A tendinite pata de ganso ocorre quando três músculos do joelho ficam inflamados, são eles: grácil, sartório e semitendinoso. Essa estrutura muscular tem como responsabilidade primária de promover a movimentação de flexão do joelho, já sua influência secundaria, dá-se na rotação interna da tíbia, e na proteção contra o estresse em rotação e em valgo.
Seu nome: “Pata de ganso”, vem da similaridade da junção desses músculos, que se inserem na região do joelho, em uma forma semelhante a membrana natatória do ganso. Essa patologia é dividida em três fases:
Aguda:
Ela se classifica por fortes sinais de dor, além de calor, claudicação, edema e hiperemia intensa, com isso é provocada uma defesa inflamatória acentuada ocasionada pela ruptura da matriz tendínea e hemorragia, com a contribuição de células de defesa e enzimas proteolíticas. Neste momento, faz-se necessário a utilização de anti-inflamatórios e antialérgicos.
Subaguda:
A dor diminui, observa-se a invasão por fibroblastos e a ocorrência de angiogênese. Posteriormente é formado o tecido cicatrial (formado pelo colágeno I e III), substituindo o tecido lesado. As fibras do tecido cicatrial são mais desorganizadas do que as fibrilas do tendão normal, eventualmente condicionando a recorrência de lesões. Massagens sobre a área afetada são indicadas para ajudar na recuperação
Crônica:
Nessa fase o tecido cicatricial imaturo se remodela, e o colágeno III é transformado, gradativamente, em I, causando aumento da força e rigidez tendínea.
Neste período um dos principais objetivos do tratamento é o fortalecimento do tecido que está cicatrizando, com a utilização de exercícios de peso, por exemplo. Com o fortalecimento desses tecidos são evitadas lesões que podem aparecer.
Essa lesão afeta com maior frequência os corredores e suas causas são:
- Esforço repetitivo
- Overtraining
- Sobrecarga
- Fazer treinos em subidas de forma excessiva
- Desalinhamento postural
- Dentre outras
Já seus sintomas são:
- Dor ao se exercitar
- Dor ao caminhar
- Dor ao levantar após um período de repouso
- Dor a palpação
- Dor no joelho
- Dor quando subir ou descer escadas
Decerto existem diversas maneiras de se tratar a tendinite pata ganso, então que tal conferir alguns métodos? Confira 9 deles nesse infográfico que fizemos para você!
Tratamentos para a tendinite pata de ganso
Conclusão
Para evitar a tendinite pata de ganso é necessário que a pessoa treine o joelho e os músculos do quadril de forma correta, isso pode ser feito com a utilização de exercícios funcionais que conseguem simular uma corrida, corrigindo assim, movimentos de passada, joelho, quadril e tornozelo.
Esses exercícios ajudam a evitar a lesão, se eventualmente o paciente já esteja com alguns sintomas é necessário conversar com um profissional da saúde para explicar seu histórico clinico. Posteriormente podem ser solicitados: Raio x, ressonância magnética e ultrassom.
Eu estou com esse problema, estou de cama, é muita dor, já fui no médico tomei o remédio, deu uma aliviada, mas terminou o remédio voltou TD novamente, é muita dor..😰
Nossa fui diagnosticada hoje com esse problema! Estou muito triste! Doi muito!
Eu tenho esse problema ,mta dor mta inflamação estou de repouso ,medicação
Tenho a pat de ganso e fica muito inchado, e tenho 90 kg
Sofro muito posso prazer hidroginastica
Eu tenho esse problema ,mta dor mta inflamação estou de repouso ,medicação
Eu estou com esse problema…tenho dor em repouso e em atividade…por isso não parei com os exercicios.mas não sei o que fazer mais….a pior dor é a noite
Comecei a sentir essa dor em setembro, tomei remédio, mas só aliviou não resolveu o problema. Agora, estou fazendo fisioterapia, e colocando bolsa de gelo ,em casa , . Repouso é muito importante. Vou parar de dirigir por uns dias.
Nossa que ótima informações pois tenho este problema .
Mas será que obesidade influencia ?
Olá, Sérgio!
A obesidade pode gerar sobrecarga na região, além de influenciar no desalinhamento postural e na mobilidade. De todo modo, é importante que um profissional especializado faça uma avaliação completa do paciente e compreenda todos os aspectos que podem prejudicar a saúde e a qualidade de vida.
Abraços 😊
Eu tenho esse problema e essa semana se agravou devido ao meu trabalho que subo e desço escadas..incomoda muito
Será tem como corrigir cirurgicamente? Ou só com procedimentos como está na matéria?..obgda foi muito esclarecedor
Olá, Lia!
Um profissional especializado deverá avaliar o seu caso e, assim, compreender qual é o procedimento mais adequado para o tratamento.
Abraços 😊