Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Atualmente as graduações têm sido de uma forma mais geral. Foi-se o tempo em que éramos instruídos a uma área ou tipo de paciente específico. Hoje, você sai da universidade com um diploma e uma formação global, podendo atuar nos mais diversos segmentos da sua própria profissão. Isso significa que ao cursar fisioterapia e ser bacharel, você pode atender de crianças à idosos, passando por adolescentes e adultos. 

O mesmo vale para as áreas de atuação: você pode se identificar mais com a ortopedia, mas irá passar pela neurologia, cardio, pediatria, terapias manuais, esportiva, reabilitação pulmonar e geriatria – por exemplo.

Gosto muito de refletir sobre as escolhas que fiz para chegar até o momento profissional que me encontro: hoje tenho minha própria clínica, faço meus próprios horários e consigo escolher que tipo de paciente me sinto mais confortável em atender – falando aqui sobre área de atuação.

Mas nem sempre foi assim. Passei por locais de trabalho não tão atrativos, alguns até sem ter a ver com a minha escolha profissional. Momentos em que havia desânimo e até mesmo vontade de desistir. Por isso resolvi escrever esse texto: quero aqui descrever coisas que gostaria que tivesse me alertado e que eu pensasse sobre conscientemente ao cursar fisioterapia.

Que tal algumas dicas bem valiosas antes de fazer esta graduação? Boa leitura e acompanhe a seguir!

A graduação e o curso de fisioterapia

A escolha: você já parou pra pensar no porquê de cursar fisioterapia? Teve alguma influência familiar? Passou por uma experiência pessoal com algum fisioterapeuta e se encantou com o trabalho? 

Sim, é algo a ser pensado mesmo. Principalmente profissões da área da saúde devem ser escolhidas com a certeza da decisão – afinal, você está lidando diretamente com a vida humana.

O local: aqui pensamos até mesmo sobre financeiro. Você pode ter condições de uma universidade particular ou optar pela pública. Há também a questão da localização de uma instituição próxima a você. São detalhes a serem pensados, pois farão parte da sua rotina por pelo menos cinco anos.

Você sabe a diferença entre universidade e faculdade?

Ambas são instituições de ensino superior, mas se diferenciam em sua abrangência e oferta de programas. A faculdade é uma parte de uma universidade e concentra-se em programas específicos, enquanto a universidade é uma instituição maior, oferecendo uma variedade de programas em várias áreas de estudos.

Conheça a infraestrutura: visite e entenda o espaço em que você frequentará, converse com alunos já presentes e entenda melhor sobre a sua universidade.

Corpo docente: avalie os professores, conheça seus trabalhos e suas preferências profissionais, principalmente se você já estiver inclinado a alguma área em específico.

Área de atuação: ainda falando sobre preferência profissional, não tenha medo em mudar durante a graduação (ou até mesmo depois dela). Lembro que ao longo dos 10 semestres que estudei, conheci ao menos cinco novos campos fisioterapêuticos completamente impensados por mim. Cito um aqui: fisioterapia para animais!

Me formei em fisioterapia, e agora?

Sim, é completamente normal sentir-se perdido e sem saber para onde ir depois de cursar fisioterapia. Por isso, acredito que o melhor conselho que eu poderia dar é: experimente! Faça contatos, participe de eventos e não deixe ser esquecido por outros profissionais. O velho “quem não é visto não é lembrado” faz todo sentido.

Não deixe que profissionais frustrados frustrem você também! Sempre ouvi durante a graduação que “fisioterapeuta não ganha bem”, que a profissão não é valorizada e mais frases nesse sentido. E sabe qual a minha opinião sobre isso? A fisioterapia só será pouco para você se você for o mesmo para ela. 

Estude, tenha seu diferencial e pense fora da caixa. Não fique acomodado, não seja mais um. As pessoas são acostumadas a reclamar e não buscar o seu. Não caia nessa pegadinha!

Não pare de estudar após finalizar o curso de fisioterapia

Corpo humano não é receita de bolo, portanto você NUNCA saberá tudo. Seja curioso, tire suas dúvidas de rotina profissional, mas também busque por novos desafios e conheça novas áreas.

Mantenha contato com seus professores: como eles são importantes mesmo após a entrega do diploma! Eles estarão disponíveis para tirar suas dúvidas sempre que necessário e você terá uma base de apoio e segurança.

Não faça dívidas montando negócios logo de cara. Busque experiência em outros locais e depois pense no seu próprio negócio. Aqui sempre gosto de ressaltar que esse tipo de experiência nos proporciona mais ideias do que NÃO fazer ou NÃO repetir, do que o que realmente fazer.

Horários: acredito que independente da área escolhida, um dos pontos que você deve pensar se está realmente disposto é em relação à carga de trabalho. Sim, é muito comum um fisioterapeuta ter uma carga de até 12 horas diária (sendo dono do seu próprio negócio). 

Um dos pontos que me fez repensar em alguns momentos sempre foi a “hora de ir embora”; quando você tem pacientes fixos como no Pilates, por exemplo, é muito comum trabalhar até em torno de 20h ou 21h – você está disposto a isso? É muito complicado antecipar essa saída, pois é o horário em que seus pacientes saem do próprio trabalho e podem se dirigir ao seu atendimento. 

Não é o meu caso, mas vejo colegas que são mães e pais e precisam conciliar escola e até mesmo momentos de lazer com seus filhos – é necessário que tudo seja pensado e organizado.

Conclusão

Sua área de atuação não é necessariamente emergencial, mas sua responsabilidade com seu paciente deve ser constante. É preciso que haja limites nessa relação, mas você deve ser uma rede de suporte a ele nos momentos necessários fora dos atendimentos. Você está disposto a isso?

Elenquei os pontos que considero mais importantes a partir do momento em que você começa a pensar em seguir a carreira e cursar fisioterapia. Apesar de dificuldades que surgem no dia a dia, é uma profissão extremamente encantadora e recompensadora. 

Ver o retorno do seu paciente com melhora da sua qualidade de vida é o resultado da sua dedicação e esforço por anos de estudo – e eu te garanto, não há NADA que pague isso!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.