Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Pilates Aplicado ao Idoso: Conheça o Segundo Livro da Coletânea Pilates

pilates-aplicado-ao-idoso-capa
Pilates Aplicado ao Idoso: Conheça o Segundo Livro da Coletânea Pilates
Gostou? Avalie!

Um pouquinho sobre o livro…

Fisiologia do Envelhecimento

 Uma dúvida muito comum entre os profissionais que lidam com os idosos é identificar quando o processo de envelhecimento se inicia. A resposta é simples, o processo de envelhecimento se inicia desde a fecundação e continua desde o nascimento e ao decorrer de toda a nossa vida. A única diferença é que da fecundação até a nossa fase adulta, estamos na fase de ganhos biológicos adquirindo aumento de massa muscular, óssea e nossas capacidades neuromotoras e após o ápice dos nossos ganhos por volta dos 30 anos e ao final desta terceira década de nossa vida as primeiras alterações funcionais e estruturais começam a surgir.

Vale salientar que no início da quarta década de nossa vida, ou seja aos 40 anos, há uma perda de aproximadamente 1% da função a cada ano vivido, nos diferentes sistemas orgânicos.

As funções orgânicas durante o envelhecimento sofrem diversas alterações devido exclusivamente aos efeitos da idade avançada sobre o organismo como um todo, fazendo com que o mesmo perca a capacidade de manter o equilíbrio homeostático e que todas as funções fisiológicas gradualmente comecem a declinar. Este processo possui uma grande variação, sendo influenciado tanto pelo estilo de vida quanto por fatores genéticos. Especialistas em envelhecimento acreditam que o ser humano em geral poderia viver até 115 a 120 anos se o estilo de vida e seu perfil genético forem ideais.

No decorrer do envelhecimento podemos destacar dois processos que ocorrem e que são totalmente distintos um do outro, porém muito confundido por muitos profissionais, sendo eles: senescência e senelidade.[…]

Importância e Benefícios da Prática do Pilates para os Idosos

O método Pilates tem ganhado cada vez mais adeptos, pois é uma técnica dinâmica que visa trabalhar força, alongamento e flexibilidade, preocupando-se em manter as curvaturas fisiológicas do corpo e tendo o abdômen como centro de força, o qual é trabalhado constantemente em todos os exercícios da técnica, realizados com poucas repetições.

A técnica apresenta muitas variações de exercícios e benefícios que ajudam a prevenir e proporcionar um alívio de dores crônicas. Pode ser realizada por pessoas que buscam alguma atividade física, por indivíduos que apresentam alguma patologia ou cirurgia músculoesquelética onde a reabilitação é necessária, e também por esportistas que visam melhorar sua performance. O foco nítido e preciso do Método Pilates é exigir que o indivíduo mantenha sua mente concentrada para controlar o Power house o tempo todo, com auxílio da respiração.

É vital respirar profunda e plenamente e antes de qualquer benefício alcançado com o uso do Método, é preciso aprender a respirar corretamente apesar de essa não ser uma conquista fácil.

No idoso, o Método Pilates trabalha principalmente o fortalecimento muscular, a flexibilidade, a postura, os equilíbrios estáticos e dinâmicos, a coordenação motora, a estimulação propioceptiva, a melhora da capacidade cardiorrespiratória e a consciência corporal.

O Pilates engloba uma série de exercícios e alongamentos que desenvolvem no praticante uma conscientização corporal que promove harmonia entre o corpo e a mente trazendo benefícios eficazes para o indivíduo.[…]

Você acabou de conferir uma parte do livro Pilates aplicado ao Idoso de forma exclusiva! Além disso, da uma olhada em tudo que você encontra nesse 2º livro da Coletânea Pilates:

  • Fisiologia do Envelhecimento
  • Patologias que Mais Acometem os Idosos
  • Importância e Benefícios da Prática do Pilates para os Idosos
  • Bases Científicas Sobre o Método Pilates na População Idosa
  • A Escolha do Repertório de Exercícios para os Idosos

Sobre o Livro Pilates aplicado ao Idoso

pilates-aplicado-ao-idoso-1

Saiu neste mês de fevereiro a segunda edição da Coletânea Pilates, o Pilates aplicado ao idoso.

O livro escrito pelos fisioterapeutas  Caio Cezar de Lima Macie e Radhija Mussi, fala afundo sobre o Pilates aplicado ao idoso, ajudando no conhecimento dos diversos instrutores que pretendem aplicar o Pilates nesta área.

Esta segunda edição da Coletânea Pilates que já está disponível para vendas desde dezembro de 2017, conta com um conteúdo teórico, prático e exclusivo de Pilates aplicado ao idoso, agregando um incrível conhecimento para fisioterapeutas e profissionais de educação física.

Dentro do processo de envelhecimento, podemos observar particularidades das quais toda a história de vida do indivíduo reflete em seu corpo. O Pilates aplicado ao Idoso, trabalha principalmente fortalecimento muscular, a flexibilidade, a postura, os equilíbrios estáticos e dinâmicos, a coordenação motora, a estimulação proprioceptiva, a melhora da capacidade cardiorrespiratória e a consciência corporal.

O livro “Pilates aplicado ao idoso”, irá falar sobre essa fase da vida do ser humano e a importância de se aplicar o Pilates na terceira idade.

Sobre os Autores

pilates-aplicado-ao-idoso-2

Caio Cezar de Lima Maciel

Mestre em Ciências do Envelhecimento na qualidade de Bolsista CAPES, pela Universidade São Judas Tadeu, sobre a linha de pesquisa relacionada aos aspectos biológicos e funcionais do envelhecimento dentro da área de saúde, educação e qualidade de vida;

Pesquisador científico sobre o envelhecimento ativo, participando como autor de capítulos de livros e palestrante com foco em temas relacionados ao método Pilates e o envelhecimento;

Coach Voll Pilates Group;

Coordenador e Criador do Curso: Pilates aplicado aos idosos – Voll Pilates Group;

Formação no método Pilates em suas visões: Comtemporânea e Clássica;

Formação no método Pilates e especificações diferenciadas sobre sua aplicabilidade em populações especiais;

Formação em Calistenia;

Fisioterapeuta formado pela Universidade Nove de Julho, na qualidade de Bolsista federal, monitor na disciplina de Morfologia Humana e participante do campo de pesquisa através do projeto de iniciação científica sobre a variabilidade da frequência cardíaca em mulheres idosas saudáveis tenho como orientador Prof. Ms. Márcio Tubaldini Sousa, com participação e trabalho de conclusão de curso dentro da linha de pesquisa relacionada a avaliação e reabilitação das disfunções cardiopulmonares tendo como orientadora a Prfa. Dra. Luciana Malosa.

Radhija Mussi

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Nove de Julho, Pós-Graduada em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo.

Possui formação internacional pela STOTT PILATES completa, incluindo Intensive Mat Pilates, Intensive Refomer, Intensive Cadillac/Chair/Barrel, Advanced Mat, Advanced Reformer e Advanced Cadillac/Chair/Barrel. Possui a Formação Clássica em Pilates através do Sandro Alves ( formado com Lolita San Miguel).

Teacher Trainer Alves Pilates no Brasil e treinadora do Grupo Voll.

Formada pela IHP (Institute of Human Performance) Metodologia Internacional em Treinamento Funcional. Mentora do Plank.

Atua como Instrutora Personalizada, utilizando a metodologia do pilates com o funcional, condicionando e reabilitando seus alunos/pacientes a domicilio. Diretora técnica em Pilates da Clínica Joaquim Grava. Colaboradora do Blog Pilates, e da Revista Pilates, sempre presente nos eventos realizados pelo Grupo VOLL e como palestrante nos eventos Internacionais.

Sobre a Coletânea Pilates

pilates-aplicado-ao-idoso-3

Coletânea Pilates é um produto exclusivo que foi desenvolvido pelo Grupo VOLL. Ela consiste em uma coleção de livros colecionáveis escritos pelos maiores especialistas do Pilates no país.

Além disso, a Coletânea de Livros Pilates é a única revista impressa de Pilates completamente dedicada aos profissionais no Brasil.

O profissional que adquiri este produto, recebe em sua casa ou em seu Studio de Pilates um livro por mês durante 12 meses até formar sua coleção completa, onde a cada um desses recebidos, será um impresso diferente, com finalidades inéditas.

A Coletânea Pilates do Grupo VOLL foi criada principalmente com o intuito de aumentar o conhecimento, além de garantir a facilidade de estudo daqueles que se interessam pelo o Método, até por ser impresso pode ser carregado para qualquer lugar.

Para quem gosta de estudar, ter o livro na mão também ajuda. Assim é possível fazer marcações, anotações e marcar a página onde as informações que os interessam se encontram. E então, pronto para ter sua Coletânea Pilates?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *