Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Melhores do Ano 2018 – Matérias mais Acessadas de Fisioterapia Ortopédica

Melhores do Ano 2018 – Matérias mais Acessadas de Fisioterapia Ortopédica
Gostou? Avalie!

Como 2018 foi um ótimo ano para o Blog Fisioterapia, nós resolvemos fazer um especial para aqueles que mais nos ajudaram em tantas conquistas: nossos leitores!

Assim, separamos em 5 matérias especiais os textos mais acessados das seguintes categorias:

  • Fisioterapia Ortopédica
  • Fisioterapia Motora
  • Fisioterapia Respiratória
  • Fisioterapia Reumatológica
  • Fisioterapia Neurológica

Não podemos deixar de comentar que foram 852.860 visualizações durante todo o ano! Quase 1 milhão em 12 meses, dá pra acreditar? É muito acesso em tão pouco tempo!

E para finalizar o nosso especial de fim de ano, apresentaremos hoje os principais textos do ano sobre Fisioterapia Ortopédica, os mais acessados e os mais comentados.

Esperamos que vocês aproveitem os Top5 do Blog Fisioterapia e que eles possam te acrescentar cada vez mais conhecimento.

Para o ano de 2019, nós do Blog Fisioterapia desejamos que as matérias estejam cada vez melhores e que nossos leitores estejam cada vez mais satisfeitos com o trabalho que fazemos diariamente para atendê-los da melhor forma possível.

Um feliz ano novo, e até o ano que vem! Aproveitem!

#1 – 14 Exercícios para o Tratamento Fisioterapêutico da Fratura do Fêmur

Nos últimos anos observa-se que o número de fraturas no fêmur tem aumentado significativamente. É estimado que, no mundo todo, ocorram mais de 6 milhões de fraturas nessa região a partir de 2050, devido ao aumento no número de idosos e os casos de osteoporose.

Por ser um tipo de fratura muito temida pois pode custar a perda da autonomia, principalmente em idosos, é de extrema importância que o fisioterapeuta tenha pleno conhecimento sobre este tipo de lesão para atuar tanto de forma preventiva quanto reabilitadora.

Afinal, cada vez mais, é um profissional que está sendo solicitado para atuar na recuperação do paciente, para melhora de sua funcionalidade e ganho de independência, e colaborar na prevenção de incidentes que podem levar a esses tipos de lesões.

Quer ler a matéria? Clique aqui!

Informações Gerais

  • Autor: VOLL Pilates Group
  • Data da Publicação: 11 de Maio de 2017
  • Visualizações: 38.257

#2 – Tratamento Fisioterapêutico da Tendinite Pata de Ganso

A tendinite pata de ganso, também chamada de síndrome anserina, teve o primeiro relato de alteração na região formada pelos músculos semitendinoso, sartório e grácil, denominada pata de ganso, feito por Moschcowitz (1937), que apontou sintomas dolorosos em joelhos.

Essas queixas ocorriam exclusivamente em mulheres que se queixavam ao descer ou subir escadas, ao levantar de cadeiras ou que referiam dificuldades em flexionar os joelhos.

A etiologia dessa patologia geralmente pode ser decorrente de traumas, retração da musculatura posterior de coxa, lesão de menisco medial, pé plano, valgismo, infecção, dentre outros.

Mas, é comum encontrarmos esse tipo de condição em atletas de corrida de longa distância, em pacientes com artrite reumatóide e em osteoartrite.

Quer ler a matéria? Clique aqui!

Informações Gerais

  • Autor: VOLL Pilates Group
  • Data da Publicação: 20 de Julho de 2017
  • Visualizações: 37.274

#3 – Tratamento Fisioterapêutico na Fratura de Tornozelo

As fraturas de tornozelo estão entre as mais comuns nos membros inferiores. É geralmente causada por um trauma de baixa velocidade, como lesões por torção, quedas, acidentes automobilísticos e lesões relacionadas a atividades esportivas.

A incidência deste tipo de fratura é estimada em 100 fraturas para cada 100.000 pessoas por ano. Este número que vem aumentado constantemente, tanto em jovens ativos como em idosos no decorrer das últimas décadas.

Quer ler a matéria? Clique aqui!

Informações Gerais

  • Autor: VOLL Pilates Group
  • Data da Publicação: 16 de Junho de 2017
  • Visualizações: 32.591

#4 – Tratamento Fisioterapêutico da Condropatia Patelar

A Condropatia Patelar, também chamada de Condromalácia ou Síndrome Femoropatelar, são termos aplicados à perda de cartilagem da patela. A sua incidência na população é muito alta, aumentando conforme a faixa etária, podendo acometer ambos os sexos.

Porém, é mais comum no sexo feminino, e em indivíduos com excesso de peso. A causa exata ainda permanece desconhecida, porém segundo a literatura, acredita-se que esteja ligada a fatores anatômicos, histológicos e fisiológicos, que resultam no desgaste e amolecimento da cartilagem envolvida.

Quer ler a matéria? Clique aqui!

Informações Gerais

  • Autor: VOLL Pilates Group
  • Data da Publicação: 13 de Junho de 2017
  • Visualizações: 27.092

#5 – Tratamento Fisioterapêutico das Lesões do Menisco

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas semicirculares que funcionam como um “amortecedor”, ou seja, eles são responsáveis por amortecer as forças aplicadas ao joelho em todo o arco de movimento.

Estão localizados entre os côndilos femorais e o platô tibial. Os meniscos possuem diversas funções, como: transmissão de força, absorção de choque, estabilização articular, nutrição da cartilagem e lubrificação articular.

Eles transmitem aproximadamente 50% das forças de sustentação do peso corporal durante a extensão e 85% na flexão. Sua função na absorção do choque no ciclo da marcha ocorre por meio da via de deformação visco elástica.

Quer ler a matéria? Clique aqui!

Informações Gerais

  • Autor: VOLL Pilates Group
  • Data da Publicação: 02 de Maio de 2017
  • Visualizações: 23.044

 

*Dados computados até 10/12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *