Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A tendinite pata de ganso ocorre quando três músculos do joelho ficam inflamados, são eles: grácil, sartório e semitendinoso. Essa estrutura muscular tem como responsabilidade primária de promover a movimentação de flexão do joelho, já sua influência secundaria, dá-se na rotação interna da tíbia, e na proteção contra o estresse em rotação e em valgo.

Seu nome: “Pata de ganso”, vem da similaridade da junção desses músculos, que se inserem na região do joelho, em uma forma semelhante a membrana natatória do ganso.  Essa patologia é dividida em três fases:

Aguda:

Ela se classifica por fortes sinais de dor, além de calor, claudicação, edema e hiperemia intensa, com isso é provocada uma defesa inflamatória acentuada ocasionada pela ruptura da matriz tendínea e hemorragia, com a contribuição de células de defesa e enzimas proteolíticas. Neste momento, faz-se necessário a utilização de anti-inflamatórios e antialérgicos.

Subaguda:

A dor diminui, observa-se a invasão por fibroblastos e a ocorrência de angiogênese. Posteriormente é formado o tecido cicatrial (formado pelo colágeno I e III), substituindo o tecido lesado. As fibras do tecido cicatrial são mais desorganizadas do que as fibrilas do tendão normal, eventualmente condicionando a recorrência de lesões. Massagens sobre a área afetada são indicadas para ajudar na recuperação

Crônica:

Nessa fase o tecido cicatricial imaturo se remodela, e o colágeno III é transformado, gradativamente, em I, causando aumento da força e rigidez tendínea.

Neste período um dos principais objetivos do tratamento é o fortalecimento do tecido que está cicatrizando, com a utilização de exercícios de peso, por exemplo. Com o fortalecimento desses tecidos são evitadas lesões que podem aparecer.

Essa lesão afeta com maior frequência os corredores e suas causas são:

  • Esforço repetitivo
  • Overtraining
  • Sobrecarga
  • Fazer treinos em subidas de forma excessiva
  • Desalinhamento postural
  • Dentre outras

Já seus sintomas são:

  • Dor ao se exercitar
  • Dor ao caminhar
  • Dor ao levantar após um período de repouso
  • Dor a palpação
  • Dor no joelho
  • Dor quando subir ou descer escadas

Decerto existem diversas maneiras de se tratar a tendinite pata ganso, então que tal conferir alguns métodos? Confira 9 deles nesse infográfico que fizemos para você!

Tratamentos para a tendinite pata de ganso

Conclusão

Para evitar a tendinite pata de ganso é necessário que a pessoa treine o joelho e os músculos do quadril de forma correta, isso pode ser feito com a utilização de exercícios funcionais que conseguem simular uma corrida, corrigindo assim, movimentos de passada, joelho, quadril e tornozelo.

Esses exercícios ajudam a evitar a lesão, se eventualmente o paciente já esteja com alguns sintomas é necessário conversar com um profissional da saúde para explicar seu histórico clinico. Posteriormente podem ser solicitados: Raio x, ressonância magnética e ultrassom.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.