Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Neste artigo você compreenderá a importância da fisioterapia na recuperação de lesões corporais, assim como para o tratamento de pessoas que buscam se livrar de substâncias, como drogas e álcool. 

Geralmente, quem faz o uso dessas substâncias pode apresentar problemas de saúde e, por isso, a intervenção das técnicas de fisioterapia são essenciais para ajudar na contenção dos sintomas e na possível recuperação. 

Muitas pessoas acreditam que as técnicas de fisioterapia se limitam à movimentação corporal. Mas, as práticas direcionadas nessa profissão vão além, assim como os seus benefícios. 

Por conta da importância das técnicas de fisioterapia na recuperação de lesões ou para se livrar de substâncias, falaremos sobre isso no decorrer deste artigo. Acompanhe a seguir!

O que é a fisioterapia?

O primeiro passo neste artigo é entender o que é a fisioterapia enquanto profissão e procedimento. Esse tipo de ciência é voltada para estudos direcionados à movimentação do corpo humano, levando em conta suas potencialidades, assim como alterações patológicas.

Por tratar do corpo, a fisioterapia também consegue trazer benefícios para a saúde mental, além de uma extensão do conhecimento corporal. 

As práticas das atividades de fisioterapia variam desde o processo de extensão corporal, movimentação e fortalecimento muscular, assim como a reabilitação de alguns órgãos. 

Dessa forma, essa prática permite que o paciente tenha uma melhora do seu condicionamento físico, além de aperfeiçoar algumas práticas que potencializam a qualidade de vida. 

Também precisamos citar a importância da fisioterapia em termos de adaptação, já que a prática permite que a pessoa possa desenvolver atividades que são essenciais no cotidiano. 

Por exemplo, muitas vezes, um colaborador trabalha em uma empresa de limpeza e precisa levantar peso ou se submeter a procedimentos que afetam sua lombar. 

Dessa forma, com a prática de atividades incorretas, a pessoa pode desenvolver problemas de saúde, como dores nas articulações e complicações na coluna. Com a fisioterapia, é possível que situações como essas sejam evitadas.

Fisioterapia na recuperação de lesões: uma combinação que dá certo 

Quando falamos sobre a fisioterapia no tratamento de lesão ou na reabilitação, precisamos destacar que isso vale não somente para as dores ou sequelas de uma pessoa que sofreu um acidente de trabalho ou de carro. 

A fisioterapia pode contribuir no tratamento da utilização de drogas e outras substâncias que são nocivas à saúde. 

Muitas pessoas acabam se envolvendo com substâncias ilícitas e com o uso exagerado do álcool, o que traz problemas e exige uma intervenção médica. Mas o processo de reabilitação também é feito pela junção de vários profissionais, dentre eles, o fisioterapeuta.

Cada vez mais, os programas que realizam o tratamento para o uso de substâncias que são nocivas à saúde têm levado em conta a importância de desenvolver a saúde mental e não somente, aspectos corporais. 

Nesse sentido, a fisioterapia ganha uma importância pelo fato de ser uma atividade que permite ligar ações que melhoram a saúde corporal e mental (aspectos mentais, ligados à emoção e até mesmo, de comportamento). 

Um estilo de vida que vive sob a influência de drogas e álcool traz alguns prejuízos como:

  • Reduz a aptidão física;
  • Pode trazer fraqueza muscular;
  • Pode provocar doenças cardiovasculares;
  • Pode trazer problemas ligados à variação de peso;
  • Traz a dependência, o que afeta a saúde mental. 

Por isso, se a pessoa está buscando por um programa de bem-estar para conseguir se livrar dessas práticas equivocadas, a fisioterapia pode ser uma técnica complementar muito útil no processo de tratamento de dependência.

Os programas de reabilitação têm buscado serem cada vez mais abrangentes, sejam por meio de centros de reabilitação que agreguem a realização de várias atividades e lidem com um aspecto transdisciplinar da medicina. 

A recuperação da saúde em todas as suas dimensões vai depender da junção do trabalho de vários profissionais, como é o caso de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, dentre outros. 

Além disso, algumas empresas como de serviços de enfermagem domiciliar, por exemplo, e outros segmentos, têm buscado inserir dentro da sua grade de trabalho os atendimentos voltados para a fisioterapia ocupacional, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores. 

Os problemas de saúde por conta da dependência química

Já vimos que a fisioterapia pode ser uma excelente prática no processo de tratamento de pessoas que fazem o abuso de substâncias ou até mesmo que precisam de reabilitação. 

Já sabemos também que pacientes que fazem o abuso de drogas, assim como do álcool,  passam por um processo constante de degradação, exatamente pelo fato de estarem negligenciando sua saúde com frequência. 

Por isso, vamos ressaltar alguns problemas que essas pessoas podem sofrer e que refletem em suas relações sociais e ambiente de trabalho:

  • Sistema imunológico mais fraco;
  • Surgimento de doenças com frequência, como é o caso de gripes e resfriados. 
  • Possibilidade de sofrer lesões com mais frequências;
  • Piora de doenças como diabetes e até mesmo problemas cardiovasculares;
  • Surgimento de doenças como hepatite B ou C;
  • Dores com desenvolvimento crônico;
  • Possibilidade de desenvolver câncer, como de boca, garganta, fígado e até mesmo do pulmão. 

Já deu para perceber que o uso de certas substâncias com determinada frequência pode acarretar diversos prejuízos à saúde, o que faz com que a pessoa busque um processo de recuperação com urgência para se livrar desses malefícios. 

Mas, o processo de recuperação envolve muitos fatores, que passam pelo aspecto emocional e físico. Se livrar de um vício não é uma tarefa fácil e, por isso, é necessária essa integração multidisciplinar entre vários profissionais da saúde. Nesse sentido, ressaltamos a importância da fisioterapia nesse processo nesse momento.

Técnicas da fisioterapia na recuperação de lesões

Você já deve ter entendido que o uso de substâncias afeta as relações sociais da pessoa, assim como seu desenvolvimento no ambiente de trabalho.

Dessa forma, estamos destacando a importância das técnicas de fisioterapia na recuperação. Traremos então 4 especialidades dessa profissão que podem ser aplicadas no processo de tratamento. Prossiga a leitura!

1. Atividades ortopédicas

Muitas pessoas acabam desenvolvendo doenças músculo-esqueléticas, que são problemas que afetam tendões, articulações, ossos e até mesmo os ligamentos. Não é necessário fazer o uso de substâncias para desenvolver esses problemas. 

Muitas vezes, a prática de atividade incorreta ou movimento no trabalho de enfermagem home care, por exemplo, já trazem esses malefícios. Por isso, a fisioterapia na recuperação é essencial para fortalecer os músculos, trazer flexibilidade e extensão corporal. 

2. Atividades para idosos

Você sabia que os idosos também podem realizar atividades de fisioterapia? As ações são especializadas e contam com o aumento da mobilidade, flexibilidade, além da redução de dores, que muitas vezes são crônicas nesta idade. 

Ressaltamos também a melhora do condicionamento físico.

3. Recuperação neurológica 

A fisioterapia também contribui para a melhora neurológica, à medida que reduz as lesões cerebrais, estimula a mente e diminui níveis de ansiedade e depressão. 

Além disso, ocorre também a melhora do funcionamento cardiorrespiratório, condicionamento e resistência, seja em um ambiente de trabalho de fabricação de corrimão de inox para clínicas ou em outro espaço. 

4. Fisioterapia para crianças 

Por fim, ressaltamos que a fisioterapia na recuperação de um acidente ou lesão pode ser tão importante, ao ponto de não ser praticada somente por adultos. Existe recomendação terapêutica dessa atividade para crianças e adolescentes, exatamente pelo aumento da força e bem-estar. 

Conclusão

A fisioterapia na recuperação de lesões é muito importante para qualquer pessoa, seja uma pessoa que sofre com cargas pesadas no trabalho ou simplesmente para vendedores de emergência que desejam ter mais qualidade de vida. 

Por conta da correria e do aumento do estresse, muitos não se alimentam corretamente, não fazem exercício e têm uma péssima postura, com a repetição de movimentos que afetam a sua saúde.

Nesse cenário, a fisioterapia surge como uma excelente opção para quem deseja relaxar, ter uma melhora e alívio das dores musculares e tensão, assim como fortalecimento do corpo e da mente. 

Com tantos benefícios, não há uma idade recomendada para a prática de atividades, que devem sempre serem feitas com acompanhamento profissional. 

Diante disso, recomendamos fortemente que você realize a prática de atividades ligadas à fisioterapia em seu dia a dia. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.