Você sabia que a acupuntura pode ser benéfica para praticamente todas as regiões do nosso corpo? E a acupuntura para o assoalho pélvico é um dos exemplos mais inusitados!
Essa técnica é uma prática milenar oriental, que surgiu na China, por volta de 5 mil anos atrás, e que vem se desenvolvendo com o passar dos anos, tendo efeito positivo no tratamento de várias doenças.
Sua aplicação consiste em injetar uma agulha em determinadas regiões do corpo com a função de equilibrar a energia vital, ao favorecer a atividade e funcionalidade dos músculos, dos hormônios e dos demais sistemas sensitivos e integrados, em pontos específicos do corpo e em determinados meridianos.
Os tipos de acupuntura podem variar entre o uso de ervas, auriculoterapia, acupuntura com laser e acupressão manual.
Neste artigo, vamos abordar os benefícios da aplicação da acupuntura para o assoalho pélvico e suas contraindicações. Acompanhe!
Benefícios da aplicação da acupuntura para o assoalho pélvico
A região pélvica sustenta todos os órgãos urológicos e reprodutores e tem a função de garantir estabilidade ao corpo, além de atuar na micção, no sistema gastrointestinal e no sistema urológico, e tem como principais benefícios:
- Melhorada da funcionalidade do sistema de micção;
- Fortalecimento dos músculos da região pélvica e do abdômen;
- Melhora das disfunções pélvicas, entre elas a incontinência urinária, fator que resulta na perda de urina;
- Favorece o bem-estar hormonal, ao equilibrar a energia vital;
- Ajuda no controle da funcionalidade cardiorrespiratória;
- Contribui para o controle e mantimento da homeostase sanguínea corporal.
Contraindicações da acupuntura para o assoalho pélvico
A aplicação da técnica de acupuntura para o assoalho pélvico é contraindicada nos seguintes casos:
- Gravidez;
- Em pacientes hematológicos;
- Em pacientes com fisiopatologias autoimunes;
- Em pacientes com patologias hemorrágicas;
- Em pacientes com sensibilidade sensorial na pele.
Conclusão
A acupuntura para o assoalho pélvico, quando aplicada por um profissional com formação específica, e de preferência na área da saúde, traz inúmeros benefícios para o sistema urológico.
A técnica atua ajudando a minimizar os efeitos causados pela pressão dos órgãos sobre os músculos da região e a regular a relação entre os músculos do abdômen e os músculos da bacia pélvica, trazendo mais qualidade de vida e prevenindo patologias ou disfunções na região.