Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

[INFOGRÁFICO] 9 Tipos de Tratamento para a Tendinite Pata de Ganso

pata-de-ganso-capa
[INFOGRÁFICO] 9 Tipos de Tratamento para a Tendinite Pata de Ganso
Gostou? Avalie!

A tendinite pata de ganso é uma patologia que pode gerar dor e desconforto por parte daqueles que ficam sujeitos à mesma, prejudicando nas suas tarefas diárias.

O acompanhamento fisioterapêutico se torna essencial na reabilitação do paciente por proporcionar uma recuperação mais rápida, e principalmente, com menos recidivas, afinal o objetivo final do tratamento além de redução do quadro de dor e processo inflamatório é tratar também a origem da tendinite pata de ganso ajudando dessa forma a diminuir o stress mecânico e sobrecarga que pode estar causando o processo lesivo. 

Pensando nisso, criamos este Infográfico para que você possa conhecer os 9 tipos de tratamentos para a tendinite pata de ganso de uma maneira bem interativa. Confira Agora!

O que é a Tendinite Pata de Ganso?

pata-de-ganso-1

A pata de ganso é um conjunto de tendões que são formado pelos músculos sartório, semitendinoso e grácil. Seu nome “pata de ganso” é dado em virtude da sua estrutura que se assemelha a membrana natatória do ganso.

Essa região tem como função primária de promover a flexão do joelho, tendo influência secundária na rotação interna da tíbia, e protegendo contra o estresse em rotação e em valgo.

São músculos que se originam na tuberosidade isquiática e na sínfise pública e se inserem na face interna da tíbia. Observa-se que junto à inserção dos tendões da pata de ganso localiza-se a bolsa sinovial que vai lubrificar e proporcionar mais funcionalidade nos movimentos evitando atritos locais. É comum esta bolsa sofrer de dores isoladas ou estar associada à tendinite pata de ganso, gerando assim uma bursite anserina.

Esse tipo de lesão é uma das tendinites mais frequente do joelho, afetando na maior parte a inserção da pata de ganso na borda superior interna da tíbia.

Tipos de Tratamento para a Tendinite Pata de Ganso

 

x tipos de tratamentos para a Tendinite Pata de Ganso de VOLL Pilates Group

1- Tratamento a Laser

O laser no tratamento da tendinite de pata de ganso deve ser iniciado o mais cedo possível ainda no estágio agudo, diretamente no local da lesão e nas áreas com dor à palpação, não havendo risco por ser atérmico nesta dosagem.

2- Tratamento com TENS

O uso do TENS vai ser efetivo tanto nos casos agudos quanto nos crônicos.  Para os casos agudos, pode ser aplicado de forma isolada ou com a crioterapia. Já numa fase pós-aguda, pode-se associar com a termoterapia, banhos de contraste ou mesmo ultrassonoterapia auxiliando para o alívio da dor.

3- Ultra-som

Em sua forma pulsátil, o ultra-som auxilia na reparação da cicatriz, aumenta o metabolismo local e reduz a inflamação, já na sua forma contínua, ele estimula a circulação sanguínea e promove a remoção de substâncias inflamatórias.

4- Uso de Anti-inflamatórios

São administrados anti-inflamatórios não esteroides com a finalidade de diminuir a dor e a inflamação, principalmente na fase aguda, colaborando para a melhora do indivíduo.

5- Acupuntura

A acupuntura oferece respostas positivas como estimulação da circulação local, analgesia e melhora imunológica. Observa-se que uma aplicação diária pode ser suficiente para diminuição ou eliminação do quadro de dor na fase aguda e crônica.

6- Terapia Miofascial

A terapia miofascial consiste na combinação dos movimentos de deslizamento, amassamento e fricção, em associação com o alongamento de fáscias e músculos, com a finalidade de obter um relaxamento dos tecidos que se encontram aderidos ou tensos. No Tratamento da tendinite pata de ganso é aplicada com a finalidade de aumentar o retorno venoso, liberar fibroses, proporcionar relaxamento sistêmico, melhorar ou estimular o fluxo de sangue no local e interromper o ciclo dor-espasmo-dor.

7- Mesoterapia

A mesoterapia  é um tipo de tratamento não cirúrgico para problemas dolorosos do sistema musculoesquelético. O método consiste na aplicação de uma injeção intradérmica com uma mistura de pequenas doses de medicamentos em pontos sistemicamente definidos. A aplicação da injeção vai promover a analgesia de curta a média duração combatendo a dor.

8- Alongamentos

Feito regularmente, o alongamento pode ajudar a reduzir o espasmo muscular e esticar o músculo, por isso é importante continuar na realização dos alongamentos mesmo depois que os sintomas desaparecem, para evitar uma recorrência do problema.

9- Técnicas de Energia Muscular

Esta é uma técnica é formada por um conjunto de métodos de manipulação de tecidos moles que incorporam direcionando controladamente e precisamente movimentos iniciados pelo paciente. A técnica geralmente é utilizada em pessoas com quadro de dor do sistema locomotor, com atividade articular normal mas tendo os músculos encurtados ou com espasmos.

Conclusão

pata-de-ganso-2

Tratar a tendinite pata de ganso é um processo que leva tempo, por isso, é importante que você como fisioterapeuta esteja atento ao quadro de seu paciente e realize o tratamento de acordo com as reais necessidades do mesmo.

Estudando afundo seu paciente e seguindo esses tipos de tratamento, você com certeza terá êxito para a melhora do quadro do mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *