Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A artrite reumatoide (AR) possui manifestações articulares e extra articulares, que afetam a qualidade de vida dos pacientes. Com a evolução, ocorre o envolvimento de um número crescente de articulações, havendo predileção pelas mãos, pés e punhos, geralmente num padrão assimétrico.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, as doenças reumáticas podem ser conceituadas como um grande grupo de diferentes patologias que têm em comum o comprometimento musculoesquelético. Entre elas, se destaca a artrite reumatoide. Continue lendo para entender melhor!

O que é a Artrite Reumatoide?

A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune mais frequente e de etiologia desconhecida, apresenta ocorrência de vários episódios de processos inflamatórios reativos, afetando principalmente tecidos e órgãos, pele, vasos sanguíneos, coração, pulmões e músculos.

Acomete, usualmente, as articulações (de preferência articulações periféricas e esqueleto axial), produz sinovite proliferativa não supurativa, progride, frequentemente, para a destruição da cartilagem articular e anquilose das articulações.

Além de deformação e destruição das articulações em virtude da erosão óssea e da cartilagem. A maioria dos pacientes tem curso flutuante, períodos de melhora e exacerbação.

Prevalência da patologia

 A prevalência da AR em 1 % da população adulta, afetando três vezes mais mulheres que homens e incidência maior entre 35 a 65 anos. A prevalência é de 1 a 5% da população mundial.

A AR é mais comum em mulheres numa proporção de 5:1. Atingindo, especialmente, mulheres na faixa de 40 a 60 anos; quando acometem homens o curso da doença tende a ser pior.

A incidência aumenta com a idade. Acomete mais mulheres que homens, afetando grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como: rigidez matinal, fadiga, perda de peso e incapacidade para realização de suas atividades diárias como profissionais. Quando envolvem outros órgãos a morbidade e a gravidade da doença são maiores podendo reduzir a expectativa de vida.

O que é a hidroterapia?

A palavra hidroterapia é originada do grego (hidro = água; therapia = cura). O início da hidroterapia sendo modalidade terapêutica é desconhecido, porém registros relatam que culturas antigas já construía instalações higiênicas em de 2.400 a.C.  Estes povos  utilizavam esta técnica para variados fins e cura.

O conceito do uso da água para fim terapêuticos na reabilitação teve vários nomes como: hidrologia, hidrática, hidroterapia, hidroginástica, terapia pela água e exercícios na água. Atualmente, o termo mais usado é fisioterapia aquática, reabilitação aquática ou hidroterapia.

A hidroterapia conhecida como fisioterapia aquática é um recurso que utiliza os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos advindos da imersão do corpo em piscina aquecida como recurso benéfico na reabilitação ou prevenção de alterações funcionais.

Vem sendo usada desde a antiguidade para tratar doenças ortopédicas , reumatológicas, neurológicas, respiratórias e psicológicas.

Atualmente, a popularidade e o valor crescente da hidroterapia estão associados por um aumento da pesquisa em muitos aspectos diferentes da água, como o estudo da fisiologia dos exercícios aquáticos entre outros. É um método terapêutico que faz uso da fisioterapia associando aos princípios físicos da água.

A hidroterapia é a união da terapia física e exercícios aquáticos, com o objetivo da reabilitação de inúmeras patologias, usadas como recursos como relaxamento, alongamento, aquecimento, resistência e força muscular. A fisioterapia aquática pode ser utilizada no quadro clínico de pacientes com doenças reumáticas possibilitando um tratamento alternativo para enfermos.

Benefícios fisiológicos da imersão

A maioria dos efeitos fisiológicos da imersão tem relação direta com os princípios fundamentais da hidrodinâmica e termodinâmica. O ambiente contribui às atividades físicas, onde é útil explorar a física da água estacionária (hidrostática) e em movimentos (hidrodinâmica).

Os principais benefícios estão o baixo impacto nas articulações e o relaxamento trazido pela água aquecida. O tratamento é realizado por meio de exercícios num ambiente aquático, com temperatura variando de 31º e 37 º graus.  Na água consegue-se iniciar movimentos que fora dela demoram a ser obtidos. Na imersão, obtêm-se resultados mais rápidos.

A compressão das propriedades físicas da água e das alterações fisiológicas do corpo em imersão , assim como a análise do movimento humano no meio líquido, tem ajudado o fisioterapeuta a utilizar a água na facilitação do movimento e na recuperação de disfunções.

Os efeitos fisiológicos dos exercícios são associados com aqueles que são causados pelo calor da água. O resultado da imersão na água é semelhante em adultos e crianças e está relacionado à temperatura do corpo, à circulação e a intensidade dos exercícios, com variações permitidas.

Propriedades físicas mais exercícios na piscina conduzem a melhora global do paciente com alguma disfunção, assim como a melhora direta da capacidade funcional, principalmente qualidade de vida.

Indicações da hidroterapia

A fisioterapia aquática tem sido indicada e utilizada por médicos e fisioterapeutas em programas multidisciplinares de reabilitação, principalmente na área reumatologica. Com o ressurgimento desta técnica na década passada, houve um desenvolvimento científico das técnicas e tratamento aquáticos permitindo uma ampla abordagem e atuação com os pacientes neste meio.

A fisioterapia aquática ou hidroterapia se destaca das demais especialidades de fisioterapia, porque possui um poder de movimentos e também por possibilitar maior ludicidade aos pacientes. Uma vez que, em tratamentos de disfunções reumatológicas muitas vezes é doloroso e entediante.

Esta modalidade da fisioterapia é um recurso muito utilizado na reabilitação destes pacientes devido às propriedades físicas e efeitos fisiológicos da água. É cada vez mais recomendada por médicos no mundo inteiro. Esta técnica oferece uma recuperação rápida e eficiente para inúmeras doenças dos músculos, tendões e ossos.

A reabilitação aquática favorece uma melhor qualidade de vida relacionada à saúde, reduz sintomas de dor e rigidez matinal, além de promover uma boa qualidade de sono aos pacientes portadores de artrite reumatoide . Além disso, promove sensação de relaxamento como benefício através das sessões de fisioterapia aquática. A hidroterapia vai além do tratamento de doenças específicas, trazendo benefícios psíquicos e neurológicos.

A hidroterapia para Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é uma patologia que atinge principalmente as articulações, o recurso mais utilizado na hidroterapia é a piscina aquecida, já que esta fornece um meio sadio e menos arriscados para a reabilitação, porque reduz o desgaste e o impacto visto nos exercícios no solo, além de que, as atividades aquáticas possuem características motivadoras e prazerosas. Proporcionando altos índices de satisfação.

A temperatura indicada na hidroterapia em idosos e crianças deve ser mais elevada devido à capacidade natural destes de perder calor. A artrite reumatoide como é uma patologia que apresenta rigidez articular com consequente tensão e atrofia muscular é importante trabalhar com uma temperatura mais elevada, por exemplo, 37 º C, promovendo nestes graus  relaxamento muscular e irá facilitar a mobilização articular evitando a perda de amplitude de movimento e uma posterior deformidade.

Além do relaxamento e redução do impacto articular, a água aquecida também tem por objetivo promover analgesia e uma vez que esta a artrite reumatoide causa inflamações articulares que causam muitas dores.

O tratamento na água facilita a realização de diversas técnicas que podem ser utilizadas em solo, mas que na piscina se tornam mais fáceis de realizar e somam seus efeitos benéficos com os promovidos pelas propriedades físicas da água.

Alguns objetivos que a hidroterapia deseja alcançar em pacientes com AR são como: alívio da dor e do espasmo muscular, manutenção ou restauração da força muscular, manutenção ou restauração da força muscular em torno das articulações dolorosas, redução de deformidades e aumento da amplitude de movimentação em torno das articulações afetadas, restauração da confiança e reeducação da função perdida.

Indicações da hidroterapia para pacientes reumáticos

A fisioterapia aquática pode proporcionar grandes benefícios através de um programa de exercícios a quase todas as pessoas que desejem participar. Dentre estes estão citados no quadro abaixo:

A hidroterapia promove melhora significativa na funcionalidade e qualidade de vida da criança portadora de artrite reumatoide. Esta técnica possibilita melhora na capacidade funcional (flexibilidade, ADM, edema, dor) e qualidade de vida de um portador de ARJ (artrite reumatoide juvenil).

Os objetivos da hidroterapia na (AR) são o alívio da dor, do espasmo muscular, manutenção ou restauração da força muscular em torno das articulações dolorosas, redução das deformidades e aumento da amplitude de movimentação em todas as articulações afetadas, restauração da confiança e reeducação da função perdida.

Em um estudo de caso como objetivo avaliar o tratamento aquático em paciente com diagnóstico clínico de artrite reumatoide, foram realizadas cinco sessões, de 45 min. de cada, com exercícios para ganho de amplitude de movimento, força muscular, melhora do equilíbrio, função. Foram observados neste estudo, melhora significativa nas amplitudes de movimento das articulações, equilíbrio e funcionalidade. Pacientes com artrite reumatoide submetidos a hidroterapia, apresentam resultados satisfatórios.

Para as doenças reumáticas, as vantagens da hidroterapia ocorrem devido ao calor da água, que diminui dor e o espasmo muscular, e a flutuabilidade que alivia o estresse nas articulações. Proporcionando também alívio da tensão e do estresse, trazendo bem-estar físico e mental.

Pacientes com AR devem ser tratados tanto no período agudo da doença, quanto crônico. O tratamento aquático na fase aguda deve incluir relaxamento e exercícios para melhorar as amplitudes de movimento e na fase crônica, as atividades devem ser aeróbicas, marchas e corridas na água, que melhoram a capacidade funcional e composição corporal.

A terapia aquática pode ser usada como um complemento ou substituição da fisioterapia em solo, a associação das duas pode trazer maiores benefícios quanto à saúde e capacidade física.

Várias técnicas podem ser realizadas em ambiente aquoso que, junto às propriedades físicas da água serão de grande utilidade no tratamento dos pacientes de AR. As sessões podem ser subdivididas em: aquecimento, condicionamento ou exercícios propostos, alongamentos e relaxamento. Em todas as etapas podem constar atividades dependendo do objetivo terapêutico.

Principais técnicas da hidroterapia

Dentre as técnicas utilizadas no tratamento na água estão a hidro cinesioterapia e destacam-se outras técnicas que podem ajudar nas melhoras clínicas de cada caso. As principais demais utilizadas são Método Halliwick, Bad Ragaz e Método Watsu.

Existem técnicas especificas de exercícios usadas em combinação e adaptadas aos pacientes individualmente, cada técnica contribui de alguma forma para estabilidade das articulações recuperando padrões de movimento sinérgicos normais. “Pode-se utilizar a técnica de “Bad Ragaz” ou” métodos de anéis”, a técnica de Watsu e outras já citadas.

Halliwick

Usado para tratar pacientes pediátricos ou adultos com diferentes alterações de desenvolvimento e disfunções neurológicas tem como princípios a adaptação ambiental (restauração de equilíbrio, inibição e facilitação). Mesmo sendo um método usado por pacientes neurológicos, se adaptarmos as técnicas de adaptação ambiental e restauração de equilíbrio, podemos aplicar facilmente aos pacientes com artrite reumatoide, uma vez que, a água é um ambiente que causa instabilidade e dependendo do grau da doença o paciente pode não se sentir seguro na realização dos exercícios.

Bad Ragaz 

Pode ser utilizado por pacientes ortopédicos, reumáticos ou neurológicos. Os objetivos terapêuticos são redução do tônus muscular, pré-treinamento de marcha, estabilidade de tronco, FM e melhora da amplitude de movimento. Em um paciente portador de artrite reumatoide são objetivos com esta técnica o pré-treinamento de marcha, estabilidade de tronco, fortalecimento muscular e melhora da amplitude de movimento.

Assim como, o Bad Ragaz tem como objetivo a reeducação muscular, fortalecimento, relaxamento e inibição do tônus na água. As propriedades da água como flutuação, turbulência, pressão hidrostática, tensão superficial e capacidade térmica da água a 33,3 graus são utilizadas para facilitar a reabilitação  em um programa de relaxamentos,  estabilização e exercícios resistidos progressivos.  O método pode ser dividido em padrões para tronco, braços e pernas.

Em 1980, Harold Dull transportou para águas aquecidas das piscinas de Harbin Hot Springs (Califórnia) os alongamentos e massagens do Zen Shiatsu , criados no Japão. A isso deu o nome de Watsu (water  Shiatsu, em inglês). Em sessões de aproximadamente 60 min, o terapeuta apoia e movimenta o cliente a medida que alonga e massageia os pontos de tensão muscular. A piscina aquecida a 35 º graus aumenta a sensibilidade dos tecidos e favorece o fluxo sanguíneo.

Watsu

São alongamentos e movimentos do Shiatsu zen na água, incluindo alongamentos passivos, mobilização articular. Não é uma técnica muito conhecida, mas como alongamentos e mobilização articular estão inclusas nas suas atividades de tratamento, podemos concluir que sua utilização em um reumático com comprometimento de movimento pode ser de grande valia.

Hidro cinesioterapia

É a principal técnica realizada em pacientes reumatologicos. É a fisioterapia na água ou prática de exercícios terapêuticos em piscinas, associados ou não aos manuseios, manipulações, hidromassagem e massoterapia, configurada em programas de tratamentos específicos para cada paciente.

A hidro cinesioterapia são exercícios na água, com melhora de amplitude de movimento das articulações, redução da tensão muscular, redução da dor nas articulações durante exercícios, alivia a sobrecarga e dor articular. Sendo a hidro cinesioterapia uma das principais técnicas usadas pelos pacientes de AR, irá ser aplicada e com nossa criatividade acrescentar quando for necessário.

Propicia analgesia, aumenta circulação periférica, consequentemente, redução de edema, força muscular, estimula equilíbrio e coordenação, aumento da flexibilidade e a força muscular, aumenta o condicionamento cardiovascular, auxilia na recuperação de problemas respiratórios.

Esta técnica pode ser um importante recurso, pois já que na AR pode ter o aumento da amplitude de movimento perdida, melhora na postura inadequada adquirida no processo evolutivo do AR, aumento da flexibilidade muscular, pois na AR pode encurtar músculos e torná-los rígidos, redução das dores (pode e deve ser analisado) pois o paciente com esta patologia pode ter dores intensas .

Estes benefícios podem ser potencializados se o fisioterapeuta acrescentar técnicas comuns ao alongamento, facilitação neuriproprioceptiva ou diagonais do Kabat, esta técnica não atrapalha um objetivo isolado, ou seja, quando o músculo se alonga, o fortalecimento muscular também está sendo estimulado, assim os objetivos são alcançados rapidamente.

Um programa de hidro cinesioterapia adequado a cada paciente pode apresentar um grande incremento no seu tratamento obtendo-se os efeitos da melhora em tempo abreviado e com menor risco de intercorrências, tais como dor muscular tardia e micro lesões articulares do impacto.

Exercícios da hidro cinesioterapia 

O tratamento da AR no ambiente fisioterápico pode ser extremo, portanto a escolha da hidroterapia como recurso a ser utilizado pode ser muito interessante, uma vez que para esta doença não existe um protocolo de fisioterapia que possa ser seguido.

A fisioterapia aquática favorece um bom estado psicológico, diminuiu nível de estresse e da ansiedade e melhora da autoestima, provavelmente, devido ao relaxamento físico, descontração, prazer, integração e socialização que atividade aquática proporciona.

O profissional deve prescrever a hidroterapia, quando constatar a possibilidade da indicação. Assim, como observar as precauções e desvantagens, analisar o quadro geral do paciente e os benefícios que a hidroterapia pode oferecer para o paciente diante das patologias reumáticas que possui.

Conclusão

A hidroterapia é uma técnica de reabilitação indicada tanto por médicos quanto por fisioterapeutas. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos pois além de ser uma atividade reabilitadora, a hidroterapia – ou fisioterapia aquática -, traz inúmeros benefícios.

O método pode ser praticado por todos, até em pessoas que apresentem grandes limitações motoras. O fisioterapeuta precisa ter conhecimento das propriedades físicas da água e dos efeitos fisiológicos da imersão para saber traçar uma conduta correta de reabilitação aquática.

Referências

BIASOLI, Maria Cristina. Hidroterapia: técnicas e aplicabilidades nas disfunções reumatologicas. Grupo Moreira JR. p(1-4).

BERITI, Gabriela Berti. Hidroterapia aplicada ao tratamento da fibromialgia. Fundação Dialnet. P.1. 2008.

SANTANA, Viviane Santos; EUZÉBIO, Carlos Vidal; GALVÃO, Verena Loureiro. Benefícios da Fisioterapia aquática no paciente com artrite reumatoide. Revista Pesquisa em Fisioterapia. p (51; 58). Julho 2013.

PIRES, Anderson Figueiredo; MEJIA, Dayana Priscila; A importância da hidroterapia na artrite reumatoide (AR) em idosos. Pós graduando em reabilitação em Ortopedia e Traumatologia com ênfase em terapia Manual. (p 5-12).

VOLL Pilates. Tratamento fisioterapêutico da Artrite Reumatoide Juvenil. 2017. Disponível em : https://blogfisioterapia.com.br/artrite-reumatoide-juvenil/ Acesso em : 26/04/2018.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.