puder realizar a distribuição destes panfletos nas casas e comércios locais, certifique-se em contratar alguém responsável e de confiança para realizar o mesmo, pois muitos jogam o seu material no chão, na lixeira, nos bueiros.

Basta lembrar na época das eleições que muitas pessoas que trabalham neste ramo fazem um mal trabalho e ao invés do morador se interessar pelo seu trabalho, ele vai começar a falar mal de você por estar sujando, poluindo as ruas.

Anúncios em carro/moto propaganda:

Elabore um texto contendo suas principais informações. Pode seguir as dicas do panfleto/flyer como modelo para elaborar o seu anúncio. Importante destacar que as gravações devem ser curtas e objetivas. Quanto maior o tamanho da chamada, menos pessoas escutarão por completo no momento em que o veículo da propaganda estiver passando com seu anúncio. Geralmente essas gravações possuem 30 segundos, no máximo 40 de duração.

Não saia contratando qualquer empresa ou qualquer pessoa para fazer este tipo de trabalho. Contrate o serviço de quem passa com o veículo bem devagar, sem correria, para dar tempo da pessoa que estiver passando pela calçada escutar todo seu anúncio, assim como os moradores que estarão em suas casas. O veículo precisa ter um som potente mas sem exageros.

Faixa na rua:

Assim como seus panfletos, faça uma faixa bem chamativa com as principais informações sobre o seu Studio de Pilates e o dia da inauguração. Recomendo colocar uma faixa na entrada/saída da sua cidade, outra na frente do seu futuro Studio de Pilates com uma seta apontando para o mesmo e outra na praça ou próximo a um local que você conheça que tem muita circulação de carros e pedestres, de preferência no coração da cidade.

Equipe de Trabalhostudio-de-pilates-8

Já ouviu falar que uma andorinha sozinha não faz verão? Pois é. Por mais qualificado e preparado que você seja, dificilmente conseguirá fazer tudo com excelência. Abrir um Studio de Pilates dá muito mais trabalho do que você imagina. Para isso, você precisa montar uma equipe de trabalho fantástica.

Escolha bem os profissionais que irão trabalhar com você. Desde a recepcionista/secretária a outro(a) Fisioterapeuta. Eles exercerão papeis fundamentais para alavancar o sucesso do seu negócio. Cuidado para cobrar sem ter fundamento. Se você não treina sua recepcionista/secretária para executar o trabalho da maneira que você deseja, como ela vai saber o que é certo ou errado?

Faça uma lista de como executar tarefas que você julga importante, faça alguns passo a passo com ela, assim como eu estou fazendo com você. Isso também vale para outro Fisioterapeuta que possa a vir trabalhar com você. Nunca se esqueça de que é o seu nome na porta. Tudo o que acontece dentro do seu estabelecimento, ciente ou não, você é o único responsável. Se liga!

Educação Continuadastudio-de-pilates-2

A cada dia aumenta mais o número de novos profissionais Fisioterapeutas no mercado. Isso quer dizer que só os mais preparados trilharão um caminho de sucesso. A educação continuada, permanente, é uma meta básica para todos nós. Em um mundo onde o agora já é passado, o profissional que ficar acomodado e não se reciclar, capacitar e acompanhar as novidades do mundo da Fisioterapia, dificilmente prosperará.

Atualize-se sempre, faça cursos de extensão, pós-graduação, minicursos, participe de palestras, workshops e fique sempre atento às novidades. Lembre-se que você precisa estar sempre buscando a perfeição, busque a excelência no atendimento. Só assim você se tornará um empreendedor de sucesso.

Conclusão

Para aqueles que concluíram a leitura do texto, espero ter conseguido passar pra você um pouco da minha experiência vivida em minha jornada profissional. Aprendi que no trabalho é mais nobre servir do que ser servido. Nosso objetivo é contribuir sempre para melhorar a sua carreira, na sua tomada de decisões profissionais.

Obrigado pela leitura e boa sorte!

Abraços e até a próxima!

 

Written by Plínio Benatti

Plínio Benatti

Crefito-4/Nº 205485F

Pós Graduado em Sáude Coletiva (Rio de Janeiro - RJ)
Pós Graduado em Gerontologia e Saúde do Idoso (Rio de Janeiro - RJ)
Pós Graduado em Saúde da Família (Rio de Janeiro - RJ)

Pós Graduando em Traumato Ortopedia Esportiva com ênfase em Terapias Manuais (Juiz de Fora - MG)

Proprietário do Studio de Pilates Plínio Benatti (São Geraldo-MG)
Fundador/ do blogfisioempreendedor.com.br
Apresentador do Canal Fisio Empreendedor no Youtube

1 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *