Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Melhores do Ano 2018 – Matérias mais Acessadas de Fisioterapia Respiratória

Gostou? Avalie!

Como 2018 foi um ótimo ano para o Blog Fisioterapia, nós resolvemos fazer um especial para aqueles que mais nos ajudaram em tantas conquistas: nossos leitores!

Assim, separamos em 5 matérias especiais os textos mais acessados das seguintes categorias:

  • Fisioterapia Ortopédica
  • Fisioterapia Motora
  • Fisioterapia Respiratória
  • Fisioterapia Reumatológica
  • Fisioterapia Neurológica

Não podemos deixar de comentar que foram 852.860 visualizações durante todo o ano! Quase 1 milhão em 12 meses, dá pra acreditar? É muito acesso em tão pouco tempo!

E para finalizar o nosso especial de fim de ano, apresentaremos hoje os principais textos do ano sobre Fisioterapia Respiratória, os mais acessados e os mais comentados.

Esperamos que vocês aproveitem os Top5 do Blog Fisioterapia e que eles possam te acrescentar cada vez mais conhecimento.

Para o ano de 2019, nós do Blog Fisioterapia desejamos que as matérias estejam cada vez melhores e que nossos leitores estejam cada vez mais satisfeitos com o trabalho que fazemos diariamente para atendê-los da melhor forma possível.

Um feliz ano novo, e até o ano que vem! Aproveitem!

#1 – Guia Definitivo da Fisioterapia Respiratória na Pneumonia

A Fisioterapia Respiratória é definida como um conjunto de procedimentos, técnicas e instrumentos utilizados pelo fisioterapeuta para prevenção, promoção e recuperação de disfunções envolvidas com o processo de respiração, que por sua vez não é caracterizado apenas pelo funcionamento dos pulmões e vias aéreas, mas também pela participação de outros sistemas.

Até o ano de 2006, a especialidade recebia o nome de “Fisioterapia Pneumofuncional”, terminologia que na verdade não representava a amplitude da abordagem dos fisioterapeutas, nem mesmo a complexidade do mecanismo de respiração.

Quer ler a matéria? Clique aqui!

Informações Gerais

  • Autor: VOLL Pilates Group
  • Data da Publicação: 19 de Abril de 2017
  • Visualizações: 12.996

#2 – Entenda tudo sobre a Ventilação Mecânica na Fisioterapia

A ventilação mecânica consiste em uma modalidade terapêutica que substitui parcialmente ou completamente a ventilação espontânea. Essa fisioterapia atua de maneira eficaz no tratamento da insuficiência respiratória aguda (IRpA) ou crônica agudizada.

O objetivo do presente artigo é fornecer conhecimentos sobre como corrigir alterações na oxigenação e nos desequilíbrios ácidos-básicos, através dos ventiladores mecânicos mais recentes, bem como as vantagens e desvantagens dos principais modos ventilatórios controlados, com base no estado da arte fornecido pela Diretriz Brasileira de Ventilação Mecânica (2013) e outras evidências.

Quer ler a matéria? Clique aqui!

Informações Gerais

  • Autor: VOLL Pilates Group
  • Data da Publicação: 15 de Agosto de 2017
  • Visualizações: 12.304

#3 – Saiba tudo sobre a Fisioterapia Respiratória na Pediatria

A fisioterapia respiratória é uma especialidade da fisioterapia utilizada tanto em domicílio como em hospitais, visando prevenir e tratar disfunções causadas por doenças do trato respiratório como asma, tuberculose, bronquiolite, etc.

A fisioterapia respiratória pediátrica trata especificamente de crianças e a abordagem se difere das práticas utilizadas no adulto.

É preciso respeitar a idade do paciente, fatores anatômicos e fisiológicos, qual a doença pulmonar em questão, quais as doenças associadas e qual a condição clínica atual e evolução do quadro. Também é preciso avaliar o nível de cooperação e aderência ao tratamento por parte da criança e desenvolvimento neuropsicomotor.

Quer ler a matéria? Clique aqui!

Informações Gerais

  • Autor: VOLL Pilates Group
  • Data da Publicação: 18 de Maio de 2017
  • Visualizações: 10.806

#4 – Saiba o que é Tuberculose e como a Fisioterapia auxilia no Tratamento

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, considerada uma das principais enfermidades que acometem a humanidade.

Além disso, a tuberculose possui altas taxas de mortalidade em nível mundial em adultos, junto a com a infecção pelo vírus da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

No ano de 2012, foram notificados aproximadamente 8,6 milhões de casos novos em âmbito global, representando uma taxa de incidência estimada em 123,7 casos por 100.00 habitantes.

Em relação à mortalidade, foram registrados um milhão de óbitos entre indivíduos não portadores de HIV e 430.000 entre pessoas soropositivas para o vírus. sendo assim, um problema muito comum.

Quer ler a matéria? Clique aqui!

Informações Gerais

  • Autor: Blog Fisioterapia
  • Data da Publicação: 06 de Dezembro de 2017
  • Visualizações: 3.993

#5 – A Aplicação do Tratamento Fisioterapêutico na Fibrose Cística

A Fibrose Cística, também chamada de mucoviscidose, é uma doença genética, ou seja, surge através de genes defeituosos que passam de pais para filhos.

Quando a pessoa herda o gene da Fibrose Cística, ela vai apresentar um “defeito” na produção das secreções, que se tornam espessas e em grande quantidade.

A Fibrose Cística é uma doença grave, sem cura, comum na raça branca e atinge igualmente ambos os sexos, sendo caracterizada por infecções crônicas e recorrentes no pulmão, por insuficiência pancreática e elevados níveis de cloro no suor.

Quer ler a matéria? Clique aqui!

Informações Gerais

  • Autor: VOLL Pilates Group
  • Data da Publicação: 22 de Maio de 2017
  • Visualizações: 2.398

 

*Dados computados até 10/12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *