Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Ainda não tem ideia de como fazer a otimização de tempo no RH da sua clínica ou academia? Saiba que isso é totalmente possível alterando algumas coisas na sua rotina!

Caso você ainda não tenha pensado sobre isso ainda, a otimização de tempo no RH é de grande importância tendo em vista a alta competitividade no mercado.

Então, em um cenário em que é necessário melhorias e atualizações constantes para não perder dinheiro, buscar estratégias e ferramentas para otimizar o tempo é essencial.

Seja no RH ou em qualquer outro setor dentro de uma clínica ou academia, as tarefas manuais demandam um tempo que poderia ser alocado para uma atividade mais importante.

Se você não deseja sofrer mais com isso e usar o tempo do seu RH da melhor forma possível, você está no lugar certo!

No artigo de hoje, trouxemos para você dicas super importantes de otimização do tempo no RH. Acompanhe a leitura com a gente!

Por que é importante realizar a otimização do tempo no RH?

Você já parou para pensar o porquê o tempo é uma variável tão importante para as equipes de RH?

O setor de RH deve ser referência no gerenciamento de tempo, utilizando-o de uma maneira bastante eficiente e produtiva.

Por lidar com diversas tarefas que nem todas as vezes se encaixam entre si, o RH precisa de um alto nível de foco e concentração para lidar com essas atividades que muitas vezes levam um longo período.

Além da folha de pagamento, o RH ainda é responsável pelo recrutamento, seleção, entrevistas, benefícios, resolução de conflitos, demissões, testes, treinamentos, emissão de relatório, realização de eventos… Ufa, são tantas coisas!

A verdade é que existe um sentimento que ronda entre os colaboradores do RH é que nunca há tempo o suficiente para fazer tudo, sempre havendo tarefas acumuladas.

Nessa realidade, para ajudar a diminuir o acúmulo de tarefas, o que as empresas têm buscado é automatizar muitas dessas tarefas.

O uso de tecnologias no dia a dia das empresas não é mais uma novidade para tornar as tarefas mais fáceis e rápidas, por isso, investir em automação deixou de ser uma inovação e passou a ser uma necessidade.

Mas sobre isso vamos falar um pouco mais no decorrer da leitura do artigo, junto com outras dicas de como é feita a otimização do tempo no RH.

7 dicas de como realizar a otimização do tempo no RH de clínicas e academias

Assim como as 7 maravilhas do mundo, trouxemos para você 7 dicas infalíveis de como é feita a otimização do tempo no RH em clínicas e academias.

Veja só:

1. Estabeleça metas 

Em primeiro lugar, se você deseja realizar a otimização do tempo no RH, é necessário estabelecer metas.

O seu RH e a sua empresa precisam saber onde quer chegar, conhecer quais são as metas e objetivos para assim a equipe focar exatamente no que importa.

Dessa forma, serão descritas as atividades que devem ser realizadas em cada intervalo de tempo, de acordo com as metas que podem ser mensais, semestrais e até mesmo anuais.

2. Planeje as atividades

Após estabelecer quais são as metas, é necessário planejar a execução dessas atividades, gerenciando o tempo de forma a garantir a qualidade nas entregas.

A programação antecipada permite que o time realize as tarefas sem imprevistos que consomem muito tempo.

O ideal é estabelecer metas e criar uma programação diária no setor, em que todo o setor tem o conhecimento da previsão de atividades, exercitando a melhor a gestão de tempo.

3. Faça uma gestão de cronogramas

Com cada atividade tendo a sua data de entrega pré-estabelecida e bem planejada, o líder de RH pode propor um trabalho com cronogramas.

Esses cronogramas podem ser feitos por meio de ferramentas de planejamento como o Google Calendar ou Trello, por exemplo.

Por meio desses quadros todo o time pode enxergar, de forma mais clara, todas as atividades relacionadas àquela entrega, suas respectivas datas e os responsáveis por cada etapa.

4. Gerencie os seus e-mails

Se tem algo que o RH recebe (e muito) são e-mails e não possuir um bom gerenciamento de e-mails é uma real dor de cabeça para a organização do RH.

Por isso, como forma de otimizar o tempo e conseguir atender a todos, busque estabelecer uma ordem de prioridade para o gerenciamento da sua caixa de entrada.

Você também pode optar por softwares que ajudam nesse gerenciamento, fazendo o encaminhamento automático de e-mails e compartilhamento de informações, por exemplo.

5. Dê autonomia a sua equipe

Mesmo que a sua equipe seja bem planejada, a rotina do RH sempre será bem acelerada e sempre existirá imprevisto que podem atrapalhar nas entregas.

Por isso, é importante que os colaboradores possuam autonomia para lidar com os contratempos sem prejudicar a produtividade.

Se todos entenderem o que deve ser feito, é possível que cada um tome decisões, lidando com os contratempos e priorizando tarefas sem afetar o planejamento.

6. Automatize as atividades operacionais

Uma das melhores formas para a otimização do tempo no RH é apostando em soluções de automação. 

Como o setor conta com diversas atividades burocráticas e que consomem muito tempo, é possível delegá-las para softwares.

Entre os programas existentes no mercado, existem aqueles que auxiliam no financeiro, processos de recrutamento, seleção, divulgação de vagas, criação de planos de desenvolvimento e muito mais.

Essas tecnologias são muito interessantes pois economizam tempo, estreitando relacionamentos e melhorando o clima organizacional.

7. Mantenha-se atualizado sobre as novidades tecnológicas

O mercado está cada vez mais surpreendente no quesito tecnologia para otimizar os processos de RH.

Então, não basta você adquirir uma tecnologia e acreditar que aquilo vai te ajudar para sempre.

É importante sempre se manter atualizado sobre as novidades e que surgem que podem estar te ajudando no RH.

Então, por exemplo, atualmente, existem plataformas que auxiliam integralmente na folha de ponto da sua empresa, como o ponto digital, a solução Genyo.

Conclusão

A otimização do tempo no RH é fundamental para garantir eficiência, produtividade e satisfação dos colaboradores. 

Ao automatizar processos, utilizar ferramentas de gestão e adotar estratégias de organização, é possível reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas e burocráticas, permitindo que a equipe de RH foque em atividades estratégicas e de maior valor agregado. 

Com ela, a sua empresa pode ter o controle exato sobre o banco de horas, horas extras, faltas, horas noturnas e dezenas de outras ocorrências que interferem diretamente nos valores a serem pagos ao colaborador.

Assim, a análise do seu RH fica muito mais prática e rápida, longe de erros manuais. Interessante, não é mesmo?!

Você gostou desse conteúdo? Veja mais artigos navegando no nosso blog

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.